Logo Logo Logo Logo Logo

Hora de desconectar

Depois de mais de 10 anos no Facebook, Mark D’Arcy, CCO e Líder Global de Business Marketing, deixou a plataforma, onde se dedicou a ensinar as marcas a atuarem no cenário da publicidade digital

Divulgação

“Decidi que chegou a hora de deixar a companhia. É difícil resumir os últimos 10 anos, então digo que me sinto profundamente orgulhoso das equipes das quais tive a sorte de fazer parte, e dos negócios que trabalhamos para construir”, escreveu D’Arcy em uma postagem no Facebook quando anunciou seu desligamento da companhia.

Desde o dia 7 de setembro, Mark D’Arcy não é mais o Head Global de Business Marketing e Chief Creative Officer (CCO) do Facebook. O executivo deixou a companhia após mais de uma década de trabalho em que ensinou marcas a atuarem no cenário da publicidade digital.

Na empresa desde 2011, D’Arcy ajudou a desenvolver o Creative Shop, área de estratégias de marketing e publicidade dentro da rede social. O projeto foi criado para mostrar às marcas aos líderes de marketing a maneira correta de se investir em publicidade nas mídias sociais, e, atualmente, engloba uma equipe de trabalho de mais de 300 pessoas pelo mundo.

De acordo com o Facebook, desde a saída de D’Arcy, a executiva Michelle Klein, VP of Global Customer Marketing, é quem assumiu as funções de forma interina. “Mark tem sido um líder importante por mais de uma década. Somos gratos por suas muitas contribuições e lhe desejamos o melhor”, afirmou um porta-voz da empresa, por e-mail, ao portal de notícias Advertising Age.

Decidi que chegou a hora de deixar a companhia. É difícil resumir os últimos 10 anos, então digo que me sinto profundamente orgulhoso das equipes das quais tive a sorte de fazer parte, e dos negócios que trabalhamos para construir”, escreveu D’Arcy em uma postagem no Facebook quando anunciou seu desligamento da companhia. “Também sou grato pelas minhas várias funções que me permitiram trabalhar e aprender com pessoas tão curiosas, exigentes, brilhantes e generosas, não apenas no Facebook, mas em tantas outras empresas, ONGs e organizações em todos os cantos do mundo. Se você é uma dessas pessoas, obrigado por ter sido uma parte importante dessa aventura”, concluiu. O executivo não revelou o seu próximo destino profissional.

Com a saída de D’Arcy, aumentou a lista dos grandes executivos que vem deixando o Facebook nos últimos tempos. Em junho, Carolyn Everson, Head Global de Business Group, deixou a companhia depois de mais de uma década de trabalho. A executiva era um dos principais contatos da empresa com os grandes anunciantes nos Estados Unidos.

Está claro que o Facebook atravessa um período de transição, em busca de uma nova estratégia. O cenário criativo mudou totalmente nas mídias sociais na última década. Além disso, a empresa enfrenta a concorrência crescente de plataformas como Amazon e TikTok, que também oferecem publicidade em suas plataformas. Diante de todos esses desafios, a rede social vem tentando reacender sua imagem e reforçar a relação com seus mais de 10 milhões de anunciantes ao redor do mundo.