Divulgação
“A campanha ‘Lugar de Preto’ anda lado a lado com o compromisso que a Raccoon tem com a diversidade. Cada vez mais, as empresas e a sociedade como um todo vêm percebendo a necessidade de promover a igualdade e inclusão, e a importância de valorizar a população negra. Essa é uma das formas pelas quais queremos contribuir com a igualdade de direitos no mercado de trabalho”, destaca Luís Guilherme Oliveira Paulo, Coordenador de Mídia da Raccoon e Líder da AfroChusma – grupo interno da empresa que se dedica ao debate e implementação de iniciativas de diversidade.
A inclusão de pessoas pretas e pardas no mercado de trabalho é uma das pautas mais urgentes na sociedade. Pensando nisso, a Raccoon, agência de digital full service, promove e incentiva ações de apoio e fomento à diversidade étnico-racial, voltadas especialmente para desenvolvimento profissional desses colaboradores na empresa.
De acordo com um levantamento realizado pelo Google em 2020, além da participação no mercado de trabalho, outras pautas emergenciais para a população negra são as discussões sobre racismo estrutural e institucional. A segregação que ocorre no mercado resulta em salários menores – em 2019, o salário médio de trabalhadores negros foi 45% mais baixo que o de trabalhadores brancos, de acordo com os últimos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad/IBGE) –, menos pessoas negras em cargos de diretoria e maior taxa de desemprego.
Entre as iniciativas apoiadas pela agência para mudar essa realidade, está a campanha “Lugar de Preto”, ação do braço educacional da empresa, a Universidade Raccoon. O projeto oferece 500 vagas gratuitas para pessoas pretas ou pardas nos cursos introdutórios da instituição: Introdução à SEO e Marketing de Conteúdo e Introdução às Mídias Pagas.
“A campanha ‘Lugar de Preto’ anda lado a lado com o compromisso que a Raccoon tem com a diversidade. Cada vez mais, as empresas e a sociedade como um todo vêm percebendo a necessidade de promover a igualdade e inclusão, e a importância de valorizar a população negra. Essa é uma das formas pelas quais queremos contribuir com a igualdade de direitos no mercado de trabalho”, destaca Luís Guilherme Oliveira Paulo, Coordenador de Mídia da Raccoon e Líder da AfroChusma – grupo interno da empresa que se dedica ao debate e implementação de iniciativas de diversidade.
As aulas dos cursos oferecidos pela Universidade Raccoon são ministradas por especialistas da agência, como Diretores, Gerentes e Supervisores com grande atuação no mercado. E, entre os tópicos abordados nos cursos, estão ferramentas de SEO, copywriting e auditorias no caso do Marketing de Conteúdo; Facebook Ads; Google Ads e planejamento estratégico no caso das Mídias Pagas. Os alunos têm acesso ao conteúdo durante dois anos, e, após a conclusão do curso, recebem um certificado.
Para Carolina Pereira, Gerente de Projetos da Universidade Raccoon, o racismo estrutural presente em todos os setores da sociedade interfere na presença de pessoas pretas e pardas no mercado. “No Marketing Digital, o cenário não é diferente. Por isso, acreditamos na educação profissionalizante como uma forma de contribuir e promover a inserção desse público no mercado de trabalho. Para combater a desigualdade racial, é essencial adotar medidas antirracistas e tomar atitudes no compromisso com a diversidade”.
Programas de Mentoria
A Raccoon é também uma das apoiadoras do Projeto GOMA, plataforma aberta e gratuita que contribui para que empresas e profissionais aprendam como implementar um programa de mentoria para pessoas negras. Por meio de conteúdo em formato de vídeo, podcast e artigo, o projeto é um forte aliado na capacitação de mentores e mentorados, desenvolvimento de consciência racial e implementação de um modelo de mentoria.
Universidade Raccoon
A Universidade Raccoon é o braço educacional da Raccoon, uma das maiores agências de marketing digital da América Latina. Seu objetivo é capacitar pessoas de qualquer área para que atuem em tráfego pago, SEO e Marketing de Conteúdo, e assim ganhem dinheiro com a profissão do presente, seja como Gestor de Mídias, ou pelo anúncio de seus próprios produtos.