Logo Logo Logo Logo Logo

Como empreender com sucesso no mercado artesanal

No Inclusive dessa semana, Rosa Buccino recebe a empreendedora Aida Fonseca, para falar da trajetória de sua loja, Novelaria Knit Café, pioneira no segmento de venda de fios e lãs importados no Brasil. Não perca, a partir das 15 horas, na rádio Mega Brasil Online.

Aida Fonseca é a entrevistada do programa Inclusive desta semana

O foco agora é informação e prestação de serviço... está na hora de Inclusive, aqui na Rádio Mega Brasil Online.

No programa dessa semana, Rosa Buccino vai receber Aida Fonseca, formada em Administração e Psicologia, que já trabalhou no mercado financeiro por 17 anos.

Aida possui vasto conhecimento em gestão financeira através de sua vivência empreendedora, no Brasil e no exterior. Em 2016, decidiu aplicar sua expertise no mercado financeiro na Novelaria, loja de fios e lãs importados, onde também comanda a escola de artes manuais, tendo as artes de crochê e tricô como seus destaques.

Único knit café (espaço para vendas de lãs aliado a um café) do Brasil, a Novelaria é uma loja exclusiva e altamente especializada em agulhas, lãs e fios para diversos tipos de artes manuais, como tricô, crochê, bordado, macramê e corte e costura. Criada em 2011, está localizada na badalada Vila Madalena, em São Paulo, e é o espaço perfeito para se ter uma experiência única: aprender as artes manuais (pois oferece diversos cursos com professores altamente especializados, além de confortáveis poltronas e sofás espalhados pelo convidativo ambiente), comprar lãs e fios exclusivos e até tomar um delicioso café. Com 95% de seus produtos importados, a Novelaria reúne lãs e fios de todo o mundo e, por isso, é um local de encontro para amantes das artes manuais de diversas idades e nacionalidades. Já se tornou também um ponto turístico de São Paulo, procurada por pessoas apaixonadas por agulhas e fios, com espaço até para seus acompanhantes, que podem tomar uma taça de vinho no belo jardim da loja enquanto aguardam. Pioneira no segmento, a loja tem também uma biblioteca especializada com mais de 200 obras nacionais e importadas, acervo único do País.

De acordo com Diiese, a economia criativa está em crescimento e gera oportunidades de negócios. No Brasil, o setor está aquecido e tem movimentado R$ 50 bilhões por ano. Tricô e crochê estão entre os trabalhos artesanais mais populares em 2021. Os artesanatos de tricô e crochê têm um alto valor de mercado, portanto essas são algumas das opções mais lucrativas para se apostar.

A Novelaria comercializa produtos importados, tendo nos produtos originários de países andinos, um grande filão. “Este ano recebemos novos lotes da marca Malabrigo (Uruguai). Mantenho contato permanente com os produtores para saber o que têm de mais novo no mercado”, conta Aida Fonseca.

Os produtos importados totalizam 95% de todo o catálogo da Novelaria - de agulhas japonesas a fios importados. A loja é importadora oficial de marcas consagradas e distribui para todo o Brasil. Em 2020, mesmo com a crise ocasionada pela pandemia, as vendas permaneceram estáveis, e a Novelaria continuou as negociações com lojas por todo o Brasil, principalmente para estados como Rio de Janeiro, Brasília, Minas Gerais e outros. 

Engana-se quem pensa que crochetear e tricotar é prática para ser realizada só nas horas vagas. A Novelaria também recebe alunos interessados em aprender a técnica para criar suas próprias peças: “É uma tendência que temos observado nos últimos anos, jovens interessadas em criar peças exclusivas, ou copiando roupas de famosos que não encontram para comprar”, constata a proprietária da loja, que tem como meta conquistar cada vez esse público e, para isso, investe em produtos exclusivos que são moda no mundo afora.

Devido ao isolamento social, a Novelaria migrou as aulas que eram ministradas na loja para o ambiente virtual, desafio que trouxe bons resultados. Com a modalidade de aulas virtuais, o volume das turmas aumentou em 25% e agora diversas alunas de outros países que já visitaram a loja nas vindas ao Brasil podem participar dos cursos de forma remota, o que mostra que o mercado está sedento por produtos e serviços diferenciados. 

Nos reinventamos durante a quarentena para poder atender a todos e, agora, oferecemos aulas e oficinas virtuais diferenciadas com profissionais de alto nível, atingindo um público muito maior”, afirma a empresária.

A estratégia para manter o negócio é trazer produtos exclusivos e de qualidade, como a lã caxemira, uma fibra extraída de um tipo de cabra encontrada em regiões montanhosas do sul da Ásia. Assim como acontece na loja, os clientes sabem do valor do produto e aguardam por novidades e produtos exclusivos.

 

Contato da Novelaria:

Site: www.novelaria.com.br

Email: novelaria@novelaria.com.br

Instagram: www.instagram.com/novelaria

Facebook: www.facebook.com/novelaria

Loja online: https://novelaria.minhalojanouol.com.br

Loja física: Rua Mourato Coelho, 678, Vila Madalena, São Paulo. Durante a pandemia o atendimento presencial está sendo feito apenas com horário previamente agendado.

Fone: (11) 3729-7188 / 99394-0939

Para mais informações, não perca a entrevista com Aida Fonseca, que vai ao ar nessa quinta-feira (19), às 15h.

 


O programa Inclusive é apresentado pela jornalista Rosa Buccino todas as quintas, às 15h, com reapresentações as sextas, às 9h, e aos domingos, às 14h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.