Logo Logo Logo Logo Logo

TIM lança projeto de empregabilidade de mulheres e já reúne 40 empresas

Movimento liderado pela operadora recebeu 30 novas adesões; app Mulheres Positivas já oferece mais de 100 cursos e vagas para diferentes perfis profissionais

Divulgação

Fabi Saad, empresaria responsável pela criação do app Mulheres Positivas

A TIM, empresa de telefonia brasileira, lançou o projeto Mulheres Positivas com o objetivo ampliar o acesso das brasileiras ao mercado de trabalho. Lançado em julho em parceria com Accenture, Adidas, Enel, Generali, Microsoft, Oracle, Pirelli, Stellantis e Via, o projeto usa o aplicativo criado pela empresária Fabi Saad como plataforma digital para apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres.

A iniciativa, que já completa três meses de adesão, começou com nove empresas, além da operadora e hoje já com mais 30. Dentre elas, estão Almaviva do Brasil, Alpitel Brasil, American Tower, Aon, Baker Hughes, Bemobi, BETC HAVAS, Between do Brasil, Dell Technologies, Degoothi Consulting, EloGroup, Energisa, Escola NewMe, Exprivia, FSB, Grupo HOPE, Highline, Huawei, Italtel, Kroton, LIQ, Nokia, SIAE Microelettronica, Technicolor, Telebit, Valtellina, XP Investimentos e Youtility.

Uma pesquisa recente indicou que a pandemia acentuou a as desigualdades sociais e de gênero no Brasil. O país registrou uma taxa de desemprego recorde entre as mulheres, alcançando quase 18%. O indicador aparece na mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE. Para efeitos de comparação, a taxa de desemprego entre homens é de 12,2%. O mesmo estudo mostrou que a participação das mulheres na força de trabalho do Brasil ficou em 45,8% em 2020, o nível mais baixo desde 1990.

“Mobilizamos grandes companhias, em diferentes setores, que entenderam a urgência dessa iniciativa concreta de inclusão e transformação social e atuarão conosco em ações de empregabilidade, capacitação e desenvolvimento profissional de mulheres”, comenta Maria Antonietta Russo, VP de Recursos Humanos da TIM.

Para que mais pessoas possam conhecer e aproveitar os benefícios do projeto, a TIM lançará, em breve, uma ampla estratégia de comunicação para estimular o download do app Mulheres Positivas.