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In Press Oficina inaugura novo modelo de negócios

Empresa anuncia a criação de outra categoria de mercado, voltada para consultoria de reputação e gestão de relacionamento. Patricia Marins (foto), Sócia-Diretora da Oficina, comunicou as novidades em primeira mão na edição do Comunicação S/A que foi ao ar nesta semana

Divulgação

“É preciso conectar as empresas com os indivíduos e o planeta. Por isso, estamos construindo uma nova categoria de mercado, que não é a das agências de relações públicas, e nem a tradicional das consultorias de negócio. Nosso grande diferencial está nos pilares ‘Reputação’ e ‘Relacionamento’ (com inteligência aplicada aos três poderes), e os princípios de ESG, aliados a uma nova jornada personalizada e customizada de atendimento ao cliente, por meio de metodologias proprietárias de consultoria”, explica Patrícia Marins, Sócia-Diretora da Oficina, que esteve no programa Comunicação S/A desta semana, da Rádio e TV Mega Brasil Comunicação.

A In Press Oficina lançou na última quarta-feira (25) um novo modelo de negócios, além de apresentar sua nova marca. A partir de agora, a agência passa a atuar como consultoria de reputação e gestão de relacionamento, oferecendo metodologias proprietárias com inteligência de análise dos Três Poderes, além de todos os serviços já oferecidos em comunicação corporativa.

A empresa também passa a adotar o nome e a marca “Oficina”, destacando o foco em customização e o atendimento personalizado. Parte do Grupo In Press – segundo maior grupo de comunicação do país, e o que mais cresceu em 2020 – tem sede em Brasília, conta com 160 funcionários, e recebeu o título de “Melhor Agência de Comunicação do País” (2019), e “Melhor Agência da Região Centro-Oeste”, por cinco vezes consecutivas, pelo Prêmio Top Mega Brasil.

O novo modelo de negócios é resultado de um projeto desenvolvido em 2018, denominado “Jornada rumo a Marte”. O objetivo era chegar em 2022 com um crescimento exponencial de 150% e estruturação de ciências de dados, metodologias de gestão de públicos, e construção de reputação.

Desde o início do plano de voo para Marte, a empresa vem analisando cuidadosamente as tendências da comunicação e dos negócios dos clientes, sempre à luz dos impactos do ambiente político-institucional. Nesse cenário de mudanças, e com a pandemia, a reputação passou a ser a alma de qualquer negócio, um ativo tangível, e as pautas urgentes da sociedade, os princípios do ESG, e o chamado “capitalismo de stakeholders”, entraram na agenda sensível das empresas.

É preciso conectar as empresas com os indivíduos e o planeta. Por isso, estamos construindo uma nova categoria de mercado, que não é a das agências de relações públicas, e nem a tradicional das consultorias de negócio. Nosso grande diferencial está nos pilares ‘Reputação’ e ‘Relacionamento’ (com inteligência aplicada aos três poderes), e os princípios de ESG, aliados a uma nova jornada personalizada e customizada de atendimento ao cliente, por meio de metodologias proprietárias de consultoria”, explica Patrícia Marins, Sócia-Diretora da Oficina, que esteve no programa Comunicação S/A desta semana, da Rádio e TV Mega Brasil Comunicação.

 

Laboratório de inovação

Para reforçar o modelo de consultoria, a Oficina vai oferecer aos clientes um laboratório de inovação, batizado de Oficina Lab, com o objetivo de prototipar soluções de tecnologia para gestão de reputação e de relacionamento.

Para isso, a empresa firmou parcerias exclusivas com instituições que são referências em análise de dados, inovação, realidade estendida e metaverso. XRBR, XCave, Quaest, Virbela e Data Driven Organization estão entre as empresas que compõem o lab de inovação.

O Oficina Lab já apresenta ao mercado seu primeiro produto: Órbita. Uma plataforma de gestão de públicos-alvo desenvolvida a partir de temas de interesses dos clientes. Totalmente customizado, o Órbita tem por objetivo organizar a informação sobre os públicos de interesse dos clientes, e oferecer inteligência de análise de cenários sobre as percepções desses públicos. 

O lab de inovação se somará a outras metodologias proprietárias que já estão na empresa, como SOS Reputação, Gestão Integrada à Comunicação (GIC), Power Leadership e Metodologia de Causas, Índice de Reputação, dentre outras.

 

Manifesto 

Para marcar esse momento histórico de reinvenção e evolução do modelo de negócios, a Oficina apresenta um manifesto com os motivos que levaram a empresa a se transformar em consultoria de gestão de reputação e relacionamento.

 

Em face das grandes transformações que moldam o mundo, organizações se deparam com a urgência de se conectarem com os indivíduos e com o planeta de uma forma profundamente íntima e consistente com seus valores.

É preciso provar que sua missão corporativa, assim como suas práticas estão alinhadas aos princípios de desenvolvimento sustentável da sociedade.

A reputação virou a alma do negócio. Ganhou contornos mais amplos e complexos. Não apenas porque ela está profundamente conectada com a essência da empresa, mas também porque se tornou um ativo de extremo valor no mercado.

As instituições se tornaram o agente de estabilidade diante do mundo caótico em que estamos vivendo.

A confiança nunca foi tão importante. É ela que sustenta seu negócio. E confiança não é algo que se encontra na prateleira para comprar. É algo que se conquista por meio de cada atitude, cada experiência, cada relacionamento e resultado entregue.

Os desafios são muitos. Vão desde definir, implementar e garantir que o propósito corporativo e a agenda ESG ressoem profunda e consistentemente em todas as suas atividades, a comunicar o impacto que está sendo gerado, para que a percepção dos diversos públicos espelhe a realidade.

As organizações precisam de um farol para guia-las nessa jornada de transformação, apontando como as tendências que estão surgindo irão afetá-las nos próximos anos. Um parceiro que as ajude a construir a reputação e relações de confiança em toda a sua dimensão, oferecendo visão sistêmica, analítica e execução criativa. E ninguém melhor do que o Relações Públicas para fazer esse papel.

Por isso, apresentamos ao mercado nosso novo modelo de negócio e nosso novo posicionamento institucional.

Estruturamos metodologias, processos e portfólio com o objetivo de atuar de forma ainda mais estratégica.

Desenvolvemos uma oferta customizada que vai muito além do que você encontra por aí. [Diagnóstico, Análise Estratégica, Ciência de Dados, Pesquisas e Relatórios, Capacitação, Curadoria, Moderação, Identificação do Propósito da Organização, Gestão de Transformações das Marcas, Gerenciamento de Crise de Alto Risco Reputacional, Relacionamento com as Mídias, Inteligência Aplicada aos Três Poderes].

Um pool de soluções que irá ajudar a identificar os maiores desafios de reputação e relacionamento, aplicados ao negócio dos nossos clientes, e construir uma comunicação legítima e transformadora. Suportada por um time de alta performance, multidisciplinar, diverso, e uma liderança majoritariamente feminina que acompanha a evolução da sociedade.

As mudanças estão acontecendo em uma velocidade inimaginável, e nós estamos comprometidos com elas, fazendo comunicação de verdade, conectando as pessoas com o planeta, porque o futuro se cria a partir das conversas e da construção de confiança.

Oficina. Consultoria de Reputação e Gestão de Relacionamento.

Uma empresa do Grupo In Press.