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Clube de assinatura cai no gosto do brasileiro

No programa Consumo em Pauta dessa semana, Angela Crespo recebe o diretor da House of Wine, João Ururahy para falar sobre o crescimento e os problemas dos clubes de assinatura no Brasil. Não perca, às 16h, na Rádio Mega Brasil Online.

O diretor da House of Wine, João Ururahy é o convidado do Consumo em Pauta, dessa semana

A pauta agora é sobre o consumidor... vem aí, Consumo em Pauta, aqui na Rádio Mega Brasil Online!

Clube de assinatura cresce exponencialmente. Neles é possível comprar de tudo, de alimentos orgânicos a produtos para pets, vinhos, chás...

clube de assinatura, parece, caiu no gosto do consumidor brasileiro. Por meio dele, é possível receber tudo em casa: de alimentos orgânicos a livros, roupas, comida, cosméticos, cervejas, chás, produtos para pets, vinhos, entre muitos outros produtos.

Para tanto, basta escolher ser assinante entre as mais de 4 mil empresas que atuam no sistema de assinatura e definir a data que se quer receber os produtos. Os contratos, normalmente, têm periodicidade de um ano.

Ele funciona como as assinaturas de streaming. Ou seja, o pagamento é via cartão de crédito, informado quando da adesão e, mensalmente, o valor é lançado na fatura. Este processo também é chamado de pagamento recorrente.

 

Vantagens para consumidores

A comodidade é um dos grandes atrativos do clube de assinatura. Isso explica o grande crescimento desse tipo de venda de produtos durante a pandemia da Covid 19. Todo o processo é feito de forma online e os itens escolhidos são entregues no endereço determinado pelo consumidor uma vez por mês, geralmente.

Outra vantagem é a exclusividade na experiência de compra e seleção dos produtos”, pontua João Ururahy, da Hpuse of Wine, dono de um clube de assinatura que comercializa apenas vinho.

A House of Wine não restringe seu trabalho ao clube de assinatura. Mantém uma loja física e virtual, com sede no Rio de Janeiro, onde também promove jantares harmonizados e até cursos sobre vinhos. Quem é associado do clube de assinatura tem desconto nos eventos. “Ele também tem desconto na compra de vinhos diretamente na loja online”, acrescenta Ururahy.

Quem tem o clube de assinatura da House of Wine escolhe uma das categorias entre quatro disponíveis. Os preços são diferentes, mas em qualquer uma tem direito a duas garrafas por mês.

 

Adesão e exclusão ao clube de assinatura

Na House of Wine, quem quiser se associar deve entrar no site da empresa, fazer o cadastro e informar o número do cartão de crédito. “Há a opção de pagar também pelo paypal”, informa o diretor da empresa.

A maioria dos clubes de assinatura usa do mesmo expediente: a adesão é totalmente online.

A qualquer tempo, o assinante pode cancelar o contrato. As empresas dizem que não há multa por cancelamento antes do prazo determinado em contrato.

Entretanto, a renovação é automática a cada fim de período. Ou seja, as empresas que atuam como clube de assinatura não costumam avisar sobre a renovação.

Para os especialistas em direito do consumidor, contudo, essa prática de renovação automática contraria o artigo 39 parágrafo 3º do CDC (Código de Defesa do Consumidor) e é considerada abusiva.

Segundo estes especialistas, para que a renovação da assinatura seja válida é imprescindível o consentimento do consumidor. Ou seja, ele precisa ser avisado para confirmar a renovação e, ainda, as empresas devem disponibilizar um canal de comunicação de fácil acesso para a manifestação positiva.

 


O programa Consumo em Pauta é apresentado pela jornalista Angela Crespo todas as segundas, às 16h, com reapresentações as terças, às 9h, e as quartas, às 20h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.