Logo Logo Logo Logo Logo

Definidos os finalistas à edição 2021 do Jatobá PR

O Prêmio Latino Americano de Excelência e Inovação em PR, o Troféu Jatobá PR, recebeu este ano um total de 225 inscrições, concorrendo em 31 categorias e quatro verticais. A análise dos trabalhos foi feita por um júri integrado por 66 profissionais do mercado e da academia.

Divulgação

O Prêmio Latino Americano de Excelência e Inovação em PR, o Troféu Jatobá PR, recebeu este ano um total de 225 inscrições, concorrendo em 31 categorias e quatro verticais. A análise dos trabalhos foi feita por um júri integrado por 66 profissionais do mercado e da academia.

Estão definidos os finalistas ao Prêmio Jatobá PR 2021. Os 225 trabalhos inscritos por 98 organizações, entre agências e outras organizações, foram avaliados por uma Comissão Julgadora integrada por 66 jurados da área de comunicação e que atuaram voluntariamente a convite do GECOM – Grupo Empresarial de Comunicação, organização responsável pelo prêmio.

A edição de 2021 bateu os recordes de cases e de organizações. Nas tabelas abaixo, os números que mostram como foi esse crescimento entre 2020 e 2021, a primeira com os cases inscritos e a segunda com o número de organizações participantes.

 

As shortlists

O Prêmio Latino Americano de Excelência e Inovação em PR, o Jatobá PR 2021, contou com 31 categorias, divididas em quatro verticais: 10 exclusivas para Grandes Agências, 10 exclusivas para Agências-Butique, cinco exclusivas para Organizações Empresariais, cinco exclusivas para Organizações Públicas; e uma geral, aberta a todo o mercado. Vale ressaltar que as 10 categorias para Grandes Agências e Agências-Butiques são as mesmas, mas elas concorrem e são premiadas apenas entre si, de forma independente, sendo, portanto, 20 categorias na soma.

Para chegar às shortlists, cada case recebeu até quatro notas, com a menor delas descartada, valendo para efeitos de média as três maiores. E a média mínima determinada pelo regulamento para um case figurar na shortlist e se candidatar ao Troféu Jatobá PR é sete.

Foram classificados em cada uma das categorias os cases com as maiores médias, sendo cinco o número máximo de finalistas em cada uma delas. Em categorias sem inscrições ou com inscrições com cases apenas com médias abaixo de sete, não houve classificados.

As shortlists destacam em ordem alfabética as organizações que classificaram seus cases. Os vencedores, que farão jus ao Troféu Jatobá PR, sairão dessas shortlists e serão anunciados no evento de premiação no dia 2 de dezembro, o Dia Nacional dos Relações Públicas, em evento digital, ao vivo, com transmissão pelas redes sociais. No evento também serão conhecidas as Organizações do Ano (Grande Agência, Agência-Butique, Organização Empresarial e Organização Pública) e o Case do Ano (também de Grande Agência, Agência-Butique, Organização Empresarial e Organização Pública) sempre com base no desempenho e nas notas recebidas do júri.


Vertical Agências-Butique

 

Categoria: Assessoria de Imprensa / Relacionamento com a Mídia

Finalista: Conteúdo Comunicação Case: Itaú Cultural: Jornalismo de dados para a cultura e a economia criativa

Finalista: Fresh PR  Case: Semana Amazon de Literatura: O evento 100% digital que devolveu os debates literários aos brasileiros durante a pandemia e promoveu a literatura independente no País

Finalista: Fresh Pr  Case: Do reality show para a vida: O brasileiro e a cultura do cancelamento

Finalista: Grupo Printer  Case: Drive-in Borgwarner / Grupo Printer Comunicação & Borgwarner

Finalista: Press à Porter  Case: Xiaomi no Brasil: Estratégia de comunicação sob medida e resultados significativos em exposição e negócios

 

Categoria: Comunicação Digital

Finalista: 4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional  Case: Pré-assembleia Digital Credicitrus

Finalista: Fresh PR  Case: Os signos e a Alexa, como a inteligência artificial da Amazon entrou de vez na vida dos brasileiros por meio dos signos do zodíaco e do Deboche Astral

Finalista: Sherlock Communications Case: Abraço Cultural: #SomosAbraço

Finalista: Trama Comunicação Case: Comunicação Digital: Manter o trabalho de acolher, cuidar e incluir pessoas com deficiência na idade adulta

Finalista: XCOM Case: Sociedade 5G: Projeto de informações da Ericsson sobre a quinta geração de rede móvel e sua tecnologia no Brasil

 

Categoria: Comunicação Integrada

Finalista: 4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional Case: Nossa jornada Saint-Gobain: Plano de ação 2021

Finalista: Darana RP Case: Juntos somos mais fortes no combate ao coronavírus!

Finalista: Owly Case: Botafogo Seguro

Finalista: Trama Comunicação Case: Guardiões da Floresta Wickbold

Finalista: Zeno Case: Avon aborda representatividade da mulher negra brasileira na indústria da maquiagem e lança movimento antirracista e de empoderamento feminino por meio de estratégia de comunicação integrada de RP

 

Categoria: Comunicação Interna

Finalista: 4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional Case: EVP Livelo

Finalista: Darana RP Case: Respeita as Minas da Mina

Finalista: fmcom Case: Alpa Learning Universe – ALU

Finalista: Grupo Printer Case: Evento de Confraternização 2020 Evonik - Futuro em Equilíbrio / Case Grupo

Finalista: Printer Comunicação & Evonik Case: Evento de Confraternização 2020 Evonik - Futuro em Equilíbrio / Case Grupo Printer Comunicação & Evonik

Finalista: Quintal 22 Case: Workplace na Suzano: Um projeto que ampliou a conexão entre os colaboradores em tempos de trabalho remoto e contou com o engajamento da liderança e implantação em tempo recorde

 

Categoria: Evento de Comunicação

Finalista: 4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional Case: Nossa Jornada Saint-Gobain: Embarque da liderança

Finalista: 4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional  Case: Pré-assembleia Digital Credicitrus

Finalista: Fresh PR Case: Alexa e Marie Claire Power Trip Summit, a reinvenção da experiência digital, colocando a inteligência artificial a serviço das mulheres

Finalista: Fresh PR Case: Semana Amazon de Literatura: O evento 100% digital que devolveu os debates literários aos brasileiros durante a pandemia e promoveu a literatura independente no País

Finalista: Marqueterie Agência de Comunicação Case: Evento Mostra Unlimited Portobello 2020 - branded content, parcerias com influenciadores e relacionamento para criar autoridade, consideração e desejo

 

Categoria: Gestão de Situações de Emergência

Finalista: Sherlock Communications Case: PGMBM: Mudando o mundo, um caso por vez

 

Categoria: Mídia Corporativa

Finalista: 4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional Case: Jornada Original: Podcast Mar Aberto

Finalista: 4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional Case: Canais de comunicação integrada Besins Healthcare

Finalista: Press Comunicação Empresarial Case: Informação que transforma

Finalista: Sherlock Communications Case: Akamai: Trazendo expertise e abordando a questão da cibersegurança no Brasil

 

Categoria: Pesquisa de Comunicação

Finalista: Fresh PR Case: Do reality show para a vida: o brasileiro e a cultura do cancelamento

Finalista: Latam Intersect PR   Case: Impacto da Pandemia nas redações

Finalista: Latam Intersect PR Case: Campanha Bora Testar

Finalista: Sherlock Communications Case: Indeed: Ajudando empresas e candidatos a superar os desafios do mercado de trabalho

Finalista: Truly Case: AllCare: A vida fica melhor quando a gente cuida da saúde. Uma (re) investigação de Propósito

 

Categoria: Projeto Especial

Finalista: Fresh PR Case: Alexa e Marie Claire Power Trip Summit, a reinvenção da experiência digital, colocando a inteligência artificial a serviço das mulheres

Finalista: Fresh PR Case: Semana Amazon de Literatura: O evento 100% digital que devolveu os debates literários aos brasileiros durante a pandemia e promoveu a literatura independente no País

Finalista: Jô Ribes Comunicação Case: Era uma vez um Menino Maluquinho e seus novos amigos. Chico com Down, e suas irmãs as Marias. Dessa amizade surgiram aventuras inclusivas, que a Jô Ribes Comunicação ajudou a construir passo a passo

Finalista: Latam Intersect PR Case: Campanha Bora Testar

Finalista: Novo Selo Comunicação Case: "Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica": Da campanha à transformação das leis

 

Categoria: Relacionamento com Influenciadores

Finalista: AtitudeCom Case: A vida pede colo

Finalista: Conteúdo Comunicação Case: Lançamento Promoção Mentos Fresh Sounds

Finalista: Economídia Case: Um baita fundo imobiliário: mas que poucos investidores conheciam e que precisava de uma estratégia de comunicação para intensificar o awareness do fundo entre potenciais cotistas

Finalista: Latam Intersect PR Case: Infinix_A100 x 8"

Finalista: Sherlock Communications Case: Yubo: #LoveYourself

 

Vertical Grandes Agências

 

Categoria: Assessoria de Imprensa / Relacionamento com a Mídia

Finalista: Ideal H+K Strategies Case: Qualcomm e a comunicação da chegada do 5G na América Latina

Finalista: JeffreyGroup Case: PIX: Protegendo a Transformação Digital

Finalista: LLYC Case: O retorno do Boeing 737 MAX: Da comunicação à decolagem

Finalista: Nova PR Case: Representatividade #TemNoMagalu - Estratégia da agência Nova PR para o lançamento do Trainee Exclusivo para Negros do Magalu

Finalista: VIANEWS Hotwire Case: McAfee: Ensinando pessoas a se protegerem no ambiente online durante a pandemia

 

Categoria: Comunicação Digital

Finalista: BCW Case: Campanha AstraZeneca & BCW Brasil: “O normal mudou, o câncer não!”

Finalista: CDN Comunicação Case: Comunicação digital transparente e descomplicada a serviço da vida!

Finalista: Edelman Brasil Case: Nível WhataHellmann’s de Saborosidade.  O sabor que você sempre curtiu, mas nunca conseguiu descrever

Finalista: Loures Consultoria Case: AMBEV - #OrgulhoResiste

Finalista: VIANEWS Hotwire Case: Autopass: Simplificando o dia a dia dos passageiros na pandemia

 

Categoria: Comunicação Integrada

Finalista: JeffreyGroup Case: Eu separo, você separa, nós reciclamos

Finalista: LLYC Case: Abrace o raro

Finalista: RPMA Comunicação Case: Motorola: Tecnologia com propósito

Finalista: TV1 Case: Falar Pode Mudar Tudo 2021: Uma causa da Libbs Farmacêutica pela conscientização da importância da fala, da empatia e da escuta ativa para o acolhimento de pessoas com transtornos mentais

Finalista: Weber Shandwick Case: TINDER – Conexões durante o isolamento

 

Categoria: Comunicação Interna

Finalista: BCW Case: Comunicação Interna: One Intel Brasil na era do home office

Finalista: Ideal H+K Strategies Case: Minha Casa - Boehringer Ingelheim

Finalista: Máquina Cohn & Wolfe Case: Case Sephorall - Comunicação Interna 2021

Finalista: RPMA Comunicação Case: Coca-Cola FEMSA: é sobre acolhida! Uma empresa que coloca as pessoas em primeiro lugar

Finalista: Weber Shandwick Case: A Comunicação da Nespresso como meio de alavancar a cultura e o senso de pertencimento do colaborador

 

Categoria: Evento de Comunicação

Finalista: Máquina Cohn & Wolfe Case: Volkswagen: O maior lançamento de comunicação 100% digital do segmento automotivo

Finalista: RPMA Comunicação Case: Do micro ao macro (Lançamento Corolla Cross)

 

Categoria: Gestão de Situações de Emergência

Finalista: RPMA Comunicação Case: Hub de apoio para caminhoneiros: Transformando a realidade social e acesso à saúde

 

Categoria: Mídia Corporativa

Finalista: FSB Comunicação Case: Report Covid-19: um boletim de utilidade pública

Finalista: RPMA Comunicação Case: Dafiti: Um salto para o futuro. Apresentando ao público o maior centro de distribuição automatizado do setor de e-commerce de moda da América Latina

 

Categoria: Pesquisa de Comunicação

Finalista: LLYC Case: Future Leaders

Finalista: Weber Shandwick Case: A Comunicação da Nespresso como meio de alavancar a cultura e o senso de pertencimento do colaborador

 

Categoria: Projeto Especial

Finalista: Edelman Brasil Case: Movimento Falar Inspira Vida: Uma mobilização idealizada por Janssen junto a organizações referência em saúde mental que está mudando o tom da conversa sobre depressão

Finalista: Imagem Corporativa Case: “Na Minha Pele – Histórias de quem vive com dermatite atópica”: livro reportagem de Chico Felitti e série de podcasts e vídeos

Finalista: JeffreyGroup Case: Faça Parte – Comece o que não tem preço

Finalista: LLYC Case: Histórias da Dutra

Finalista: MSL Andreoli Case: Covid 19 e a comunicação ativa durante todo o ciclo de pandemia

 

Categoria: Relacionamento com Influenciadores

Finalista: CDI Comunicação Case: 60 anos do Instituto Jô Clemente, antiga Apae de São Paulo

Finalista: Loures Consultoria Case: AMBEV - #OrgulhoResiste

Finalista: Ideal H+K Strategies Case: Uber Drives – Uber

Finalista: Máquina Cohn & Wolfe Case: Relações com influenciadores para a C&A durante o BBB21

Finalista: RPMA Comunicação Case: Polenghi - Hub de Influenciadores

 

Vertical Organizações Empresariais

 

Categoria: ESG – Environmental, Social and Governance

Finalista: CNI - Confederação Nacional da Indústria Case: Inclusão Social

Finalista: CTG Brasil  Case: Trilhando a transformação: Inovações sociais para o turismo sustentável Agência: Ashoka Empreendedores Sociais

Finalista: Dow Case: A potência de um programa 100% inclusivo Agência: Agência Oribá

Finalista: Gerdau Case: Na Gerdau, nossos valores se mostraram ainda mais sólidos, por meio da nossa intensa atuação nos projetos sociais, representados pela letra “S” do ESG

Finalista: SAP Brasil Case: ESG para todos Agências: PAN Visual Content, Imagem Corporativa e Arbex Consultoria

 

Categoria: KPIs de Comunicação / Demonstração de Resultados

Finalista: Biogen Case: O raro também pode acontecer Agência: Edelman Brasil

Finalista: CTG Brasil Case: Reputação 360°– Medindo retorno sobre investimento (ROI) em Comunicação Agência: MassMedia

Finalista: JLL Case: Reimaginando o mercado imobiliário corporativo a partir da exposição na imprensa Agência: Rede Tecere

Finalista: John Deere Case: Dashboard John Deere: Relatório automatizado de comunicação corporativa 360º que traz a efetividade do time e o impacto da marca nos principais canais de comunicação Agência: CDI Comunicação

Finalista: Tecban Case: Como a TecBan atuou para que o auxílio emergencial chegasse na população que não tem acesso aos serviços bancários Agência: Máquina Cohn & Wolfe

 

Categoria: Projeto Especial

Finalista: Banco do Brasil Case: Cultura analítica e Journalism Thinking elevam satisfação na comunicação interna do Banco do Brasil

Finalista: BASF S/A Case: Somos BASF 2020 Agência: Máquina Cohn & Wolfe

Finalista: BASF S/A Case: Além da Hashtag Agência: Máquina Cohn & Wolfe

Finalista: CNI - Confederação Nacional da Indústria Case: Hub de Mídias Sociais da Indústria

Finalista: GM South America Case: Os desafios para o lançamento do Onix RS e Onix Plu Midnight: Uma estratégia conectada aos atributos do produto e da marca GM Agência: Weber Shandwick

 

Categoria: Propósito Empresarial

Finalista: AIG Case: Diversidade dentro da diversidade – Sensibilização e engajamento do público interno pela comunicação Agência: Connectare Comunicação

Finalista: BASF S/A Case: Pluralidade Suvinil Agência: Máquina Cohn & Wolfe

Finalista: Dow Case: Projeto Ybá: Conservação que Transforma Agência: Agência Oribá

Finalista: Grupo Carrefour Brasil Case: Juntos para Transformar

Finalista: Intel Brasil Case: Diversidade e Inclusão: Do DNA da Intel para o mundo Agência: BCW

 

Categoria: SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor

Finalista: Telhanorte Case: Servir antes de vender: o ‘novo velho normal’ da Telhanorte Agência: Press à Porter

 

Vertical Organizações Públicas

 

Categoria: Campanhas de Utilidade Pública

Finalista: Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo Case: #VacinaJá: comunicação pública e tecnologia a serviço da vida

 

Categoria: Projeto Especial

Finalista: HCFMUSP Case: Dia histórico na Medicina do país: vacinação contra a Covid-19 começa no HCFMUSP

Finalista: Instituto Butantan Case: Comunicação do Projeto S, estudo realizado pelo Instituto Butantan no município de Serrana (SP) para avaliar a efetividade da vacina CoronaVac no controle da pandemia de Covid-19

Finalista: Rio de Janeiro - Gabinete do Prefeito Case: #SóVem

 

PR Internacional

 

Finalista: 4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional e Cavok Case: Pesquisa da Opinião e Análise de Percepção de Marca para The Associated Press no Brasil

Finalista: BCW Case: Supercharge Intel América Latina e Canadá – comunicação supereficiente e humanizada

Finalista: LLYC Case: Carne Paraguaya ¡La conoces y te encanta!

Finalista: VIANEW Hotwire Case: McAfee: Ensinando pessoas a se protegerem no ambiente online durante a pandemia

Finalista: VIANEWS Hotwire Case: Zoom: Conectando pessoas hoje e no futuro (híbrido)

 

 

Comissão de Julgamento – Um júri eclético, plural e diverso

Se bateu recorde de inscrições, com 225 cases, a edição 2021 do Prêmio Jatobá PR também registrou recorde de jurados. Prestigiaram de forma voluntária a premiação, com seu talento e know-how, 66 jurados dos mais diferentes segmentos da comunicação corporativa, entre grandes agências, agências-butique, comunicação empresarial, comunicação pública, academia, mercado e imprensa. Do total, temos 39 mulheres e 27 homens, uma proporção bem próxima do que se vê já há muito tempo na atividade. Além disso, temos jurados de várias regiões brasileiras e também do exterior; colegas jovens, em meio de carreira e veteranos; de diferentes etnias; empreendedores, consultores independentes, executivos de carreira, professores. Uma diversidade que enriquece a premiação e transforma seus resultados na síntese do que é hoje a atividade no País.

Aqui você confere quem são eles, em ordem alfabética: Alexandre Tsuneta (XCOM); Alessandra Ber (TIM); Ana Beatriz Schauff (FreschPR); Ana Gabriela Dias Cardoso (Usiminas); André Degasperi (Archer Daniels Midland Company); André Duarte (LGA); Andressa Scaldaferri (Edelman Brasil); Angélica Consiglio (Planin); Armando Medeiros (ABC Pública); Caio Bamberg (Ketchum); Carolina Prado (Intel); Daniel Marinho (Consultor Independente); Denise Klein (Tríade Comunicação); Elaine Lina de Oliveira (Professora e Consultora); Elaine Rodrigues (BCW Brasil); Elizeo Karkoski Pereira (P3K Comunicação); Fátima Turci (Consultora Independente); Fernando Thompson (Consultor Independente); Fernão Silveira (Stellantis); Flávia Rios (Rede); Flávio Castro (FSB); Flávio Valsani (Hill+Knowlton Brasil); Gerson Penha (Kubix); Gilceana Soares Moreira Galerani (Embrapa); Graziela Voltarelli (CDI); Guilherme Scarance (Vale); Guilhermo Benitez (Engaje Comunicação); Gustavo Diamantino (Press à Porter Gestão de Imagem); Isabel Rodrigues (R&F Comunicação); Ivan Accioly (IAA Comunicação); Iza França (Content.PR/MD); Jamir Kinoshita (Consultor Independente); Liège Camargos (Partners); Lilian Dorighello (Unilever); Luana Raggio (CDN); Luis Joly (JeffreyGroup); Marcelo Mendonça (Fato Relevante); Marcia Goglovski (RPMA Comunicação); Marcos André Borges (VSM Comunicação); Mariana Lemos (Unisys); Mariana Scalzo (McDonald’s); Marília Stabile (Map); Marina Zveibil (Amazon); Mônica Vac (MSL Brasil); Monique Melo (Texto & Cia); Nêmora Reche (Syngenta); Patrícia Marins (Oficina); Paula Nadal (Ideal H+K Strategies); Ranny Alonso (UnitdHealth/Amil); Regina Augusto (Meio & Mensagem); Regiane Braz (Banco BS2); Renata Asprino (Máquina CW); Roberta Lippi (Brunswick); Rodolfo Araújo (United Minds); Rodrigo Vilar (OEC); Rogério Franco (Abraciclo); Rose Campos (Ecos do Meio); Rosenildo Ferreira (1Papo Reto); Rubia Sammarco (Pirelli); Sandro Rego (Consultor Independente); Silene Chiconini (Banco BNP Paribas); Solange Fusco (4Trust Comunicação); Thais Germano (Consultora Independente); Thilde Rocha (Link Comunicação); Thyago Mathias (LLYC); Venicius Gonçalves (Sanofi).