Divulgação
Liderança da Artemisia: Flavia Coelho (esquerda), Maure Pessanha (em pé, ao centro), Priscila Martins (direita) e Luciano Gurgel.
Em meio ao processo de expansão da atuação no Brasil, a Artemisia – organização pioneira no país no fomento e na aceleração de negócios de impacto – anunciou a reconfiguração de sua estrutura de liderança. Maure Pessanha inicia processo de transição da governança da organização e assume o cargo de Presidente do Conselho da Artemisia; já Luciano Gurgel, recém-chegado à organização, passa a responder pela Diretoria-Executiva. A ampliação da equipe de profissionais atende à visão de futuro de preparar a empresa para liderar o fortalecimento do empreendedorismo de impacto social e ambiental no país.
O apoio concedido pela Artemisia nos últimos 15 anos – via mecanismos de aceleração proprietários e programas correalizados – ganhará novos contornos que estarão profundamente conectados e dedicados à necessidade de criar formatos inovadores de suporte, passando por soluções de financiamento. A chegada de Luciano Gurgel reforça esse entendimento e essa predisposição da organização de permanecer na vanguarda do ecossistema para maximizar o impacto social e ambiental no Brasil. Construir o arco completo da jornada do empreendedor e, ao mesmo tempo, reforçar a institucionalidade dos programas constituem o foco do porvir da organização. Nos últimos anos, os resultados expressivos ilustram o crescimento da companhia: mais de 560 negócios foram apoiados; mais de 190 mentores ativos na rede; mais de 35 ciclos de aceleração executados; e mais de R$ 152 milhões em investimentos para o portfólio de negócios da organização.
De acordo com Maure Pessanha, entre as novas atribuições de seu cargo, está a estruturação de uma visão de futuro para a organização, que passa por estratégias inovadoras de atuação no setor, como a criação de ecossistemas de impacto em setores-chave, venture-building, ampliação de pilotos para a resolução de desafio do setor público, entre outros. “Acreditamos que o ecossistema está em um momento propício para evoluir. Por estar sempre na vanguarda, a Artemisia entende que há diferentes maneiras de impulsionar negócios. Queremos fortalecer ainda mais nossas coalizões, nossa atuação com governos e criar mecanismos de apoio à expansão dos negócios”, afirma a executiva. Maure complementa dizendo que a Artemisia segue com uma equipe formada pela soma de competências complementares.
Para Luciano Gurgel, a chegada à Artemisia é uma oportunidade pessoal e profissional de contribuir com o avanço do empreendedorismo de impacto no Brasil. “A plataforma da Artemisia – organização que representa o estado da arte do ecossistema de negócios de impacto socioambiental – é bastante consolidada em diferentes processos de capacitação de empreendedores e na atração de grandes empresas, governos, institutos e fundações para a correalização de programas inovadores em conteúdo, formatos e metodologias. A minha expectativa é contribuir com o fortalecimento institucional dessas iniciativas pioneiras e atuar na criação de mecanismos financeiros para a construção de um arco completo de apoio ao empreendedor de impacto social em toda a sua jornada, ou seja, soluções para prover capital via investimento, criando um ciclo virtuoso para o campo”, afirma o executivo.
A liderança da Artemisia conta ainda com Priscila Martins, Diretora de Relacionamento Institucional e Projetos, e Flávia Coelho, Diretora de Finanças e Operações.