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“Estamos concluindo um ciclo bem-sucedido em uma indústria que tem enfrentado muitos desafios, que se agravaram durante a pandemia. Superamos metas e compartilhamos os resultados disso com nossos colaboradores. Enviamos nossas equipes para cobrir localmente os Jogos Olímpicos de Tóquio. E agora, estamos saindo na frente para realizar, com agilidade, algumas das principais tendências do setor para os próximos anos: digitalização, diálogo e valorização do jornalismo profissional e independente”, afirma Claudio Toigo Filho, Presidente da RBS.
Recentemente, o Grupo RBS anunciou o início de um novo ciclo estratégico na história da empresa de comunicação multimídia, líder no Rio Grande do Sul, e uma das maiores do Brasil. Passando por renovação de estrutura organizacional, um plano de investimentos robusto, e um reposicionamento institucional, o movimento acelera e intensifica a conexão do Grupo com as principais tendências para o futuro do setor.
Tais mudanças acontecem dentro de um contexto em que o Grupo aproveita um cenário positivo de negócios para reforçar sua estratégia, baseada em visão de fora para dentro, evolução digital e valorização do Jornalismo e do Entretenimento. No primeiro semestre deste ano, a empresa superou em 22% a meta de resultados para o período, e conseguiu, assim, programar a antecipação do pagamento de meio salário referente ao PPR dos funcionários para o início de agosto.
Os bons resultados celebram o fechamento de um ciclo estratégico que teve início em 2016. A RBS foi pioneira na implementação de um modelo de atuação comercial e inovador na indústria de mídia brasileira. Criando uma oferta de produtos e serviços para o mercado publicitário, investindo em uma área de Dados – o que reforçou sua expertise de especialista sobre o consumidor gaúcho – e mudando a maneira de se relacionar com os clientes – passando de uma estrutura organizada por produto, para uma organização consultiva, e por clientes – a empresa se posicionou como cliente centric, colocando o anunciante e suas necessidades no centro da estratégia comercial e integrando todo o seu atendimento ao mercado. Além disso, criou um produto digital de Jornalismo a partir do co-branding de duas de suas principais marcas: Gaúcha e Zero Hora. GZH foi lançado em 2017, com um modelo de negócio baseado em paid content e conteúdo local, e já conta com 97 mil assinantes, apresentando crescimento de 13% em assinaturas orgânicas, em relação a junho de 2020. Ainda em relação ao ano anterior, a receita digital cresceu 29%.
“Estamos concluindo um ciclo bem-sucedido em uma indústria que tem enfrentado muitos desafios, que se agravaram durante a pandemia. Superamos metas e compartilhamos os resultados disso com nossos colaboradores. Enviamos nossas equipes para cobrir localmente os Jogos Olímpicos de Tóquio. E agora, estamos saindo na frente para realizar, com agilidade, algumas das principais tendências do setor para os próximos anos: digitalização, diálogo e valorização do jornalismo profissional e independente”, afirma Claudio Toigo Filho, Presidente da RBS.
Principais planos da RBS
Comitê Executivo
Uma nova estrutura organizacional entrará em vigor a partir de setembro, com a renovação do Comitê Executivo da RBS. A fim de acelerar o processo de transformação do negócio, foi criada uma frente de Estratégia e Transformação, liderada por Marcelo Leite, atual Diretor-Executivo de Marketing. A área irá juntar disciplinas críticas para o desenvolvimento do negócio, como digital, tecnologia, dados, consumer insights, comunicação e gestão de pessoas.
Marta Gleich, que atualmente integra a diretoria de Jornalismo, assumirá a liderança da frente de Jornalismo e Esporte. No momento em que a sociedade volta a perceber o jornalismo profissional como aliado relevante para contribuir com a formação de opinião e tomada de decisão no seu dia-a-dia, a RBS se organiza para intensificar seu compromisso com a atividade. Em Esporte, o Grupo vai explorar ainda mais a estratégia de produção e distribuição de conteúdo esportivo, com foco em transformação de negócio e geração de receitas.
Outra novidade é a frente de Entretenimento e Canais, liderada por Marco Gomes, atual Gerente-Executivo de Programação, Entretenimento e Projetos. Com ela, espera-se acelerar oportunidades de negócio a partir da sinergia das áreas, além de avançar no desenvolvimento estratégico das plataformas de TV e Rádio. Carlos Fini, atual Diretor de Tecnologia da RBS TV, atuará como consultor desta frente.
Complementando o Comitê Executivo da RBS estão Patricia Fraga (Mercado), Mariana Silveira (Finanças e Jurídico) e Caroline Torma (Comunicação).
Com as mudanças, Andiara Petterle, atual Vice-Presidente de Produto e Operações, deixará a RBS ao final de agosto para se dedicar à carreira de Conselheira. Ao longo dos últimos sete anos, Andiara foi liderança-chave no processo de transformação, especialmente na evolução digital, liderando toda a operação de Produto da empresa e as redações. Cezar Freitas, atual Diretor de Jornalismo da RBS TV, também encerrará seu ciclo na companhia. O profissional dirigiu o Jornalismo de outros veículos da empresa – como Rádio Gaúcha e Canal Rural – e, recentemente, liderou o planejamento e a execução de um novo modelo de operação de Jornalismo no interior do Rio Grande do Sul, mais ágil, interativo e flexível. Construiu uma história de prestígio interno e externo, sendo referência no Jornalismo do estado.
R$ 70 milhões em modernização
Até 2024, a RBS pretende investir R$ 70 milhões na modernização de seus parques tecnológicos de Rádio e Televisão, na evolução de seus produtos, e em digital. Parte desses recursos será aplicado ainda em 2021, em um novo ciclo de transformação dos negócios.
Apesar de todas as transformações na indústria de Comunicação, o Rádio experimenta constante crescimento e capacidade de aproveitamento das novas plataformas e tecnologias para ampliar sua relação com a audiência, alinhado com o comportamento de consumo de mídia dos gaúchos.
Otimista também em relação ao futuro da TV aberta no Brasil, a afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul está atenta ao acelerado avanço pós-TV digital HD, que prevê tecnologias para personalização de conteúdo, alta qualidade, e expansão de funcionalidades – as TVs 2.5 e 3.0. A evolução dos aparelhos de televisão (Smart TVs), incluindo ampla conectividade com internet, capacidade de resolução 4K, e outras vantagens, irá acelerar a adoção dessas novidades. A RBS quer acompanhar o processo, e por isso, prepara sua infraestrutura e operação para esse novo ciclo de evolução.
Posicionamento institucional
Os anúncios preparam o terreno para o lançamento de um reposicionamento institucional do Grupo RBS. Focado em promover um diálogo cada vez mais próximo e frequente com os diversos setores da sociedade e da economia do Rio Grande do Sul, o posicionamento terá como prioridade atender à pluralidade do público gaúcho, impulsionando e valorizando cada vez mais temas que contribuam para o desenvolvimento do estado. A partir da crença no jornalismo profissional, a RBS quer ser a arena onde as vozes relevantes do estado debatam e discutam perspectivas para o Rio Grande do Sul.
“Estamos tomando muitas ações para reforçar nossa capacidade de falar com, e para todos os gaúchos. Perseguimos a pluralidade, sempre muito próximos dos temas que são caros para o gaúcho. Na nossa visão, a união de esforços é imprescindível. Com o fim da pandemia e a retomada econômica, há espaço para discutirmos em conjunto, como sociedade, os próximos ciclos do nosso estado. E queremos estar à disposição desse propósito”, finaliza Toigo.