O gerente de transição de carreira da Thomas Case & Associados, Alexandre Louro Pires é o convidado do Inclusive dessa semana
O foco agora é informação e prestação de serviço... está na hora de Inclusive, aqui na Rádio Mega Brasil Online!
Empresas têm valorizado o profissional mais maduro, algumas com processos de trainee exclusivos. Especialista da Thomas Case & Associados indica caminhos para encontrar uma posição no mercado de trabalho
Mesmo que a expectativa de vida do brasileiro tenha crescido quase sete anos desde 2000 e as normas para se aposentar tenham se enrijecido, os fifties – profissionais com 50 anos ou mais – ainda sofrem muito com os desafios e dificuldades na hora de procurar uma vaga no mercado de trabalho.
Apesar desse cenário, a “juniorização” vivenciada nos últimos anos em ambientes corporativos acarretou certas mudanças na perspectiva dos empresários no que diz respeito à contratação de pessoas maduras. Recentemente, grandes multinacionais anunciaram processos seletivos exclusivos para pessoas com mais de 50 anos.
Segundo Alexandre Louro Pires, Gerente de Transição de Carreira da Thomas Case & Associados, há algum tempo, os profissionais mais jovens assumem determinadas posições em prol da retenção de salários e do alto grau da ideia de tecnologia. Atualmente, as empresas têm valorizado a experiência, trajetória sólida e comprovadamente ótima em entregas. Não existe mais espaço para o erro, a competitividade entre organizações está cada vez mais alta e a estratégia assertiva se faz necessária.
Diante desta realidade, muitas dúvidas podem surgir do lado de quem está em busca de novas oportunidades: como saber qual a vaga certa para mim? Devo fazer algo para me preparar? Pensando nisso, o especialista separou as principais dicas para facilitar a recolocação.
Como se destacar em um mercado de trabalho tão concorrido?
“Hoje em dia, o mercado de trabalho carece de profissionais que ostentam musculatura de carreira, baseando-se em entregas dentro da trajetória e demonstrando vigor competitivo para entregar uma gestão estratégica. Logo, se você possui esses atributos, com certeza já está um passo à frente de outros candidatos”, explica o gerente.
Quais características são fundamentais para conquistar a vaga desejada?
Para Pires, “existem alguns fatores indispensáveis para as empresas no momento de contratação. Nesse sentido, é de fundamental importância se manter atualizado aos métodos e linguagens atuais, novas tendências, cenários de carreira e mercado de atuação”.
Como devo me preparar para participar de um processo seletivo?
Antes de participar de uma entrevista, recomenda-se alinhar um discurso de apresentação seguro, que demonstre seus KPIs, relate seus cases de sucesso e apresente seu assertivo modus operandi, além de demonstrar sua disposição para aprender com as novas práticas e cultura da organização.
O especialista também aconselha àqueles profissionais 50+ que buscam transicionar para uma nova área de atuação: “O perfil maduro tem muito a oferecer. Tendo em vista a reforma previdenciária, um panorama de mais 20 anos é real. Em geral, os fifties já ocuparam várias carreiras, possuem um catálogo ‘multidisciplinar’ e podem facilmente ocupar posições distintas, mesmo que possuam um grande talento ou performance”.
Ainda, completa: "Para analisar essa transição, é essencial identificar sua trajetória como um todo, suas entregas ao longo da carreira e suas âncoras. Quais são seus valores? Em que se baseia quando pensa em tracionar seu próximo ciclo profissional? Sua mobilidade geográfica, sua posição hierárquica e sua disposição para contribuir mesmo quando eventualmente esteja abaixo de uma posição que já ocupou na sua trajetória, também são fatores que devem ser considerados”.
Existem muitas vantagens na contratação de um profissional experiente. Pessoas que já erraram no passado, agora não erram mais. Elas possuem inteligência e resiliência na gestão de equipe, atalhos e foco no objetivo final da organização.
O programa Inclusive é apresentado pela jornalista Rosa Buccino todas as quintas, às 15h, com reapresentações as sextas, às 9h, e aos domingos, às 14h, na Rádio Mega Brasil Online.
O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.