Sob a temática “Diversidade e Inclusão”, o evento teve como principal objetivo ouvir as empresas sobre suas políticas de Inclusão e Diversidade, focando em marcas, não em pessoas, gêneros ou segmentos.
E hoje tivemos o terceiro e último dia do Seminário Mega Brasil Benchmarking 2021. Sob a temática “Diversidade e Inclusão”, o evento teve como principal objetivo ouvir as empresas sobre suas políticas de Inclusão e Diversidade, focando em marcas, não em pessoas, gêneros ou segmentos.
Com base no que foi apresentado aqui, será possível aprimorar nossas políticas e processos, observar pontos positivos e avanços naquilo que já tem sido feito em nossas empresas, e, assim, aprimorar não apenas os conceitos, mas nossa consciência e nossas atitudes em relação ao tema em nossa sociedade.
E neste último dia de troca de experiências e aprendizado, o Mega Brasil Benchmarking contou com as participações das empresas MRV&Co, Sanofi e Intel, cada uma delas trazendo para o público um pouco sobre as ações e estratégias desenvolvidas pelas companhias sobre a questão da promoção e incentivo às práticas de Diversidade e Inclusão.
Os trabalhos de hoje foram abertos com a MRV&Co, representada por Patrícia Spadano, Gestora de Atração de Talentos.
A executiva iniciou sua apresentação enfatizando os motivos que levam a empresa a querer promover um ambiente com mais Diversidade. Segundo ela, isso proporciona funcionários mais engajados, um melhor ambiente organizacional, alavanca a performance, atrai mais talentos, melhora a tomadas de decisões e diminui a rotatividade.
O primeiro tema relacionado à Diversidade e Inclusão a ser abordado na empresa foi o de pessoas com Síndrome de Down. A MRV&Co se empenhou, em parceria com o Instituto Mano Down, em trazer para a companhia colaboradores com Síndrome de Down, para que pudessem se desenvolver profissionalmente. Atualmente, são mais de 600 colaboradores com deficiência, nos mais variados cargos.
Em 2019, foi criado o Comitê de Diversidade, que, alinhado às questões de ESG, permitiu o estabelecimento dos quatro pilares que a MRV&Co trabalha: equidade racial, equidade de gênero, comunidade LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.
Patrícia também reforçou que diversas ações em todos os pilares são realizadas com o objetivo de transformar a MRV&Co em um local mais diverso, uma vez que a empresa acredita que compilar Diversidade e Inclusão é trazer para a sociedade as propostas e ações que a companhia quer mostrar.
Como exemplos, Patrícia citou o programa de trainee exclusivo para pessoas negras; programas de mentoria para mulheres; ações de letramento; canais para ouvir os colaboradores sobre o que eles precisam e esperam da empresa; entre outros.
A executiva finalizou sua apresentação afirmando que, embora ainda esteja no começo, as ações de promoção à Diversidade e Inclusão já vêm mostrando resultados positivos para a MRV&Co, como por exemplo, ajustes de equidade salarial, mais mulheres em cargos de liderança e mais pessoas negras no mercado.
“O Programa de Diversidade ainda está no começo, engatinhando, e ainda há muito o que se fazer para avançar mais ainda. Falar em Diversidade é, além de tocar na questão da responsabilidade social, pensar em resultados financeiros para a companhia”, finalizou Patrícia.
A segunda apresentação do dia coube à Sanofi, representada por Neila Lopes, Head de Diversidade e Inclusão.
Para a Sanofi, falar sobre Diversidade e Inclusão não é algo novo. A empresa começou a discutir o tema globalmente, mais especificamente sobre igualdade de gênero, em 2010. Aqui no Brasil, o assunto chegou em 2015.
Em 2019, o tema passou por uma reestruturação, e a partir daí foi criado o Comitê de Diversidade e Inclusão, que passou a englobar os pilares de equidade de gênero, equidade de raça, público LGBTQIA+, pessoas com deficiência e, mais recentemente, público com mais de 50 anos.
A executiva contou que, para a Sanofi, a Diversidade está muito ligada à gestão de dados. Anualmente, a empresa realiza uma pesquisa dividida em dois blocos – demográfico e experiência do colaborador – que coleta dados que, posteriormente serão analisados pelos gestores.
A Sanofi acredita que as pesquisas para coleta de dados são muito importantes, pois assim é possível realizar um diagnóstico mais aprofundado para a criação de estratégias mais assertivas nos assuntos relacionados ao tema Diversidade e Inclusão. A partir dessas pesquisas, a empresa consegue ter um recorte mais verdadeiro de como o colaborador se vê, como ele avalia a conduta da Sanofi, se ele se sente integrado aos grupos da empresa. A partir daí a empresa consegue ver onde precisa melhorar.
Neila ainda ressaltou que as pesquisas contaram com grande adesão dos colaboradores, uma vez que eles acreditam nas ações de Diversidade como parte da agenda corporativa da empresa. Segundo ela, 87% dos colaboradores acreditavam que a Sanofi trabalhava essas questões, assim como 65% se sentiam à vontade para discutir tais assuntos.
A executiva finalizou sua apresentação reforçando que ainda há muito o que se fazer, mas que cada vez mais as empresas estão se unindo e surfando na mesma onda. “Diversidade tem muito a ver com legado. E nós estamos desconstruindo um legado histórico de exclusão, preconceito, desrespeito”, finalizou Neila.
Fechando o ciclo de palestras, tivemos a Intel, representada por Carolina Prado, Head de Comunicação e Líder do Comitê de Diversidade e Inclusão.
Como uma empresa de Tecnologia, o propósito da Intel é criar tecnologias capazes de transformar o mundo e enriquecer a vida de cada pessoa da Terra. E foi sob este propósito que a executiva abriu sua apresentação. Segundo ela, a tecnologia é algo que tem o poder de incluir as pessoas, fazer com que se sintam parte de algo; e é isso que a Intel prega.
A Intel se dedica aos assuntos de Diversidade e Inclusão desde 1995. Contudo, inicialmente não era algo tão falado pelo departamento de Comunicação. Começou sendo um assunto apenas interno, porém, de uns anos para cá, vem sendo discutido externamente.
A executiva apresentou a Estratégia RISE da Intel. Baseada nos princípios da ESG, a empresa moldou a sua atuação, e agora, tudo o que ela faz permeia as questões relacionadas ao ESG. A RISE tem a missão de ser responsável, inclusiva, sustentável e ativa, proporcionando um impacto positivo na sociedade, nos negócios e no planeta.
Carolina também ressaltou que Diversidade e Inclusão não é um tema novo, mas precisa ser melhor aprofundado. E dentro disso, a Intel acredita que a união com outras empresas fortalece essa discussão. Segundo ela, ao reunir empresas líderes para desenvolver a coalizão de inclusão, é possível que todos se unam como uma indústria para resolver os desafios de hoje, e garantir um futuro mais justo amanhã.
Com relação à Comunicação, Carolina diz que a mesma exerce um papel fundamental no que diz respeito ao tema. Tanto que a Intel possui um Comitê multidisciplinar, formado por diversas áreas, que trabalha para que a Estratégia RISE chegue a todos os colaboradores da empresa.
A Intel possui um plano 360º que envolve ampliar e colocar em prática novas diretrizes internas. Criar e apoiar iniciativas que estimulem o engajamento de mais pessoas e instituições, além de adotar um plano de comunicação que coloque a Intel como uma das vozes sobre o tema no mercado.
A executiva finalizou sua apresentação afirmando que ainda há muito o que se fazer para evoluir nas questões de Diversidade e Inclusão, mas que a Intel trabalha todos os dias para que essa realidade mude. “Da mesma forma que a tecnologia pode ser um fator que segrega, ela também pode ser algo que une; e é nisso que a Intel acredita”, finalizou Carolina.
O Seminário Mega Brasil Benchmarking agradece a participação de todos os convidados, que trouxeram para o público um pouco do que as empresas vêm fazendo em prol da Diversidade e Inclusão.
“Todos esses trabalhos precisam continuar porque, infelizmente, todos os dias a gente continua presenciando atitudes lamentáveis. Mas é bom saber que cada vez mais temos empresas, dos mais diferentes setores da economia, trabalhando em ações que promovem a Diversidade e Inclusão”, comentou Eduardo Ribeiro, Sócio-Diretor da Mega Brasil.
“Agradeço a todas as empresas participantes, e quero parabeniza-las pelas atitudes que vêm tomando. Obrigado a todes”, finalizou Marco Antonio Rossi, Sócio-Diretor da Mega Brasil.
Para quem quiser rever, o Seminário Mega Brasil Benchmarking já se encontra disponível sob demanda no nosso canal no YouTube da Mega Brasil.
Até o próximo evento!