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TIM lança guia antirracista no Mês da Consciência Negra

Mês da Consciência Negra na TIM tem guia antirracista, programa de indicação de pessoas negras e batalha de poesias. Operadora ratifica sua participação na Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero com ações em prol da inclusão de pessoas negras e combate ao racismo.

Divulgação

Mês da Consciência Negra na TIM tem guia antirracista, programa de indicação de pessoas negras e batalha de poesias. Operadora ratifica sua participação na Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero com ações em prol da inclusão de pessoas negras e combate ao racismo.

No mês da Consciência Negra, a TIM vem mantendo uma ampla campanha em suas redes sociais para promover inclusão das pessoas negras no mercado de trabalho e envolver toda a sociedade em ações de conscientização e valorização da cultura negra. A iniciativa, que alcança o público interno e externo, irá acontecer até o fim de novembro e conta com o lançamento de um Guia Antirracista, documento gratuito elenca as principais questões enfrentadas pela população negra no país. A ferramenta fica visível somente quando o usuário digita seus textos em redes sociais ou aplicativos de comunicação, por exemplo, e destaca as expressões inadequadas. Ao clicar em cima delas, explica por que são consideradas discriminatórias e oferece opções para substituição. Outras ações são o programa de indicação de pessoas negras para vagas na empresa e um slam, como são conhecidas as batalhas de poesias, apresentado pelo rapper Xamã.

A campanha oficializa a entrada da TIM para a Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, que reúne cerca de 100 companhias brasileiras para troca de experiências e estimula políticas públicas e práticas corporativas em prol da inclusão e diversidade nas organizações. A operadora quer ter, no mínimo, 40% de pessoas negras em seu quadro profissional até 2023 e, para isso, realiza ações como o atual programa que incentiva colaboradores a indicar esse público para vagas na empresa.

Para contextualizar suas iniciativas, a TIM realizou uma pesquisa por meio da sua plataforma TIM Ads, com a participação de mais de 260 mil clientes. Os números comprovam que o caminho ainda é longo: 45% das pessoas que responderam contam já terem sofrido ou presenciado um episódio de racismo no trabalho. Dentre as que se autodeclararam negras ou pardas, 55% relatam já terem perdido ou conhecido alguém que perdeu uma oportunidade de emprego por conta de sua raça. Apenas 24% do total de respondentes consideram o seu ambiente de trabalho inclusivo e 57% acreditam que o racismo está aumentando ou permanece igual no Brasil.

A campanha da TIM nas redes sociais terá como mote “imagine que é possível amplificar a voz contra o racismo” e usará o slam para reforçar o engajamento de toda a sociedade no combate ao racismo.