Logo Logo Logo Logo Logo

O que o Brasil precisa fazer para atingir meta de emissões até 2030?

Para Marcus Nakagawa (foto), Coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental, as políticas públicas são essenciais para se alcançar os objetivos

Divulgação

No dia 20 de outubro, o Senado aprovou um projeto de lei que, na opinião de especialistas ambientais, leva a um retrocesso na política de clima do país, pois está desalinhado ao Acordo de Paris, que estabelece que os países devem garantir a progressividade de suas metas.

O Brasil precisa criar políticas públicas eficazes para cumprir a proposta anunciada pelo Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, de elevar a meta de corte de emissões de gases de efeito estufa, de 43% para 50%, até 2030. A opinião é de Marcus Nakagawa, Coordenador do Centro de Desenvolvimento Socioambiental – CEDS ESPM.

Minha sugestão é que o Brasil faça acordos nacionais com as organizações ambientalistas, controle o desmatamento e as queimadas, dê incentivos fiscais para o investimento em energia renovável, crie fontes para crédito de carbono, para que, dessa forma, consiga a meta anunciada nos próximos nove anos”, diz Nakagawa. “Ações governamentais serão mais do que necessárias para que o país não fique apenas no discurso”.

No dia 20 de outubro, o Senado aprovou um projeto de lei que, na opinião de especialistas ambientais, leva a um retrocesso na política de clima do país, pois está desalinhado ao Acordo de Paris, que estabelece que os países devem garantir a progressividade de suas metas. A projeção das emissões e o detalhamento das ações para alcançar a meta ficarão a cargo de um decreto presidencial a ser editado.