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L’Oréal apresenta “StandUp”, plataforma de combate ao assédio sexual

Em parceria com a organização Hollaback! e demais parceiros, a empresa passa a oferecer no Brasil treinamento mundial contra a incitação e prática da violência feminina

Divulgação

O treinamento da plataforma mundial é baseado na metodologia “5D” – distrair, delegar, documentar, direcionar e dialogar – já existente, e que consiste em viabilizar a intervenção de uma situação de assédio sexual.

Recentemente, a L’Oréal apresentou ao público a plataforma “StandUp”, que propõe um treinamento pelo combate ao assédio sexual no Brasil. A iniciativa foi desenvolvida pelo movimento global contra o assédio Hollaback!, cuja atuação tem por objetivo garantir direitos igualitários para mulheres em espaços públicos.

A nova iniciativa foi apresentada em uma coletiva de imprensa realizada pela L’Oréal, e mediada pela atriz Taís Araújo, embaixadora da marca há 12 anos, ao lado da Diretora, Laura Parkinson; e da Head de Comunicação, Sustentabilidade e Diversidade, Helena Bertho. Também marcaram presença no evento Gabi Lohan, mulher transexual e embaixadora digital de L’Oréal Paris, e demais convidadas, como a pesquisadora Djamila Ribeiro. “Mais do que uma marca feminina, a gente se posiciona como uma marca feminista”, ressalta Laura Parkinson a respeito do propósito da marca em relação a ação.

O treinamento da plataforma mundial é baseado na metodologia “5D” – distrair, delegar, documentar, direcionar e dialogar – já existente, e que consiste em viabilizar a intervenção de uma situação de assédio sexual. Laura reforça também que a marca visa atingir um público abrangente a partir de parcerias – como com a organização Think Olga – e defende ainda a posição de que “Você vale muito” como compromisso da empresa em ser parte da transformação da sociedade, sobretudo pelos direitos das mulheres. “Estamos buscando com esse movimento criar um pacto social: chega de assédio nas ruas. Esse é o poder da educação. Somos testemunhas de muitas situações, e precisamos ‘stand up’, se posicionar para que isso não aconteça”, diz Laura.

No Brasil, a iniciativa é reforçada por estatísticas relevantes em relação ao tema. Maíra Liguori, Diretora de Impacto do Think Olga, destacou que o país está em 5º lugar no ranking mundial de Feminicídio, além de ter apresentado um aumento de 25% nas denúncias de importunação sexual. “Há mais ou menos 10 anos esse assunto começou a ganhar fração; as ruas e as mulheres começaram a ver que isso não é normal, que não devemos aceitar caladas”, apontou Maíra.

A L’Oréal também contou com o apoio da acadêmica, filósofa e feminista, Djamila Ribeiro. Para ela, é importante romper com a ideia de universalidade feminina, uma vez que existem vários conceitos em ser mulher. “Quando a L’Oréal traz a luz para essas questões, amplifica o trabalho que nós, e uma série de organizações, fazemos na base. Juntamos forças para ampliar essa corrente de conscientização”.

 

O poder da comunicação

O principal objetivo da companhia é educar a sociedade por meio da força e potência da marca de L’Oréal. Segundo Helena Bertho, Head de Comunicação, Sustentabilidade e Diversidade, a iniciativa começou dentro do ambiente organizacional, para que a própria empresa fosse, primeiramente, um ambiente seguro e inclusivo para mulheres. Para ela, a comunicação é essencial para que mudanças sejam feitas, e reforça que a publicidade é capaz de criar representações sociais, além de validá-las e reforçá-las.

Tudo isso que estamos fazendo é uma jornada de uma marca que há 50 anos está contando que mulheres valem muito – e quando falamos de mulheres, estamos falando de todas as mulheres. Não é mais sobre representatividade; é sobre proporcionalidade e narrativas plurais. Não posso ter uma mulher representando o todo porque não dá conta”, afirma Helena.

Desenvolvida pela WMcCann, a campanha, que tem como mote “Autoestima em primeiro lugar”, irá representar todo o movimento nas ações de comunicação, reforçando a missão da L’Oréal e destacando a metodologia dos “5Ds”. “Quando observamos um caso de assédio sem intervir, indiretamente aumentamos o trauma da pessoa que está sendo assediada, além de reforçar ao assediador que seu comportamento é aceitável”, afirma Luiza Portella, Diretora de Planejamento Estratégico da agência. “Essa campanha vem para interromper essa dinâmica, propondo tomada de consciência da sociedade e ação, através da informação e do treinamento dos 5 D’s”, complementa.

Ainda como parte do plano de comunicação, a L’Oréal Paris irá patrocinar, em parceria inédita, a leitura de materiais que abordarem como tema central o tema “assédio” nas reportagens dos principais títulos da Editora Globo e da Globo Condé Nast. Por fim, informações relacionadas ao assédio sexual também estarão contidas nas embalagens de produtos da marca.