Logo Logo Logo Logo Logo

A História contatada por quem ajudou a escrever a História

No dia da Comunicação Empresarial, a Mega Brasil começa a celebrar os 30 anos de trajetória com um projeto que irá resgatar a história do segmento através de entrevistas com personalidades importantes da comunicação corporativa

Divulgação

Eduardo Ribeiro e Marco Antonio Rossi, sócios fundadores da Mega Brasil Comunicação

O dia 8 de outubro, é comemorado como o Dia da Comunicação Empresarial, data que marca a fundação da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial e presta um reconhecimento aos comunicadores que exercem a função no meio corporativo. E a Mega Brasil aproveita a data para dar início à celebração dos seus 30 anos de mercado, que se completam em 2022.  Desse modo, além de uma edição especial comemorativa deste JCC, a empresa preparou uma série produzida para a Rádio/TV Mega Brasil Online que vai resgatar a história da Comunicação Empresarial no Brasil, a partir de depoimentos de importantes personagens do setor. A série é dividida em 33 capítulos e será vinculada nos canais proprietários da empresa todas as sextas-feiras até o dia 4 de julho de 2022, data em que se comemora os 30 anos da Mega. O projeto tem como finalidade documentar, através de diferentes narrativas, a consolidação do mercado, desde o início dos anos 60, até os dias atuais, explorando detalhes e curiosidades que apenas quem fez parte da história pode contar. A iniciativa é patrocinada pela Ketchum, empresa global de Relações Públicas que atua no Brasil há 34 anos.

“Não são poucos e bons os trabalhos que resgatam a história da Comunicação Empresarial no Brasil. Sejam eles acadêmicos, literários ou jornalísticos, em geral, trazem uma interpretação dos fatos. O que buscamos com esta série, é conhecer a história por quem fez parte dela, quem foi protagonista, que viveu as dificuldades, os desafios, as realizações, com todos os ingredientes que fizeram parte desta trajetória. É um testemunho, uma contribuição que queremos deixar para esta geração que está chegando, para que entendam o esforço e a dedicação de seus antecessores que pavimentaram este caminho que ora começam a trilhar”, comentou Marco Antonio Rossi.

A série abre com Eduardo Ribeiro e Marco Antonio Rossi, sócios fundadores da Mega Brasil Comunicação, resgatando um pouco da história da marca e seu envolvimento na construção dos caminhos trilhados pelo setor nas últimas três décadas. Além da participação ativa na aproximação entre jornalistas e relações públicas que atuavam no setor; no envolvimento direto no movimento que remodelou o perfil da Aberje e na criação da Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação, a dupla Rossi & Ribeiro desenvolveu, por meio da Mega Brasil, grandes projetos voltados ao setor, como o Congresso Mega Brasil de Comunicação Inovação e Estratégias Corporativas; Prêmio Personalidade da Comunicação; Anuário da Comunicação Corporativa; TOP Mega Brasil; este Jornal da Comunicação Corporativa; e a Rádio Mega Brasil Online, a primeira radioweb do Brasil na cobertura do mercado da Comunicação. “Nós sempre buscamos estar muito próximos do mercado da Comunicação Corporativa. A crença no potencial transformador desta atividade, não só sob a ótica da cultura organizacional, mas pela sua capacidade de interferir positivamente nas relações sociais, foi o que nos motivou a participar intensamente do processo evolutivo deste mercado. Hoje podemos dizer que a Comunicação Empresarial que se pratica no Brasil tem um pouco do nosso DNA”, disse Eduardo Ribeiro.

A série A Comunicação Empresarial: A História contatada por quem ajudou a escrever a História tem início nesta sexta-feira, 8 de outubro de 2021, às 11 horas, e será vinculada no canal da Mega Brasil Comunicação, no Youtube, e na Rádio Mega Brasil Online, onde permanecerá disponível em formato podcast para ser ouvido ou baixado sob demanda.


A Aberje e a Comunicação Empresarial

Foi em meados dos anos 60 que a Comunicação Empresarial começou a se consolidar no Brasil, fazendo-se necessário a reunião de comunicadores para discutir sobre os rumos de suas atividades, restritas, na época, à publicação e veiculação de boletins, jornais e revistas para os empregados. Eles consideravam, entre outras coisas, a urgência em humanizar as relações, além de complementar a capacitação profissional para um melhor desempenho de suas funções.

Assim surgiu a Aberje, fundada durante a 1º Convenção Nacional de Editores de Revistas e Jornais de Empresa pelo jornalista Nilo Luchetti, então chefe de Relações Sociais da empresa e editor da revista Notícias Pirelli, sob o nome de Associação Brasileira dos Editores de Revistas e Jornais Empresariais. Em 1989 a associação deixou de ser sigla para virar marca, mudando seu nome para Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

Atualmente, a atuação da Aberje reúne comunicadores em todo o País com o objetivo de fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, fornecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação. A organização corrobora com quase 900 empresas de comunicação coorporativa em todo o país, número apontado por uma pesquisa feita em parceria da Mega Brasil Comunicações com a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom).