Divulgação
“É uma grande honra para mim assumir os novos desafios, e irei exercer novas atribuições com a dedicação e determinação de sempre. As responsabilidades que me foram delegadas representam um reconhecimento dos resultados positivos da TIM Brasil”, comenta Labriola.
Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil, foi nomeado General Manager do Grupo Telecom Itália, passando a exercer as duas funções, além de permanecer como Conselheiro da TIM Brasil.
As novas funções assumidas pelo executivo atribuem todos os poderes necessários para garantir a estabilidade de gestão em todas as frentes, além de ressaltar a relevância da gestão brasileira na estratégia global do Grupo.
Há 20 anos no Grupo Telecom Itália, Labriola ocupa o cargo de CEO da TIM Brasil desde 2019, e, entre outros êxitos, foi o responsável por estruturar a companhia para o leilão das frequências da tecnologia 5G, do qual a operadora saiu como uma das principais vencedoras. Ele também é Presidente da Conexis Brasil Digital, sindicato que reúne as empresas do setor.
“É uma grande honra para mim assumir os novos desafios, e irei exercer novas atribuições com a dedicação e determinação de sempre. As responsabilidades que me foram delegadas representam um reconhecimento dos resultados positivos da TIM Brasil”, comenta Labriola. “Atuando em todas as frentes das operações, será possível ampliar as sinergias do Grupo”, complementa.
Como Diretor-Presidente da TIM Brasil, Pietro Labriola continuará liderando a companhia e a execução do seu plano estratégico com o mesmo ritmo que imprimiu desde sua chegada à unidade brasileira. Ele contará com um grupo de executivos-chave dentro da atual Diretoria para auxiliá-lo na gestão diária das atividades e atuar em seu nome, se necessário. Este grupo será composto pelos Vice-Presidentes Camille Faria (CFO), Leonardo Capdeville (CTIO) e Alberto Griselli (CRO).
O executivo adiciona o novo cargo de General Manager da Telecom Itália credenciado pelo constante crescimento dos resultados operacionais da TIM Brasil. Em seus dois primeiros anos e meio à frente da operadora, a empresa chegou a 21 trimestres de crescimento de EBITDA e consolidou a liderança em presença 4G no Brasil.
Nesse período, a TIM Brasil deu passos decisivos para ampliar sua presença no mercado e para diversificar sua atuação. A companhia liderou a reorganização do mercado e está pronta para incorporar a maior fatia dos ativos móveis da Oi, em operação de depende do aval das autoridades regulatórias. Associou-se ainda ao Grupo IHS para estruturar uma empresa independente no setor de Fibra Ótica, a I-Systems. E fechou parcerias estratégicas para oferecer aos clientes soluções inovadoras: com o C6 Bank, para serviços financeiros; com o Grupo Kroton, para cursos livres e de graduação por meio de uma nova companhia, a Ampli; com a Stellantis, para carros conectados.
Signatária do Pacto Global da ONU desde 2008, a TIM Brasil se tornou, sob o comando de Labriola, uma empresa de destaque nacional e internacional em políticas e iniciativas ESG.
Sobre Pietro Labriola
Italiano de Bari, Pietro Labriola assumiu como CEO da TIM Brasil em abril de 2019. Com mais de 25 anos de atuação no setor de Telecomunicações, Labriola ingressou no Grupo Telecom Itália em 2001.
Na controladora italiana, ocupou diversas posições. Sua última função foi como Chief Transformation Officer, deixando o posto em 2015 para se tornar COO da TIM Brasil, onde ficou até outubro de 2018.
Labriola retornou à Itália, e depois ao Brasil em 2019 para chefiar a operação brasileira.
Pietro Labriola é graduado em Administração pela Universidade de Studi de Bari, com mestrado em Gestão de Inovação e Tecnologia pela ASMIT Advanced School of Bari.
Em 2021, foi apontado pela revista Forbes como um dos melhores CEOs do Brasil. Além disso, o executivo foi o único dirigente entre as operadoras brasileiras premiado na primeira edição do Prêmio Marechal Rondon – criado neste ano pelo Ministério das Comunicações para homenagear destaques em políticas das áreas de Telecomunicações, Radiodifusão, Serviços Postais e Comunicação Social.
Entre os reconhecimentos estão ainda o prêmio de Homem de Comunicação 2020, concedido pela Aberimest, e o primeiro lugar no ranking 2021 da pesquisa The Latin America Executive Team, promovida pela revista norte-americana Institutional Investor, e que avalia os principais executivos da América Latina.
No último dia 26 de novembro, foi agraciado com o prêmio Pugliesi nel Mondo, concedido a nativos da região da província de Puglia, no sul da Itália, que se destacam internacionalmente.