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Sob a temática “Diversidade e Inclusão”, o evento tem como principal objetivo ouvir as empresas sobre suas políticas de Inclusão e Diversidade, focando em marcas, não em pessoas, gêneros ou segmentos.
O Seminário Mega Brasil Benchmarking 2021 começou. Sob a temática “Diversidade e Inclusão”, o evento tem como principal objetivo ouvir as empresas sobre suas políticas de Inclusão e Diversidade, focando em marcas, não em pessoas, gêneros ou segmentos.
Com base no que for apresentado aqui, será possível aprimorar nossas políticas e processos, observar pontos positivos e avanços naquilo que já tem sido feito em nossas empresas, e, assim, aprimorar não apenas os conceitos, mas nossa consciência e nossas atitudes em relação ao tema em nossa sociedade.
E neste primeiro dia de troca de experiências e aprendizado, o Mega Brasil Benchmarking contou com as participações das empresas Localiza, Gerdau e Stellantis, cada uma delas trazendo para o público um pouco sobre as ações e estratégias desenvolvidas pelas companhias sobre a questão da promoção e incentivo às práticas de Diversidade e Inclusão.
A primeira palestra do dia ficou a cargo da Localiza, com a porta-voz Kelly Dauanny, Analista de Sustentabilidade Sênior e responsável pelo Programa de Diversidade e Inclusão.
Em sua apresentação, a executiva ressaltou o que a empresa vem fazendo para promover maior diversidade e inclusão dentro e fora da companhia, que adotou o slogan “Com você, construindo o futuro da mobilidade sustentável”.
O trabalho de reestruturação dos valores da Localiza teve início em 2018, com a redefinição da cultura de sustentabilidade, mais os valores da Localiza. Com o apoio da liderança sênior e a consultoria Mais Diversidade, foi definido um plano de ação.
O Comitê de Diversidade e Inclusão da Localiza atua com base em cinco frentes prioritárias; frentes essas, que permeiam todas as ações da empresa relacionadas ao tema. São elas: equidade de gênero, LGBTI+, migrantes e pessoas em refúgio, pessoas com deficiência e raça.
Segundo Kelly, a comunicação corporativa foi a origem e o motor do engajamento do Programa de Diversidade e Inclusão. Hoje, todas as equipes se sentem muito mais preparadas para abordar tais questões, além de se sentirem mais à vontade para trazer o assunto de maneira natural.
Dentre as diversas ações de Diversidade e Inclusão promovidas pela Localiza, a executiva citou como exemplo: cursos de automobilística para mulheres em situação de vulnerabilidade; contratações de mulheres para áreas consideradas majoritariamente masculinas; tradução de livros e cartilhas para o francês (visto que muitos dos seus colaboradores provêm de países cuja língua materna é o francês); mapeamento das jornadas de trabalho; disponibilização de veículos acessíveis; campanhas que recriminam o racismo; programas de desenvolvimento profissional voltado para negros e negras; entre outras ações.
Quando se trata de contratar, a executiva reforçou ainda que a Localiza foca na valorização, no respeito e no acolhimento de equipes diversas.
Kelly encerrou sua participação no seminário ressaltando que tais ações e mudanças na cultura da empresa trouxeram impactos e resultados positivos, não só para seus colaboradores, como também para o público. A Localiza foi reconhecida como a 14ª empresa mais mencionada quando o assunto é Diversidade e Inclusão, figurando entre as mais reconhecidas no assunto.
A segunda palestra do dia coube à Gerdau, com a porta-voz Carla Fabiana Daniel, Líder Global de Diversidade e Inclusão.
Em sua apresentação, a executiva ressaltou que, embora a Gerdau seja uma companhia centenária, ela vem se transformando cada vez mais em uma organização mais diversa e inclusiva, uma vez que, segundo ela, tratam-se de questões que fazem parte da cultura da Gerdau, está presente no DNA da companhia.
Sob o mote “Diversidade. O respeito molda o mundo”, a Gerdau vem trabalhando numa mudança de cultura que vem da alta liderança, que está focada nos assuntos relacionados à Diversidade e Inclusão, uma vez que acreditam que o respeito vem de cima para baixo. O trabalho se apoia em duas bases: aumentar a diversidade por meio da introdução de mais mulheres na área, e acolher as diferenças.
Segundo a executiva, a Diversidade é um pilar da jornada de transformação cultural da Gerdau, e para tanto, a companhia criou canais de afinidade, que tem a finalidade de aproximar e ampliar a escuta da empresa sobre as questões relacionadas ao tema, tornando possível, assim, traçar estratégias e ações para melhorar a questão da Diversidade na companhia.
Dentre as ações desenvolvidas pela Gerdau, a executiva destacou programas de combate ao assédio sexual; combate à violência contra a mulher; programa de estágio racial; programa de apoio à mulheres e homens que estejam passando pela experiência da maternidade; aceleração e incentivo de mulheres em cargos de gerência; maior visibilidade de líderes negros; entre outras ações.
Embora a pauta de Diversidade na Gerdau tenha começado a ser discutida somente no final de 2017 – tendo sido estruturada, de fato, dentro da companhia, em 2018 – os resultados já são positivos e promissores.
A executiva encerrou sua participação ressaltando que, em 2021, segundo a revista Exame, a Gerdau aparece como a sétima empresa mais lembrada quando o assunto é ESG, na temática Diversidade e Inclusão, o que contribui para o fortalecimento da imagem da marca no tema.
Encerrando o primeiro dia de evento, a terceira palestra ficou a cargo da Stellantis, por meio do porta-voz Leonardo Barbosa, Head da área de Gestão de Talentos e Performance, Diversidade e Inclusão e Desenho Organizacional para a América Latina.
O executivo iniciou sua apresentação apresentando o cenário complexo em que vivemos. E, mais especificamente, o cenário que a Stellantis vive. Após a fusão recente de duas grandes e distintas empresas – Fiat Chrysler Automobiles e PSA Group – a nova empresa se viu, e ainda se vê, aprendendo a consolidar e traçar uma nova estratégia de ação que englobe a todos os seus colaboradores, e atenda às questões voltadas à Diversidade e Inclusão. Segundo Leonardo, a fusão propõe uma releitura atualizada da forma de atuação da Stellantis, principalmente na América do Sul, que foca não apenas nos produtos, mas nos serviços de acessibilidade. O executivo também ressaltou que todo esse processo fez com que a companhia colocasse as pessoas no centro de suas estratégias, uma vez que isso proporciona visões diferentes e inclusivas.
A Stellantis quer fazer diferente. E para isso, vem traçando uma estratégia que mira 2022 até 2025 de construir uma empresa mais diversa e inclusiva. A empresa foca em quatro pontos principais: equidade de gênero; acessibilidade; negros e negras na liderança; e LGBTQIA+.
As ações de promoção de Diversidade e Inclusão tiveram início em 2020, e como exemplos, o executivo citou os programas de estágio e jovem aprendiz voltados para mulheres, pessoas com deficiência, negros e negras, LGBTQIA+; programas de capacitação e mentoria; semana do Orgulho LGBTQIA+; mês das mulheres; semana da Consciência Negra; entre outras ações.
O executivo reforçou ainda que a legitimidade de todas essas ações só está sendo possível graças ao engajamento das pessoas, por conta do sentimento de pertencimento que elas têm, o que faz com que não se sintam segregadas. Ele finalizou sua participação afirmando que tudo isso proporcionou uma reflexão do negócio: “Impulsionados por nossa diversidade, nós lideramos a maneira como o mundo se move”.
Este foi apenas o primeiro dia do Seminário Mega Brasil Benchmarking. Amanhã (25/11), o evento retorna para mais palestras com mais três convidados representando mais três empresas. São eles: Maria Júlia Azambuja (Itaú), Giacomo Strazza (TIM) e Isabel Faria (GM). Acompanhe o seminário pelo nosso canal no YouTube da Mega Brasil, a partir das 10h.