Divulgação
A melhor criação da Crossover Pro 7.8, em eleição por voto popular em sua fase final, foi a da estudante Luana Santa Cruz, de 14 anos, de Campina Grande (PB), que trabalhou com a temática “Por um mundo sem racismo”.
O Grupo Trama Reputale, formado pelas agências Trama Comunicação e Reputale Digital, conquistou o troféu de bronze na categoria “Uso da Imprensa” no Prêmio Lusófonos da Criatividade 2021. Sediada em Portugal, trata-se da única premiação mundial dedicada exclusivamente a homenagear e debater os mercados publicitários, e de comunicação, dos países de língua oficial portuguesa.
O reconhecimento veio por meio da campanha do concurso cultural #ABolaDoJogo, promovido em 2020 pela Penalty – fornecedora oficial de bolas da Liga Nacional de Basquete (LNB). Em conjunto com a LBN, a marca esportiva convocou torcedores de até 14 anos de idade para desenhar versões estilizadas da tradicional bola laranja.
“Estamos muito orgulhosos com esta conquista, o que comprova que estamos na direção correta da comunicação mundial, em um reconhecimento internacional, como é o caso dos Prêmios Lusófonos de Criatividade”, destaca Sandra Bonani, Diretora de Influência da Trama Comunicação.
Sobre o case premiado
Por conta da pandemia de Covid-19, a LBN decidiu cancelar a temporada 2019/2020, paralisando os jogos entre março e novembro do ano passado. Diante disso, havia a necessidade de criar ações para engajar os fãs da modalidade durante o período, e despertar novos públicos com interesse no basquete, principalmente adolescentes e crianças que tiveram o ano letivo interrompido, e, portanto, não teriam o contato com a modalidade nas aulas de Educação Física e no convívio escolar.
Com o concurso no ar, o Grupo Trama Reputale recebeu dois desafios: coordenar a divulgação à imprensa, com o objetivo de alavancar a participação e o engajamento do público, e ampliar a divulgação da bola Crossover Pro 7.8, que ganharia uma versão inédita para o jogo de abertura da nova temporada.
A ação, que aconteceu por meio das redes sociais com o público jovem, teve ampla repercussão em veículos que cobrem as editorias de Marketing e Basquete. Ao todo, foram 77 matérias publicadas na imprensa, que geraram uma audiência superior a 3 milhões de pessoas, e uma valoração de R$ 2 milhões. Enquanto isso, o alcance das publicações nas mídias digitais foi de 566 mil, e as impressões somaram 784 mil.
Vencedora do concurso #ABolaDoJogo
A melhor criação da Crossover Pro 7.8, em eleição por voto popular em sua fase final, foi a da estudante Luana Santa Cruz, de 14 anos, de Campina Grande (PB), que trabalhou com a temática “Por um mundo sem racismo”. A frase se transformou no lema da bola da rodada de abertura da temporada 2020/2021 do Novo Basquete Brasil (NBB), em novembro do ano passado.