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Relatório revela o consumo de notícia

Em entrevista ao programa Comunicação S/A, da Mega Brasil, a Coordenadora de PR da Sherlock Communications para a América Latina, Amanda Boucault (foto), detalha as conclusões do Relatório Consumo de Mídia Latam 2021

Amanda Boucault, Coordenadora de PR da Sherlock Communications para a América Latina, gerenciou o projeto que produziu o Relatório Consumo de Mídia Latam 2021

Na edição desta semana do programa Comunicação S/A, Marco Antonio Rossi entrevista Amanda Boucault (foto), Coordenadora de PR da Sherlock Communications para a América Latina. Ela gerenciou o projeto que produziu o Relatório Consumo de Mídia Latam 2021. O estudo entrevistou mais de 3.000 pessoas, em seis países latino-americanos, entre eles o Brasil, e identificou como acontece o consumo de notícias entre famílias de baixa renda e povos originais. Entre os dados apurados a percepção de que a mídia retrata de forma injusta as favelas é apontada por 86% dos moradores do Morro da Coroa, no Rio de Janeiro. Entre os povos tradicionais brasileiros que residem perto de Santarém, no Pará, as notícias são consumidas em diferentes plataformas: 39% acessam as notícias online, 26% obtêm as notícias nas redes sociais, 19% citaram a TV como sua principal fonte de notícias, e perto de 10% acessa notícias no WhatsApp.

O estudo aplicado na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e México apontou que os brasileiros são os que mais acessam as notícias pela televisão, com 78% assistindo a pelo menos um noticiário por dia. Também são o grupo com maior probabilidade de ouvir notícias diárias no rádio na América Latina: 46% disseram sintonizar diariamente. 

Apesar da redução da participação de mercado, o Facebook foi visto como a plataforma de mídia social mais confiável para notícias, com uma média regional de 27%, selecionando-o como sua fonte de notícias mais confiável. No Brasil, citaram o YouTube como a fonte de notícias mais confiável, com 29% dos entrevistados colocando-o em primeiro lugar. Para 17% dos brasileiros a preferência recai sobre o Instagram; 16% sobre o LinkedIn; 15% para o Facebook; 12% para o Twitter e 10% para o WhatsApp.

O relatório completo pode ser acessado aqui. O programa Comunicação S/A é veiculado às quartas, às 14 horas, com reapresentações às quintas, às 17h, e às sextas, às 19 horas. Assista a entrevista na TV Mega Brasil Online. Ouça e baixe na Rádio Mega Brasil Online. Disponível, também, no Spotify. O programa Comunicação S/A tem o apoio da 99.