Logo Logo Logo Logo Logo

“Também sou EconomistA”

Iniciativa inclui profissionais mulheres nos debates e análises de mídia por meio de um banco de dados que reúne 72 nomes para que profissionais da imprensa possam consultar fontes femininas com olhares distintos sobre questões que costumam ser comentadas por fontes masculinas

Divulgação

O perfil “Também sou EconomistA” surgiu com o objetivo de interromper o ciclo em que só economistas homens são chamados para participar de entrevistas e debates. Além de tornarem-se conhecidos, e, consequentemente, de acesso mais recorrente a outros jornalistas.

O “Também sou EconomistA” é uma iniciativa criada pela economista Ana Luiza Pessanha, em 2020. Desde o começo da pandemia e da quarentena, observou-se o boom de lives e entrevistas sobre assuntos relacionados à Economia. Entretanto, assim como muitas de suas colegas de profissão, Ana Luiza ficou indignada com o fato de os debates serem compostos majoritariamente por homens brancos.

Estávamos em 2020, mas parecíamos estar no século passado”, afirma Ana. Na época, a economista já participava de um grupo de WhatsApp com outras 218 economistas mulheres, e ficou pensando em uma forma de levar adiante a voz dessas mulheres tão qualificadas.

Também foi criada uma planilha que já conta com 72 nomes de economistas mulheres, onde as especialistas são separadas por raça, nível de escolaridade, e pelos temas nos quais elas estariam confortáveis em discutir. “Fica o convite a todos e todas as profissionais de imprensa que gostariam de contribuir para dar voz a mulheres e suas expertises”, diz Ana.

Uma das soluções possíveis era tão simples que a motivou a executá-la na mesma hora: criar um perfil no Twitter. Amplamente utilizada por acadêmicos e jornalistas, a rede social foi o canal para compartilhar um formulário de inscrição na base de especialistas, além de divulgar lives e reportagens que contassem com essas mulheres como fontes.

O perfil “Também sou EconomistA” surgiu com o objetivo de interromper o ciclo em que só economistas homens são chamados para participar de entrevistas e debates. Além de tornarem-se conhecidos, e, consequentemente, de acesso mais recorrente a outros jornalistas. Pensando em como contribuir para facilitar a conexão entre economistas mulheres e jornalistas que cobrem debates socioeconômicos, foi criado esse perfil do Twitter para deixar disponível a base com os dados das economistas que se cadastraram.

 

Link perfil do Twitter: https://twitter.com/soueconomistA

Link base de dados de especialistas: https://bit.ly/dados_economistAs

Link inscrição para especialistas em Economia ou áreas correlatas de Política Pública: https://t.co/UWA2Dtmeao?amp=1