Marco Rossi (centro) entrevista Andreia Athaydes e Alejandro Alvarez, no programa Comunicação S/A. Na pauta, as conclusões da 4ª edição do Latin America Communication Monitor, parte do estudo global promovido pela Euprera, junto a 80 países.
O programa Comunicação S/A desta quarta feira, 22/9, traz entrevista com Alejandro Alvarez (foto), professor e pesquisador da Universidade de Malaga, Espanha, e com Andreia Athaydes, Mestre e Doutora em Comunicação Organizacional e Marketing Estratégico, e Coordenadora do LCM no Brasil, sobre os resultados do recém lançado Latin America Communication Monitor, que avalia as tendências na gestão da Comunicação em nosso continente. O programa é apresentado por Marco Antonio Rossi e produzido para as plataformas de streaming da Mega Brasil (Rádio/TV Mega Brasil Online) e Spotify.
O LCM, ou Latin America Communication Monitor é um levantamento bastante esperado pela comunidade da Comunicação. A pesquisa, que está na sua 4ª edição, é realizada pela Euprera - Associação Europeia de Educação e Pesquisa em Relações Públicas, instituição com sede em Bruxelas, na Bélgica, e avalia as tendências na gestão da Comunicação em mais de 80 países. No continente Latino americano os trabalhos são coordenados por Andreia Athaydes a partir de uma pesquisa dirigida pelos professores-pesquisadores Alejandro Alvarez, da Universidade de Malaga, na Espanha, e Juan Carlos Milleda, da Universidade do Oregon, nos Estados Unidos.
Esta edição 2020-2021 teve uma participação recorde com respostas de profissionais de comunicação de 20 países latino-americanos, fornecendo conhecimento detalhado para 12 mercados-chave. A maioria dos entrevistados (68,5%) é da América do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), seguido pela América Central (22,6%: Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, República Dominicana) e América do Norte (22,6%: México e Porto Rico). 67,2% são mulheres. Entre os que participaram do estudo, a média de idade foi de 38,7 anos, 4,4% possuíam formação de doutorado, 43,1% possuíam título de mestre e 50% possuíam curso superior.
O Latin America Communication Monitor é organizado pela European Public Relations Education and Research Association (EUPRERA) como parte do Global Communication Monitor; e é patrocinado pela Universidade de Oregon (EUA), pela Universidade Latina da Costa Rica, pelo Banco Centro-Americano de Integração Econômica (CABEI) e pelo Instituto de Relações Públicas (IPR) que colaborou no capítulo COVID-19. Para acesso completo ao estudo, clique aqui.