Logo Logo Logo Logo Logo

4º Latin America Communication Monitor no Comunicação S/A

O programa Comunicação S/A desta quarta feira, 22/9, traz entrevista com Alejandro Alvarez (foto), professor e pesquisador da Universidade de Malaga, Espanha, e com Andreia Athaydes, Mestre e Doutora em Comunicação Organizacional e Marketing Estratégico, e Coordenadora do LCM no Brasil, sobre os resultados do recém lançado Latin America Communication Monitor, que avalia as tendências na gestão da Comunicação em nosso continente

Marco Rossi (centro) entrevista Andreia Athaydes e Alejandro Alvarez, no programa Comunicação S/A. Na pauta, as conclusões da 4ª edição do Latin America Communication Monitor, parte do estudo global promovido pela Euprera, junto a 80 países.

O programa Comunicação S/A desta quarta feira, 22/9, traz entrevista com Alejandro Alvarez (foto), professor e pesquisador da Universidade de Malaga, Espanha, e com Andreia Athaydes, Mestre e Doutora em Comunicação Organizacional e Marketing Estratégico, e Coordenadora do LCM no Brasil, sobre os resultados do recém lançado Latin America Communication Monitor, que avalia as tendências na gestão da Comunicação em nosso continente. O programa é apresentado por Marco Antonio Rossi e produzido para as plataformas de streaming da Mega Brasil (Rádio/TV Mega Brasil Online) e Spotify.

O LCM, ou Latin America Communication Monitor é um levantamento bastante esperado pela comunidade da Comunicação. A pesquisa, que está na sua 4ª edição, é realizada pela Euprera - Associação Europeia de Educação e Pesquisa em Relações Públicas, instituição com sede em Bruxelas, na Bélgica, e avalia as tendências na gestão da Comunicação em mais de 80 países. No continente Latino americano os trabalhos são coordenados por Andreia Athaydes a partir de uma pesquisa dirigida pelos professores-pesquisadores Alejandro Alvarez, da Universidade de Malaga, na Espanha, e Juan Carlos Milleda, da Universidade do Oregon, nos Estados Unidos.

Esta edição 2020-2021 teve uma participação recorde com respostas de profissionais de comunicação de 20 países latino-americanos, fornecendo conhecimento detalhado para 12 mercados-chave. A maioria dos entrevistados (68,5%) é da América do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), seguido pela América Central (22,6%: Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, República Dominicana) e América do Norte (22,6%: México e Porto Rico). 67,2% são mulheres. Entre os que participaram do estudo, a média de idade foi de 38,7 anos, 4,4% possuíam formação de doutorado, 43,1% possuíam título de mestre e 50% possuíam curso superior.

O Latin America Communication Monitor é organizado pela European Public Relations Education and Research Association (EUPRERA) como parte do Global Communication Monitor; e é patrocinado pela Universidade de Oregon (EUA), pela Universidade Latina da Costa Rica, pelo Banco Centro-Americano de Integração Econômica (CABEI) e pelo Instituto de Relações Públicas (IPR) que colaborou no capítulo COVID-19. Para acesso completo ao estudo, clique aqui.