Logo Logo Logo Logo Logo

Exto intensifica ações de sustentabilidade

Com mais de três décadas em São Paulo, a empresa paulistana de Roberto Matos (foto) e Carlos Mauaccad formaliza projeto focado em sustentabilidade para suas obras, sede e empreendimentos. A ideia é atenuar os dados críticos trazidos pela Abrecon sobre o setor de construção gerar, diariamente, 290,5 toneladas de entulho.

Divulgação

Comissão Extossistema – Departamentos da EXTO se unem para disseminar cultura em prol da sustentabilidade.

Após estudos e com o apoio da consultoria Sustentare, a EXTO Incorporação e Construção, empresa de construção dos engenheiros Roberto Matos e Carlos Mauaccad, irá iniciar uma serie de ações de sustentabilidade, o EXTOSSISTEMA, que fará parte do movimento social da empresa Exto Mãos à Obra, movimento interno que busca inspirar e aproximar públicos, gerando percepção positiva e incentivando boas práticas por meio de ações e atitudes sociais e voluntárias. O projeto tem como base iniciativas em prol do meio ambiente nas obras, empreendimentos e sede.  A ideia é atenuar os dados críticos trazidos pela Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon), em que, no país, o setor gera diariamente 290,5 toneladas de entulho.

As ações já vêm sendo realizadas na empresa, com mudanças para incentivar a coleta seletiva, além de tecnologia que podem reduzir o consumo de água e energia na sede localizada em São Paulo. Além disso, nas obras da empresa, treinamentos sobre gestão de resíduos e controle de poluição do ar, sonoro e das águas, estão sendo realizados para as equipes, afim de promover novos hábitos de trabalho.

O objetivo do Extossistema é aperfeiçoar e ampliar as práticas sustentáveis nos nossos projetos, no processo construtivo e também na sede da empresa. Estamos propagando uma cultura de responsabilidade ambiental, desde a concepção dos projetos à execução da obra, com o acompanhamento completo da separação, armazenamento, transporte e correta destinação dos descartes. Estamos investindo em educação das equipes, estabelecendo metas agressivas, fazendo reuniões com os colaboradores e realizando auditorias mensais, para termos um acompanhamento próximo dos resultados e da nossa evolução. Buscamos aprimorar aumentar nossos índices de reciclagem e a consciência cidadã de todos.”, comenta Flávia Matos, diretora de marketing da Exto.

Para fomentar as ações e promover uma cultura interna no escritório, foi criada uma comissão de sustentabilidade, batizada também de EXTOSSISTEMA. Formada por colaboradores de diferentes departamentos, o grupo atua como difusores de boas práticas da sustentabilidade e auxiliam em dúvidas dos demais funcionários. Além disso, foram criadas cartilhas informativas sobre sustentabilidade e há avisos pelo escritório que reforçam a importância de cuidar do meio ambiente.

Estamos muito felizes com os nossos primeiros passos do EXTOSSISTEMA e esperamos cada vez mais avançarmos em resultados positivos em todas as esferas. Entendemos que a pauta da sustentabilidade deve ir além do discurso e ter ações efetivas”, finaliza Flavia.