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Proteção Digital reduz riscos de prejuízos financeiros

No programa Consumo em Pauta dessa semana, Angela Crespo recebe Luciana Volante, gerente executiva de Marketing e Produtos da EABR, para falar sobre as soluções da empresa que visam oferecer proteção e segurança digital aos consumidores. Não perca, às 16h, na Rádio Mega Brasil Online.

Luciana Volante, da EABR, é a convidada do Consumo em Pauta dessa semana.

Angela Crespo está de volta para ajudar o consumidor no Programa Consumo em Pauta, aqui na Rádio Mega Brasil Online.

Ter proteção digital é o desejo de muitos brasileiros. Isso porque, navegar no celular, computador ou tablet pode trazer muita dor de cabeça - além de prejuízo financeiro. Sem contar o risco que estamos expostos com o celular. Afinal, ele nos acompanha em todos os nossos deslocamentos. E, claro, armazena muitas das nossas informações pessoais.

Há várias soluções digitais no mercado que oferecem proteção e segurança aos donos de celulares, computadores e tablets. Elas ajudam a evitar furto de identidade e de dados pessoais.

 

Segurança no ambiente digital

Uma delas é da Europ Assistance (EABR). A empresa trouxe ao Brasil a solução Proteção Digital, que já é usada por mais de 165 milhões de clientes em todo o mundo.

A Europ Assistance é uma multinacional em soluções de serviços e assistências e está presente em mais de 200 países, inclusive no Brasil.

Luciana Volante, gerente executiva de Marketing e Produtos da EABR, explica como a solução Proteção Digital funciona e como contratá-la no programa Consumo em Pauta, comandando pela jornalista Angela Crespo.

 

Proteção digital

O serviço Proteção Digital atua diretamente na proteção de dados sigilosos, como senhas, números pessoais, conta bancária, registros armazenados no celular, informações médicas e pessoais. “É nesse contexto de exposição indevida e vulnerabilidade de dados pessoais que a Proteção Digital faz toda a diferença para resguardar os clientes, oferecendo serviços de prevenção, monitoramento, alertas e suporte com orientação adequada, objetiva e em tempo real", explica Luciana Volante.

Conforme a executiva, a solução garante uma navegação segura e impede o acesso de hackers aos dados digitados via criptografia. “Além disso, ela monitora os sites acessados pelo consumidor e alerta para aqueles que podem ser um risco para o roubo de dados”.

O consumidor pode, ainda, registrar na solução todos os seus dados e de pessoas próximas. Eles são monitorados na Web, na Deep Web e na Dark Web. Podem ser informados desde os dados pessoais, como nome, número de documentos, contas bancárias, etc: “Se um dos dados registrados for transacionado por um hacker nos avisamos”. Ou seja, a solução ajuda o consumidor na exposição de dados na internet.

Tudo isso suportado por uma central de atendimento para orientar o consumidor na tomada de medidas, em caso de identidade comprometida”, completa a executiva.

 

Como obter o Proteção Digital

O consumidor pode adquirir a solução diretamente em grandes varejistas. “Seguradoras estão incluindo a Proteção Digital em suas apólices de carros, residências, seguro pessoal. Ele pode ser encontrado também em seguros de proteção digital”, destaca Luciana. “A Europ Assistance não vende diretamente ao consumidor esta solução, mas ele tem acesso via nossos parceiros comerciais”.

 

Assistência celular

Para quem quer maior proteção especificamente para o celular, Luciana recomenda outra solução da Europ Assistance.

Trata-se do Assistência Celular, um serviço que orienta o consumidor em como proceder se seu celular desaparecer por furto, roubo ou perda. “Ajudamos o cidadão a ‘deslogar’ todas as suas contas – bancária, redes sociais, aplicativos de e-commerce – se ele não estiver mais de posse de seu aparelho”, pontua a gerente executiva de Marketing e Produtos da Europ Assistance.

O Assistência Celular é um serviço, não uma solução digital. Isso significa que o consumidor que contratar não irá instalar nada no aparelho. “Ele entra em contato conosco e o orientamos em como proceder para o bloqueio do IMEI do aparelho. Esta solução complementa a de Proteção Digital”, finaliza.

  

Dicas da Europ Assistance para se manter seguro nas suas conexões:

- Repense as informações que você está compartilhando online: hackers são capazes de reunir informações importantes a partir do que você compartilha publicamente para criar um perfil completo da sua identidade;

- Sempre use senhas fortes e diferentes e não reutilize a mesma senha em várias plataformas. Isso permite que os hackers acessem várias contas mesmo que, a princípio, eles tenham invadido apenas uma. Adote senhas complexas, com combinações de letras e números, maiúsculas e minúsculas, com caracteres especiais;

- Cheque seu extrato bancário e de cartão de crédito regularmente em busca de atividades suspeitas, quanto mais cedo você detectar a fraude, mais fácil será a mitigação dos danos;

- Após uma violação de dados, cuidado com os e-mails de phishing. Os fraudadores conseguem aumentar os ataques usando dados hackeados para criar e-mails de phishing altamente direcionados e personalizados. Um bom serviço de proteção digital deve incluir algum tipo de software para proteção de dados online e evitar esse risco;

- Se você passou por uma situação de violação de dados, considere bloquear sua conta bancária e cartões de crédito. Esse serviço é gratuito e, ao fazer isso, você restringe qualquer acesso ao seu crédito e evita que os fraudadores abram contas ou façam compras em seu nome;

- Sempre que possível, opte pelo sistema de dupla autenticação, pois ele redobra a segurança.

- Desconfie de e-mail com abordagens alarmistas e que solicitam senhas em caráter de urgência. Verifique sempre se o endereço está correto e confirme que se trata de uma fonte segura.

- Evite navegar em sites sem o protocolo "https". Ele é o indicador de que você está em uma conexão segura entre o servidor e o dispositivo, o que evita, por exemplo, a interceptação de dados.

- Ative o software de segurança nos smartphones e instale aplicativos apenas de lojas oficiais, como App Store e Google Play.

Para saber mais sobre segurança no ambiente digital, com Luciana Volante, não perca o programa que vai ao ar nesta segunda-feira (16), às 16h.

 


O programa Consumo em Pauta é apresentado pela jornalista Angela Crespo todas as segundas, às 16h, com reapresentações as terças, às 9h, e as quartas, às 20h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.