Divulgação
O Prêmio Latino Americano de Excelência e Inovação em PR, o Troféu Jatobá PR, recebeu este ano um total de 225 inscrições, concorrendo em 31 categorias e quatro verticais. A análise dos trabalhos foi feita por um júri integrado por 66 profissionais do mercado e da academia.
Estão definidos os finalistas ao Prêmio Jatobá PR 2021. Os 225 trabalhos inscritos por 98 organizações, entre agências e outras organizações, foram avaliados por uma Comissão Julgadora integrada por 66 jurados da área de comunicação e que atuaram voluntariamente a convite do GECOM – Grupo Empresarial de Comunicação, organização responsável pelo prêmio.
A edição de 2021 bateu os recordes de cases e de organizações. Nas tabelas abaixo, os números que mostram como foi esse crescimento entre 2020 e 2021, a primeira com os cases inscritos e a segunda com o número de organizações participantes.
As shortlists
O Prêmio Latino Americano de Excelência e Inovação em PR, o Jatobá PR 2021, contou com 31 categorias, divididas em quatro verticais: 10 exclusivas para Grandes Agências, 10 exclusivas para Agências-Butique, cinco exclusivas para Organizações Empresariais, cinco exclusivas para Organizações Públicas; e uma geral, aberta a todo o mercado. Vale ressaltar que as 10 categorias para Grandes Agências e Agências-Butiques são as mesmas, mas elas concorrem e são premiadas apenas entre si, de forma independente, sendo, portanto, 20 categorias na soma.
Para chegar às shortlists, cada case recebeu até quatro notas, com a menor delas descartada, valendo para efeitos de média as três maiores. E a média mínima determinada pelo regulamento para um case figurar na shortlist e se candidatar ao Troféu Jatobá PR é sete.
Foram classificados em cada uma das categorias os cases com as maiores médias, sendo cinco o número máximo de finalistas em cada uma delas. Em categorias sem inscrições ou com inscrições com cases apenas com médias abaixo de sete, não houve classificados.
As shortlists destacam em ordem alfabética as organizações que classificaram seus cases. Os vencedores, que farão jus ao Troféu Jatobá PR, sairão dessas shortlists e serão anunciados no evento de premiação no dia 2 de dezembro, o Dia Nacional dos Relações Públicas, em evento digital, ao vivo, com transmissão pelas redes sociais. No evento também serão conhecidas as Organizações do Ano (Grande Agência, Agência-Butique, Organização Empresarial e Organização Pública) e o Case do Ano (também de Grande Agência, Agência-Butique, Organização Empresarial e Organização Pública) sempre com base no desempenho e nas notas recebidas do júri.
Vertical Agências-Butique
Categoria: Assessoria de Imprensa / Relacionamento com a Mídia
Finalista: Conteúdo Comunicação – Case: Itaú Cultural: Jornalismo de dados para a cultura e a economia criativa
Finalista: Fresh PR – Case: Semana Amazon de Literatura: O evento 100% digital que devolveu os debates literários aos brasileiros durante a pandemia e promoveu a literatura independente no País
Finalista: Fresh Pr – Case: Do reality show para a vida: O brasileiro e a cultura do cancelamento
Finalista: Grupo Printer – Case: Drive-in Borgwarner / Grupo Printer Comunicação & Borgwarner
Finalista: Press à Porter – Case: Xiaomi no Brasil: Estratégia de comunicação sob medida e resultados significativos em exposição e negócios
Categoria: Comunicação Digital
Finalista: 4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional – Case: Pré-assembleia Digital Credicitrus
Finalista: Fresh PR – Case: Os signos e a Alexa, como a inteligência artificial da Amazon entrou de vez na vida dos brasileiros por meio dos signos do zodíaco e do Deboche Astral
Finalista: Sherlock Communications – Case: Abraço Cultural: #SomosAbraço
Finalista: Trama Comunicação – Case: Comunicação Digital: Manter o trabalho de acolher, cuidar e incluir pessoas com deficiência na idade adulta
Finalista: XCOM – Case: Sociedade 5G: Projeto de informações da Ericsson sobre a quinta geração de rede móvel e sua tecnologia no Brasil
Categoria: Comunicação Integrada
Finalista: 4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional – Case: Nossa jornada Saint-Gobain: Plano de ação 2021
Finalista: Darana RP – Case: Juntos somos mais fortes no combate ao coronavírus!
Finalista: Owly – Case: Botafogo Seguro
Finalista: Trama Comunicação – Case: Guardiões da Floresta Wickbold
Finalista: Zeno – Case: Avon aborda representatividade da mulher negra brasileira na indústria da maquiagem e lança movimento antirracista e de empoderamento feminino por meio de estratégia de comunicação integrada de RP
Categoria: Comunicação Interna
Finalista: 4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional – Case: EVP Livelo
Finalista: Darana RP – Case: Respeita as Minas da Mina
Finalista: fmcom – Case: Alpa Learning Universe – ALU
Finalista: Grupo Printer – Case: Evento de Confraternização 2020 Evonik - Futuro em Equilíbrio / Case Grupo
Finalista: Printer Comunicação & Evonik – Case: Evento de Confraternização 2020 Evonik - Futuro em Equilíbrio / Case Grupo Printer Comunicação & Evonik
Finalista: Quintal 22 – Case: Workplace na Suzano: Um projeto que ampliou a conexão entre os colaboradores em tempos de trabalho remoto e contou com o engajamento da liderança e implantação em tempo recorde
Categoria: Evento de Comunicação
Finalista: 4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional – Case: Nossa Jornada Saint-Gobain: Embarque da liderança
Finalista: 4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional – Case: Pré-assembleia Digital Credicitrus
Finalista: Fresh PR – Case: Alexa e Marie Claire Power Trip Summit, a reinvenção da experiência digital, colocando a inteligência artificial a serviço das mulheres
Finalista: Fresh PR – Case: Semana Amazon de Literatura: O evento 100% digital que devolveu os debates literários aos brasileiros durante a pandemia e promoveu a literatura independente no País
Finalista: Marqueterie Agência de Comunicação – Case: Evento Mostra Unlimited Portobello 2020 - branded content, parcerias com influenciadores e relacionamento para criar autoridade, consideração e desejo
Categoria: Gestão de Situações de Emergência
Finalista: Sherlock Communications – Case: PGMBM: Mudando o mundo, um caso por vez
Categoria: Mídia Corporativa
Finalista: 4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional – Case: Jornada Original: Podcast Mar Aberto
Finalista: 4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional – Case: Canais de comunicação integrada Besins Healthcare
Finalista: Press Comunicação Empresarial – Case: Informação que transforma
Finalista: Sherlock Communications – Case: Akamai: Trazendo expertise e abordando a questão da cibersegurança no Brasil
Categoria: Pesquisa de Comunicação
Finalista: Fresh PR – Case: Do reality show para a vida: o brasileiro e a cultura do cancelamento
Finalista: Latam Intersect PR – Case: Impacto da Pandemia nas redações
Finalista: Latam Intersect PR – Case: Campanha Bora Testar
Finalista: Sherlock Communications – Case: Indeed: Ajudando empresas e candidatos a superar os desafios do mercado de trabalho
Finalista: Truly – Case: AllCare: A vida fica melhor quando a gente cuida da saúde. Uma (re) investigação de Propósito
Categoria: Projeto Especial
Finalista: Fresh PR – Case: Alexa e Marie Claire Power Trip Summit, a reinvenção da experiência digital, colocando a inteligência artificial a serviço das mulheres
Finalista: Fresh PR – Case: Semana Amazon de Literatura: O evento 100% digital que devolveu os debates literários aos brasileiros durante a pandemia e promoveu a literatura independente no País
Finalista: Jô Ribes Comunicação – Case: Era uma vez um Menino Maluquinho e seus novos amigos. Chico com Down, e suas irmãs as Marias. Dessa amizade surgiram aventuras inclusivas, que a Jô Ribes Comunicação ajudou a construir passo a passo
Finalista: Latam Intersect PR – Case: Campanha Bora Testar
Finalista: Novo Selo Comunicação – Case: "Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica": Da campanha à transformação das leis
Categoria: Relacionamento com Influenciadores
Finalista: AtitudeCom – Case: A vida pede colo
Finalista: Conteúdo Comunicação – Case: Lançamento Promoção Mentos Fresh Sounds
Finalista: Economídia – Case: Um baita fundo imobiliário: mas que poucos investidores conheciam e que precisava de uma estratégia de comunicação para intensificar o awareness do fundo entre potenciais cotistas
Finalista: Latam Intersect PR – Case: Infinix_A100 x 8"
Finalista: Sherlock Communications – Case: Yubo: #LoveYourself
Vertical Grandes Agências
Categoria: Assessoria de Imprensa / Relacionamento com a Mídia
Finalista: Ideal H+K Strategies – Case: Qualcomm e a comunicação da chegada do 5G na América Latina
Finalista: JeffreyGroup – Case: PIX: Protegendo a Transformação Digital
Finalista: LLYC – Case: O retorno do Boeing 737 MAX: Da comunicação à decolagem
Finalista: Nova PR – Case: Representatividade #TemNoMagalu - Estratégia da agência Nova PR para o lançamento do Trainee Exclusivo para Negros do Magalu
Finalista: VIANEWS Hotwire – Case: McAfee: Ensinando pessoas a se protegerem no ambiente online durante a pandemia
Categoria: Comunicação Digital
Finalista: BCW – Case: Campanha AstraZeneca & BCW Brasil: “O normal mudou, o câncer não!”
Finalista: CDN Comunicação – Case: Comunicação digital transparente e descomplicada a serviço da vida!
Finalista: Edelman Brasil – Case: Nível WhataHellmann’s de Saborosidade. O sabor que você sempre curtiu, mas nunca conseguiu descrever
Finalista: Loures Consultoria – Case: AMBEV - #OrgulhoResiste
Finalista: VIANEWS Hotwire – Case: Autopass: Simplificando o dia a dia dos passageiros na pandemia
Categoria: Comunicação Integrada
Finalista: JeffreyGroup – Case: Eu separo, você separa, nós reciclamos
Finalista: LLYC – Case: Abrace o raro
Finalista: RPMA Comunicação – Case: Motorola: Tecnologia com propósito
Finalista: TV1 – Case: Falar Pode Mudar Tudo 2021: Uma causa da Libbs Farmacêutica pela conscientização da importância da fala, da empatia e da escuta ativa para o acolhimento de pessoas com transtornos mentais
Finalista: Weber Shandwick – Case: TINDER – Conexões durante o isolamento
Categoria: Comunicação Interna
Finalista: BCW – Case: Comunicação Interna: One Intel Brasil na era do home office
Finalista: Ideal H+K Strategies – Case: Minha Casa - Boehringer Ingelheim
Finalista: Máquina Cohn & Wolfe – Case: Case Sephorall - Comunicação Interna 2021
Finalista: RPMA Comunicação – Case: Coca-Cola FEMSA: é sobre acolhida! Uma empresa que coloca as pessoas em primeiro lugar
Finalista: Weber Shandwick – Case: A Comunicação da Nespresso como meio de alavancar a cultura e o senso de pertencimento do colaborador
Categoria: Evento de Comunicação
Finalista: Máquina Cohn & Wolfe – Case: Volkswagen: O maior lançamento de comunicação 100% digital do segmento automotivo
Finalista: RPMA Comunicação – Case: Do micro ao macro (Lançamento Corolla Cross)
Categoria: Gestão de Situações de Emergência
Finalista: RPMA Comunicação – Case: Hub de apoio para caminhoneiros: Transformando a realidade social e acesso à saúde
Categoria: Mídia Corporativa
Finalista: FSB Comunicação – Case: Report Covid-19: um boletim de utilidade pública
Finalista: RPMA Comunicação – Case: Dafiti: Um salto para o futuro. Apresentando ao público o maior centro de distribuição automatizado do setor de e-commerce de moda da América Latina
Categoria: Pesquisa de Comunicação
Finalista: LLYC – Case: Future Leaders
Finalista: Weber Shandwick – Case: A Comunicação da Nespresso como meio de alavancar a cultura e o senso de pertencimento do colaborador
Categoria: Projeto Especial
Finalista: Edelman Brasil – Case: Movimento Falar Inspira Vida: Uma mobilização idealizada por Janssen junto a organizações referência em saúde mental que está mudando o tom da conversa sobre depressão
Finalista: Imagem Corporativa – Case: “Na Minha Pele – Histórias de quem vive com dermatite atópica”: livro reportagem de Chico Felitti e série de podcasts e vídeos
Finalista: JeffreyGroup – Case: Faça Parte – Comece o que não tem preço
Finalista: LLYC – Case: Histórias da Dutra
Finalista: MSL Andreoli – Case: Covid 19 e a comunicação ativa durante todo o ciclo de pandemia
Categoria: Relacionamento com Influenciadores
Finalista: CDI Comunicação – Case: 60 anos do Instituto Jô Clemente, antiga Apae de São Paulo
Finalista: Loures Consultoria – Case: AMBEV - #OrgulhoResiste
Finalista: Ideal H+K Strategies – Case: Uber Drives – Uber
Finalista: Máquina Cohn & Wolfe – Case: Relações com influenciadores para a C&A durante o BBB21
Finalista: RPMA Comunicação – Case: Polenghi - Hub de Influenciadores
Vertical Organizações Empresariais
Categoria: ESG – Environmental, Social and Governance
Finalista: CNI - Confederação Nacional da Indústria – Case: Inclusão Social
Finalista: CTG Brasil – Case: Trilhando a transformação: Inovações sociais para o turismo sustentável – Agência: Ashoka Empreendedores Sociais
Finalista: Dow – Case: A potência de um programa 100% inclusivo – Agência: Agência Oribá
Finalista: Gerdau – Case: Na Gerdau, nossos valores se mostraram ainda mais sólidos, por meio da nossa intensa atuação nos projetos sociais, representados pela letra “S” do ESG
Finalista: SAP Brasil – Case: ESG para todos – Agências: PAN Visual Content, Imagem Corporativa e Arbex Consultoria
Categoria: KPIs de Comunicação / Demonstração de Resultados
Finalista: Biogen – Case: O raro também pode acontecer – Agência: Edelman Brasil
Finalista: CTG Brasil – Case: Reputação 360°– Medindo retorno sobre investimento (ROI) em Comunicação – Agência: MassMedia
Finalista: JLL – Case: Reimaginando o mercado imobiliário corporativo a partir da exposição na imprensa – Agência: Rede Tecere
Finalista: John Deere – Case: Dashboard John Deere: Relatório automatizado de comunicação corporativa 360º que traz a efetividade do time e o impacto da marca nos principais canais de comunicação – Agência: CDI Comunicação
Finalista: Tecban – Case: Como a TecBan atuou para que o auxílio emergencial chegasse na população que não tem acesso aos serviços bancários – Agência: Máquina Cohn & Wolfe
Categoria: Projeto Especial
Finalista: Banco do Brasil – Case: Cultura analítica e Journalism Thinking elevam satisfação na comunicação interna do Banco do Brasil
Finalista: BASF S/A – Case: Somos BASF 2020 – Agência: Máquina Cohn & Wolfe
Finalista: BASF S/A – Case: Além da Hashtag – Agência: Máquina Cohn & Wolfe
Finalista: CNI - Confederação Nacional da Indústria – Case: Hub de Mídias Sociais da Indústria
Finalista: GM South America – Case: Os desafios para o lançamento do Onix RS e Onix Plu Midnight: Uma estratégia conectada aos atributos do produto e da marca GM – Agência: Weber Shandwick
Categoria: Propósito Empresarial
Finalista: AIG – Case: Diversidade dentro da diversidade – Sensibilização e engajamento do público interno pela comunicação – Agência: Connectare Comunicação
Finalista: BASF S/A – Case: Pluralidade Suvinil – Agência: Máquina Cohn & Wolfe
Finalista: Dow – Case: Projeto Ybá: Conservação que Transforma – Agência: Agência Oribá
Finalista: Grupo Carrefour Brasil – Case: Juntos para Transformar
Finalista: Intel Brasil – Case: Diversidade e Inclusão: Do DNA da Intel para o mundo – Agência: BCW
Categoria: SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor
Finalista: Telhanorte – Case: Servir antes de vender: o ‘novo velho normal’ da Telhanorte – Agência: Press à Porter
Vertical Organizações Públicas
Categoria: Campanhas de Utilidade Pública
Finalista: Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo – Case: #VacinaJá: comunicação pública e tecnologia a serviço da vida
Categoria: Projeto Especial
Finalista: HCFMUSP – Case: Dia histórico na Medicina do país: vacinação contra a Covid-19 começa no HCFMUSP
Finalista: Instituto Butantan – Case: Comunicação do Projeto S, estudo realizado pelo Instituto Butantan no município de Serrana (SP) para avaliar a efetividade da vacina CoronaVac no controle da pandemia de Covid-19
Finalista: Rio de Janeiro - Gabinete do Prefeito – Case: #SóVem
PR Internacional
Finalista: 4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional e Cavok – Case: Pesquisa da Opinião e Análise de Percepção de Marca para The Associated Press no Brasil
Finalista: BCW – Case: Supercharge Intel América Latina e Canadá – comunicação supereficiente e humanizada
Finalista: LLYC – Case: Carne Paraguaya ¡La conoces y te encanta!
Finalista: VIANEW Hotwire – Case: McAfee: Ensinando pessoas a se protegerem no ambiente online durante a pandemia
Finalista: VIANEWS Hotwire – Case: Zoom: Conectando pessoas hoje e no futuro (híbrido)
Comissão de Julgamento – Um júri eclético, plural e diverso
Se bateu recorde de inscrições, com 225 cases, a edição 2021 do Prêmio Jatobá PR também registrou recorde de jurados. Prestigiaram de forma voluntária a premiação, com seu talento e know-how, 66 jurados dos mais diferentes segmentos da comunicação corporativa, entre grandes agências, agências-butique, comunicação empresarial, comunicação pública, academia, mercado e imprensa. Do total, temos 39 mulheres e 27 homens, uma proporção bem próxima do que se vê já há muito tempo na atividade. Além disso, temos jurados de várias regiões brasileiras e também do exterior; colegas jovens, em meio de carreira e veteranos; de diferentes etnias; empreendedores, consultores independentes, executivos de carreira, professores. Uma diversidade que enriquece a premiação e transforma seus resultados na síntese do que é hoje a atividade no País.
Aqui você confere quem são eles, em ordem alfabética: Alexandre Tsuneta (XCOM); Alessandra Ber (TIM); Ana Beatriz Schauff (FreschPR); Ana Gabriela Dias Cardoso (Usiminas); André Degasperi (Archer Daniels Midland Company); André Duarte (LGA); Andressa Scaldaferri (Edelman Brasil); Angélica Consiglio (Planin); Armando Medeiros (ABC Pública); Caio Bamberg (Ketchum); Carolina Prado (Intel); Daniel Marinho (Consultor Independente); Denise Klein (Tríade Comunicação); Elaine Lina de Oliveira (Professora e Consultora); Elaine Rodrigues (BCW Brasil); Elizeo Karkoski Pereira (P3K Comunicação); Fátima Turci (Consultora Independente); Fernando Thompson (Consultor Independente); Fernão Silveira (Stellantis); Flávia Rios (Rede); Flávio Castro (FSB); Flávio Valsani (Hill+Knowlton Brasil); Gerson Penha (Kubix); Gilceana Soares Moreira Galerani (Embrapa); Graziela Voltarelli (CDI); Guilherme Scarance (Vale); Guilhermo Benitez (Engaje Comunicação); Gustavo Diamantino (Press à Porter Gestão de Imagem); Isabel Rodrigues (R&F Comunicação); Ivan Accioly (IAA Comunicação); Iza França (Content.PR/MD); Jamir Kinoshita (Consultor Independente); Liège Camargos (Partners); Lilian Dorighello (Unilever); Luana Raggio (CDN); Luis Joly (JeffreyGroup); Marcelo Mendonça (Fato Relevante); Marcia Goglovski (RPMA Comunicação); Marcos André Borges (VSM Comunicação); Mariana Lemos (Unisys); Mariana Scalzo (McDonald’s); Marília Stabile (Map); Marina Zveibil (Amazon); Mônica Vac (MSL Brasil); Monique Melo (Texto & Cia); Nêmora Reche (Syngenta); Patrícia Marins (Oficina); Paula Nadal (Ideal H+K Strategies); Ranny Alonso (UnitdHealth/Amil); Regina Augusto (Meio & Mensagem); Regiane Braz (Banco BS2); Renata Asprino (Máquina CW); Roberta Lippi (Brunswick); Rodolfo Araújo (United Minds); Rodrigo Vilar (OEC); Rogério Franco (Abraciclo); Rose Campos (Ecos do Meio); Rosenildo Ferreira (1Papo Reto); Rubia Sammarco (Pirelli); Sandro Rego (Consultor Independente); Silene Chiconini (Banco BNP Paribas); Solange Fusco (4Trust Comunicação); Thais Germano (Consultora Independente); Thilde Rocha (Link Comunicação); Thyago Mathias (LLYC); Venicius Gonçalves (Sanofi).