O futuro já chegou. A radical transformação da indústria no caminho do desenvolvimento de tecnologias de mobilidade elétrica, autônoma, conectada e compartilhada promete transformar a paisagem urbana, reduzindo dramaticamente acidentes, emissões e congestionamentos.
A GM decidiu há alguns anos tornar-se uma companhia de tecnologia, inspirada no legado de inovação e pioneirismo que faz parte de seu DNA em mais de 100 anos de história.
Ao definir sua visão de um futuro com zero acidente, zero emissão e zero congestionamento, a GM acelerou seus investimentos em novas tecnologias com o objetivo de transformar o negócio em plataforma de inovação. De tradicional fabricante de veículos, a companhia está mudando o foco para criar plataformas de hardware e software que se combinarão para criar crescimento, expandir negócios, agregar novos clientes e diversificar receitas.
Ao mesmo tempo em que caminha rumo a um futuro sustentável com produtos zero emissão e tecnologias que vão revolucionar a mobilidade, a GM trabalha para criar um modelo de negócio que tem potencial para dobrar a receita da empresa até 2030 e aumentar as margens.
Basicamente, a GM vai expandir seu negócio principal de desenhar, construir e vender veículos a combustão, agregando veículos elétricos e autônomos, desenvolvendo softwares e serviços conectados, além de entrar em outros segmentos. Um exemplo é a BrightDrop, uma nova empresa que está construindo um ecossistema conectado e eletrificado de produtos e serviços de entrega para clientes comerciais.
A GM tem 20 novos negócios de startups – vários já lançados– outros em fase final de desenvolvimento – que vão compor um portfólio constante de inovação e potenciais novos fluxos de receita. Uma dessas startups, denominada Future Roads, está focada em desenvolvimento de um software inovador que usa análise de dados para entregar insights úteis que permitirão planejar melhor o trânsito, tornando as estradas e comunidades mais seguras.
Essas iniciativas foram detalhadas esta semana em evento capitaneado pela Chair e CEO da GM, Mary Barra, a primeira mulher a liderar uma empresa na indústria automotiva. Segundo ela, a companhia tem urgência, agilidade e determinação para conquistar as oportunidades que estão pela frente.
A executiva tem sido a força motriz à frente de uma profunda mudança cultural na GM. Ancorada na visão de um futuro sustentável para o planeta e com o claro propósito de conectar pessoas em um trabalho colaborativo, a GM quer liderar o caminho para um futuro elétrico, autônomo, conectado e compartilhado.
A GM foi protagonista de grande parte das inovações na indústria nos últimos 100 anos. Agora a missão é definir os novos padrões e engajar a todos na jornada rumo a um futuro inclusivo, justo e com mobilidade zero emissão.
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