Divulgação
Ator ficou conhecido por Dr. Vitor no seriado infantil ‘Castelo Ra-Tim-Bum’ e o Mordomo Eugenio, na novela ‘Vale Tudo’
Morreu na madrugada dessa sexta-feira, 03, em São Paulo, o ator, produtor, diretor, autor, artista plástico e político brasileiro Sérgio Mamberti. Ele estava internado desde sábado no hospital Prevent Senior para tratar de uma infecção nos pulmões. Ele deixa três filhos: o ator Duda Mamberti, o produtor Carlos Mamberti e o diretor de TV Fabrízio Mamberti.
Nascido em Santos, litoral de São Paulo, em 1938, Sergio formou-se em Artes Cênicas na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo e passou a integrar o elenco de peças de teatro, tornando-se uma figura importante no teatro brasileiro. Fez sua estreia na televisão em 1968, na Record.
Em mais de 50 anos de carreira como ator, Mamberti acumulou personagens icônicos no teatro, cinema e televisão, destacando-se o Dr. Vitor no seriado infantil ‘Castelo Ra-Tim-Bum’ e o Mordomo Eugenio, na novela ‘Vale Tudo’, da Rede Globo.
Na televisão, seu último trabalho foi em 2016, foi em ‘Sol Nascente’, no papel de Dom Manfredo. Em seguida atuou na série "3%", da Netflix, e, em 2017, no sitcom "Eu, Ela e um Milhão de Seguidores", do Multishow. Seu último papel foi na peça ‘O ovo de ouro’, onde tinha um papel de destaque, em 2019.
Ativista político, Sergio foi filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde a fundação nos anos 80 e trabalhou efetivamente no Ministério da Cultura, nas secretarias de Música e Artes Cênicas, durante o Governo Lula. Foi contra o Impeachment de Dilma Rousseff e participou de movimentos como ‘Lula Livre’.
Em 2021, lançou a autobiografia ‘Sérgio Mamberti: Senhor do Meu Tempo’, falando sobre sua carreira e vida pessoal.