Divulgação
Silvia Penna está na Uber há 5 anos e encara novo desafio com momento conturbado da empresa.
Após deliberar por cinco meses, avaliando nomes para ocupar a função de Diretora Geral, a Uber Brasil anunciou quem irá substituir Claudia Woods, que deixou o comando da operação local do aplicativo de transporte no primeiro semestre de 2021. A veterana Silvia Penna, com cinco anos de casa, assume o cargo de um dos maiores nichos da plataforma: são 22 milhões de usuários e 1 milhão de motoristas.
Silvia já tem seu primeiro desafio como Diretora Geral. Uber passa por um momento conturbado com o aumento do combustível no país. Motoristas do aplicativo vinham selecionando cada vez mais suas corridas, o que acarretou em constantes reclamações dos usuários que tinham suas corridas canceladas e maior tempo de espera. Mais de 1,6 mil motoristas foram excluídos da plataforma da Uber como penalidade.
Parte da empresa desde 2016, Silvia ocupava o cargo de gerente-geral de operações do Brasil desde junho de 2020 no auge da pandemia, que fez as viagens com motoristas da Uber despencarem e colocou em evidência a operação de delivery da companhia, que é tocada pelo executivo Daniel Colunga no Brasil.
“Estou muito feliz e honrada em assumir a responsabilidade de conduzir o negócio no maior mercado em volume de viagens da Uber no mundo. Sei que a extensão e a complexidade dos meus desafios são tão grandes quanto a escala do nosso negócio no país”, disse Penna, em mensagem enviada a funcionários da Uber no Brasil.
Silvia é engenheira civil de formação pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Administração pela Fundação Instituto de Administração – FIA. Em sua carreira, acumula passagens por MRV Engenharia, OEC, OR e Gradus.