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AB InBev abre processo de concorrência global para escolher sua próxima agência de mídia. A disputa será entre Dentsu, Publicis Groupe e WPP, agências com quem a companhia já trabalha

Divulgação

De acordo com o Ad Age Datacenter, só em 2020, a empresa – detentora de marcas como Budweiser, Stella e Corona – investiu cerca de US$ 4,7 bilhões em publicidade, e atualmente figura na 11ª posição entre os maiores anunciantes do mundo.

A Anheuser-Busch InBev (AB Inbev), multinacional de bebidas e cervejas, iniciou um processo de concorrência global para redefinir suas agências de mídia parceiras. A disputa, no entanto, será apenas entre as agências com quem a companhia já trabalha, no caso, Dentsu, Publicis Groupe e WPP.

De acordo com o Ad Age Datacenter, só em 2020, a empresa – detentora de marcas como Budweiser, Stella e Corona – investiu cerca de US$ 4,7 bilhões em publicidade, e atualmente figura na 11ª posição entre os maiores anunciantes do mundo.

A disputa acontece meses depois da AB InBev ter escolhido a Epsilon, do Publicis Groupe, para ser sua agência de dados nos Estados Unidos e nos demais mercados. Tal renovação das parcerias publicitárias ocorre após um intenso processo de revisão das práticas de mídia e dados na companhia, liderado pela consultoria MediaSense. No momento, a empresa optou por continuar com suas agências de mídia, estendendo os contratos que haviam expirado em 2019.

Porém, a AB InBev pretende acompanhar de perto uma revisão mais completa, e para tanto, contratou a MedialLink para realizar a tarefa. Segundo uma porta-voz da empresa, deverão ser selecionadas uma ou mais agências.

Essa próxima etapa de nossa transformação exige que a gente combine nossas capacidades internas com o ecossistema externo de mídia e de dados para permitir uma compreensão mais profunda dos consumidores, e a criação de campanhas que engajem as pessoas de formas mais significativas e relevantes. Convidamos as agências parceiras para esse processo, e teremos atualizações na primavera (de março a junho) de 2022”, comentou Luiz Barros, VP Global de Mídia e Excelência de Dados da AB InBev.

A última revisão de agências de mídia feita pela companhia foi em 2017, quando a Vizeum, da Dentsu, conquistou o planejamento de mídia e os direitos de compra nos Estados Unidos, Canadá, Europa e África. A Starcom, agência de mídia da Publicis, se encarregou de Colômbia e região Ásia-Pacífico, enquanto a MediaCom, do WPP, ficou com as regiões das Américas do Sul e Central.

O mundo evoluiu desde nossa última concorrência, há cinco anos, com a Covid acelerando as tendências emergentes de consumo como novos comportamentos e ocasiões de compras, adoção e aceleração de e-commerce, transformação do trade, e como as pessoas engajam com conteúdo em diferentes telas e plataformas. Sabemos que as habilidades dos nossos parceiros também mudaram nos últimos cinco anos, e, por isso, estamos procurando garantir o aproveitamento das ferramentas certas e dos serviços com nosso modelo de operação”, disse a AB InBev, em comunicado.