Gláucia Rodrigues
O nome “Libertas” é uma homenagem ao estado de Minas Gerais, que tem na sua bandeira a frase em latim “Libertas quae sera tamen”, ou seja, “Liberdade ainda que tardia”, em português, lema da Inconfidência Mineira.
A agência Casasanto foi a escolhida para desenvolver a identidade visual do Hospital Libertas. O Libertas é o sexto empreendimento hospitalar administrado pela Fundação São Francisco Xavier, braço social da Usiminas, e o primeiro na capital mineira. O complexo está sendo instalado no prédio da antiga sede da Usiminas, na Pampulha.
O nome “Libertas” é uma homenagem ao estado de Minas Gerais, que tem na sua bandeira a frase em latim “Libertas quae sera tamen”, ou seja, “Liberdade ainda que tardia”, em português, lema da Inconfidência Mineira.
“Para criar a identidade visual, a Casasanto se apropriou da arquitetura, da antiga função para o qual o prédio foi construído e do paisagismo presente no prédio e no jardim do Hospital Libertas, assinado por Burle Marx”, conta Robson Santo, fundador da agência Casasanto. “Desta forma, criamos um visual único, fazendo com que o design tenha papel fundamental na construção da identidade da marca e na consequente criação de valor”, acrescenta.
A marca foi desenvolvida tendo como pontos de inspiração as linhas retas que marcam o projeto arquitetônico e as formas orgânicas dos jardins do prédio. A imagem única, de personalidade forte, ganhou contornos celulares. O ícone acompanha o nome da Rede numa composição equilibrada. O brilho e a forma sinuosa da composição final da marca sugerem a precisão, a flexibilidade e as formas fluidas das bobinas de aço, matéria-prima da Usiminas.
“A Fundação está muito satisfeita com a identidade visual do Hospital Libertas, que marca a nossa chegada à capital mineira. É um projeto que traz nos detalhes a inovação e a modernidade, assim como tudo que está sendo desenvolvido no novo hospital da Pampulha”, comenta Salvador Prado Júnior, Diretor-Presidente da Fundação São Francisco Xavier.