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Aumenta o consumo de Rádio por meio de canais diversificados

Segundo o estudo Inside Radio 2021, realizado pela Kantar IBOPE Media, a população brasileira está consumindo áudios por diversas fontes, e dentro deste cenário, mostra caminhos para a publicidade no meio

Divulgação

O estudo Inside Radio 2021, realizado pela Kantar IBOPE Media, mostrou que 80% dos brasileiros consome rádio. No total, concluiu-se que três a cada cinco brasileiros ouvem rádio todos os dias, com uma média de tempo diário que fica em torno de 4 horas e 26 minutos.

O estudo Inside Radio 2021, realizado pela Kantar IBOPE Media, mostrou que 80% dos brasileiros consome rádio – um crescimento de dois pontos percentuais em relação ao resultado obtido na última edição do levantamento, realizado no ano passado. No total, concluiu-se que três a cada cinco brasileiros ouvem rádio todos os dias, com uma média de tempo diário que fica em torno de 4 horas e 26 minutos.

A amostragem escolhida para a pesquisa foi a população ouvinte de rádio de 13 regiões metropolitanas do país: Belo Horizonte, Campinas, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Fortaleza, Recife, Salvador, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Goiânia e Distrito Federal. De acordo com a Kantar, tais áreas são responsáveis por 75% do investimento em mídia no Brasil.

A pesquisa concluiu que a região Sul é a que mais ouve rádio (85%), seguida pela região Nordeste (81%), Centro-Oeste e Sudeste (ambas com 80%). Vale destacar que todas as regiões apresentaram aumento de consumo em relação à pesquisa de 2020. Outro ponto a ressaltar é com relação à credibilidade. De 2014 a 2020, a porcentagem das pessoas que confiam no rádio para se manterem informadas variou entre 51% e 45%. Já neste ano, esse resultado saltou para 69%.

A pesquisa também identificou que o perfil dos ouvintes é equilibrado, sendo 52% de mulheres e 48% de homens. A classe C é a que mais consome rádio (43% de todo o público), predominando sobre as classes A e B (40%). Em termos de idade, o destaque fica por conta do público com mais de 60 anos (21%), contra 20% de adultos entre 30 e 39 anos, e 19% de 40 a 49.

No que diz respeito aos lugares em que o áudio é consumido, o Inside Radio Kantar 2021 apontou que a própria casa é citada por 71% das pessoas, seguida do carro (24%), e outros locais (10%). Trajeto e trabalho aparecem com as menores porcentagens (8% e 2%, respectivamente).

Atualmente, existem diversos canais de transmissão de áudio, o que justifica o aumento em seu consumo. Para 10% da população, a internet é o canal principal. Neste ambiente digital, o celular de destaca como o device mais utilizado pelos consumidores (66%), seguido do computador (37%), enquanto que os demais equipamentos são citados por apenas 8%.

Com relação ao conteúdo, o consumo de músicas e outros tipos de áudio através do YouTube é feito por mais da metade das pessoas (59%). Em seguida, aparecem músicas em apps de streaming – como Spotify e Deezer (37%); podcasts (31%) – um aumento de 32 pontos percentuais se comparado ao ano passado – e rádio online (18%). Neste cenário em específico, a faixa etária que se destaca entre os ouvintes é a de jovens entre 20 e 39 anos, das classes A e B.

Para Giovana Alcantara, Diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media, o rádio se expande por meio de sua capacidade de unir o melhor dos dois mundos, no caso, a credibilidade e o companheirismo do dial com o dinamismo do online. “Essa audiência conectada, que gosta de ouvir rádio pelo celular ou no computador, também precisa ser compreendida pelas emissoras anunciantes”, afirma a executiva.

 

Publicidade por áudio

O Inside Radio 2021 destaca ainda a força da diversidade de canais como forma de ampliar oportunidades para marcas e anunciantes. A Kantar estabeleceu um ranking dos formatos que mais captam a atenção dos ouvintes: comerciais aparecem em primeiro lugar, com 50%; em seguida vem promoções na programação da emissora (28%); ações publicitárias feitas por locutores durante programas de rádio (26%); anúncios inseridos na playlist do aplicativo que os consumidores estão escutando (21%); e, por fim, anúncios feitos durante podcasts (10%).

Entre os setores que mais investem em anúncios no meio, serviços ao consumidor, comércio e financeiro/securitário concentram, juntos, quase dois terços de todas as verbas destinadas à publicidade (65%). Em seguida vem o segmento farmacêutico (5,8%) e telecomunicações (5,1%). Segundo a Kantar, quase 5 mil anunciantes investiram em publicidade no rádio – dos quais 2.376 veicularam anúncios exclusivamente no meio.

O estudo termina relembrando o boom dos aplicativos destinados exclusivamente a áudio. De acordo com dados do SensorTower, o Clubhouse somou mais de 10 milhões de downloads só no mês de fevereiro deste ano. O Twitter e o Facebook seguiram a mesma estratégia de criação de espaços dentro das plataformas destinadas a canais de conversas, com o Spaces, Soundbite e Live Audio Romes, que vão desde salas de discussão, até ferramentas de reprodução de podcasts.