Devido às restrições causadas pela Covid-19, nesta quinta feira (19/8), Elifas Andreato recebeu em sua casa, pelas mãos de Eduardo Ribeiro, Diretor da Mega Brasil, a estatueta que representa o Prêmio Personalidade da Comunicação
O artista gráfico, ilustrador e cenógrafo Elifas Andreato é o homenageado de 2021 com o Prêmio Personalidade da Comunicação, criado em 1998, pela Mega Brasil, com o intuito de dar reconhecimento a personalidades da área da Comunicação, pelo conjunto da obra. Devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, a cerimônia será virtual e transmitida pelo canal da Mega Brasil, no Youtube, a partir das 19 horas. Andreato é considerado um dos maiores capistas brasileiros. Seus traços marcantes ilustraram as capas de discos de grandes nomes da nossa música como Elis Regina (Luz das Estrelas, de 1985); Paulinho da Viola (Nervos de Aço, de 1973), Vinícius de Moraes (Arca de Noé, de 1980); Chico Buarque de Holanda (Ópera do Malandro, de 1979, e Almanaque, de 1981), entre outros.
Confessadamente influenciado por Candido Portinari e Di Cavalcanti, a linguagem visual do artista caracteriza-se pela representação figurativa de tipos brasileiros e expressão da cultura popular nacional. Elifas Andreato teve passagens pela imprensa e, na Editora Abril, produziu trabalhos para importantes publicações da casa, como Manequim, Claudia, Quatro Rodas e Placar. Em 1970, assumiu a chefia de arte da Abril Cultural e, no mesmo ano, fez a direção de arte da coleção de fascículos História da Música Popular Brasileira.
Em 1973, engajado na luta política contra a ditadura militar, o artista deixou a Abril Cultural para integrar a equipe do recém-fundado jornal carioca Opinião. Também participou como Diretor de Arte de publicações paulistas, como o jornal Movimento e a revista Argumento1. Nessa época, ampliou sua atuação na área cultural e criou cartazes para eventos artísticos, cenários para teatro e capas de livro. Entre elas, estão O Pirotécnico Zacarias (1974), de Murilo Rubião; A Morte de D. J. em Paris (1975), de Roberto Drummond; e A Legião Estrangeira (1979), de Clarice Lispector, todas obras da coleção Nosso Tempo, publicada pela Editora Ática.
Entre 1996 e 1998, desenvolveu projeto gráfico e ilustrações para as coleções de CD da Editora Globo, MPB Compositores e História do Samba. Em 1999, trabalhou na publicação do Almanaque Brasil de Cultura Popular, distribuído nas aeronaves da companhia aérea TAM. Em 2009, recebe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a comenda da Ordem do Mérito Cultural pelo conjunto de sua obra.
A estatueta
Fundida em bronze, com a base em granito, a estatueta que representa o Prêmio Personalidade da Comunicação, é assinada pelos artistas plásticos Jorge Marcos de Oliveira e Viviane Ebehardt. Inspirada na obra O Pensador, de Rodin, a estatueta traz elementos complementares que traduzem o papel do profissional da Comunicação diante do mundo e da sociedade. A figura básica do Homem Sentado, em posição de reflexão, segura o mundo em suas mãos como observador dos fatos, e traz ao seu lado a figura geométrica de um Triângulo Invertido, inspirada no Triângulo de Drama de Karpman, descrito pela primeira vez pelo clássico analista transacional Stephen Karpman, em 1968, e que representa a ligação entre a responsabilidade pessoal e de energia em conflitos, e os destrutivos e inconsistentes papéis que pessoas encenam.
Viviane Eberhardt é jornalista, artista plástica e escritora, com livros publicados pelas editoras Meca e Magenta. Jorge Marcos de Oliveira é artista plástico. Foi assistente do escultor Domênico Calabrone, diretor da Fundição Arte Contemporânea e professor de escultura no Centro Cultural Yara Silveira. Além de esculturas, Jorge Marcos também tem trabalhos voltados à decoração e arquitetura, criação de móveis e design de joias. Em 1996, foi premiado como escultor pelo concurso Tigre do Brasil.
Ao receber o Prêmio Personalidade da Comunicação 2021, Elifas Andreato passa a figurar numa seleta galeria de nomes que impulsionaram nossa cultura, influenciaram gerações, fizeram história, foram vozes na defesa de direitos sociais e humanos, e com seu trabalho e atuação contribuíram para o avanço e aprimoramento da Comunicação no Brasil. Hoje, o nome de Elifas Andreato figura ao lado de Alberto Dines, Antonio Augusto Amaral de Carvalho, Audálio Dantas, Boris Casoy, Caco Alzugaray, Domingos Alzugaray, Fátima Turci, Gaudêncio Torquato, J. Hawilla, Johnny Saad, José Hamilton Ribeiro, José Marques de Melo, Laurentino Gomes, Marcos Mendonça, Maurício Azedo, Miguel Jorge, Miriam Leitão, Nelson Sirotsky, Octavio Frias de Oliveira, Paulo Nassar, Roberto Civita, Ruy Mesquita, Vera Brandimarte e Vera Giangrande.
SERVIÇO
Prêmio Personalidade da Comunicação 2021
Homenageado: Elifas Andreato
Sexta feira – 20/AGO/2021 – 19h
Canal da Mega Brasil Comunicação no Youtube