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“Quero ajudar a Ambipar a criar pontes com os mais diversos mercados, incluindo o da moda, que precisa de uma transformação profunda para se tornar mais sustentável", afirma Gisele.
Em setembro de 2020, dois meses após fazer o seu IPO na B3, a Ambipar decidiu iniciar um trabalho de branding e comunicação mais intenso, a fim de que a sociedade e o mercado em geral conhecessem sua expertise em gestão ambiental, fortalecendo a conscientização sobre o tema. Desde aquele momento, uma ideia mobilizou a companhia: convidar Gisele Bündchen para ser a embaixadora da marca, já que a modelo é brasileira, com forte atuação internacional, e longa história em prol do meio ambiente – exatamente como a companhia.
Todas as conversas foram animadoras e convergentes com relação aos propósitos socioambientais, diz Cristina Andriotti, CEO da Ambipar. “Gisele quis conhecer melhor a empresa, nossos serviços e produtos, e saber de cada detalhe. Ficou empolgada quando apresentamos o Ecosolo – um condicionador orgânico alinhado ao conceito de agricultura regenerativa, em total sintonia com o documentário Solo Fértil que ela ajudou a produzir”.
Gisele, que há anos vem sendo destacada como uma referência na defesa do meio ambiente, tendo recebido inúmeros reconhecimentos internacionais, ficou animada com o trabalho da Ambipar.
“Eu não conhecia a Ambipar, e me impressionei com a visão de Tércio Borlenghi Junior, fundador da empresa, que há 25 anos reaproveita e valoriza os resíduos que virariam lixo e acabariam em aterros, rios e oceanos, dando a eles uma nova utilidade. Um trabalho essencial para um uso mais consciente dos recursos naturais. Me identifiquei com os valores de inovação e sustentabilidade da companhia, e me surpreendi com o potencial de geração de efeitos positivos para a sociedade, criando uma economia circular e ajudando as empresas a minimizarem seus danos ao meio ambiente. Sinto que a Ambipar está muito à frente e pronta para ajudar nesta transformação. Acredito que as empresas que quiserem ser competitivas na próxima década precisam rever seus processos para reduzir seu impacto negativo no planeta, e encontrar formas de produzir que também priorizem o bem social e ambiental, contribuindo, ainda, com uma economia de baixo carbono”, afirma Gisele, que se identificou com a missão da empresa: “regeneration for the next generations”. “Já passamos do ponto em que bastava só preservar; é preciso regenerar para que o planeta possa continuar gerando todos os recursos que são essenciais para a sobrevivência das futuras gerações”, complementa.
Com o tempo, o que seria apenas uma campanha publicitária foi crescendo até se transformar numa parceria mais ampla. Gisele decidiu se tornar acionista da Ambipar, sendo convidada a integrar o Comitê de Sustentabilidade da empresa, e participando de campanhas publicitárias. “Quero ajudar a Ambipar a criar pontes com os mais diversos mercados, incluindo o da moda, que precisa de uma transformação profunda para se tornar mais sustentável. No entanto, também sei que todo o processo de mudança é longo, trabalhoso e tem custos elevados. Por isso, enquanto desenvolvem seus próprios meios para reduzir seus impactos negativos no meio ambiente, as empresas podem compensar parte de sua pegada de carbono com a Ambipar, que gera créditos de carbono genuinamente”.
Outro ponto que pesou na decisão de Gisele foi a trajetória da Ambipar. Segundo Cristina Andriotti, não há no mundo uma empresa de gestão ambiental tão completa quando a Ambipar. “São muitos anos de trabalho, muitos cases de sucesso em diversos países. A Ambipar é hoje exportadora de tecnologia ambiental, levamos profissionais para disseminar nosso jeito de ser e de fazer às equipes ao redor do mundo. Gestão ambiental com valorização de resíduos não é commodity, é serviço essencial para sustentabilidade e mitigar as mudanças climáticas”, analisa.
A primeira campanha publicitária com a participação da modelo já está em produção, contudo, ainda sem data prevista para lançamento. O que já se pode adiantar é que a parceria entre Gisele e a Ambipar que ir muito além dos resultados financeiros, e pretende gerar um impacto positivo, em grande escala, para criar um mundo melhor.