Logo Logo Logo Logo Logo

Torna-se possível agora fazer Compliance Testing sob a ótica da comunicação

Novo indicador, concebido por Manoel Marcondes Machado Neto (foto) demonstra, na prática, por meio de um aplicativo, ser possível reportar o nível de transparência nos negócios de uma organização, seja ela pública, privada ou do terceiro setor, para além de números operacionais e cifras contábeis.

Divulgação

Manoel Marcondes Machado Neto, líder do Grupo de Pesquisa “Transparência Ativa: construção de um novo conceito e de uma lógica transdisciplinar para a governança”.

O Observatório da Comunicação Institucional (O.C.I.) está lançando a Auditoria Funcional da Comunicação Organizacional para aferição do Índice de Transparência Ativa ‘5R-INDEX’. O indicador passa a funcionar como um procedimento que demonstra, na prática, por meio de um aplicativo, ser possível reportar o nível de transparência nos negócios de uma organização, seja ela pública, privada ou do terceiro setor, para além de números operacionais e cifras contábeis.

A inovação tecnológica nasce no Brasil atendendo a uma demanda global de governança: revelar a qualidade de uma gestão em nível mais profundo do que as demonstrações financeiras e os relatórios convencionais de administração das organizações permitem, considerando que, na maioria das vezes, empresas, governos e ONGs que se declaram ‘transparentes’, não o são de fato.

O novo indicador, concebido por Manoel Marcondes Machado Neto, líder do Grupo de Pesquisa “Transparência Ativa: construção de um novo conceito e de uma lógica transdisciplinar para a governança”, avalia as relações internas e externas de organizações, traduzidas em 200 quesitos operacionais do dia a dia de uma gestão e que têm o potencial de afetar negativamente tanto a organização quanto a própria sociedade. Tais quesitos englobam, entre outros fatores, a imagem de marca, o relacionamento com as comunidades de entorno, a política de apoios e patrocínios e a participação em eventos de terceiros, entre muitos outros.

A inovação não visa substituir institutos consagrados pelo Direito, como a Lei de Acesso à Informação (12.527/2011) ou a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018), ou tomar o lugar do reporte das informações financeiras e relatórios publicados por empresas que já cumprem este rito pelo fato de ter capital aberto e ações negociadas em Bolsas de Valores. O papel do novo indicador é agregar informações aos atuais reportes contábeis-financeiros, elevando ainda mais o nível de accountability nas prestações de contas das organizações à sociedade em geral, não só à comunidade de negócios.

O O.C.I. atuou como incubadora da iniciativa desde o início do seu desenvolvimento, em 2014, e atuará como uma ISSO, credenciando interessados, pessoa física ou jurídica, em proceder a Auditoria Funcional da Comunicação Organizacional, e, após verificação de seu trabalho; certificando ou não os resultados de cada exame, garantindo a consistência na aplicação do novo indicador 5R-INDEX.

Em uma escala de zero a 100 pontos, se o exame constatar um score acima de 90 pontos, a organização será considerada transparente conforme o indicador. Se obtiver menos de 90 pontos, receberá um Relatório de Melhorias a Implementar com vistas a um novo exame. Por ser uma sociedade educativa sem fins lucrativos, é vedada ao O.C.I. a prestação de quaisquer serviços remunerados, bastando àqueles interessados em prestar o serviço associar-se à entidade, acessar o portal, cadastrar-se, e adquirir o Manual de Aplicação - Protocolo de Auditoria, Métrica e Indicador, editado pela Ciência Moderna, e atender ao treinamento provido pelo O.C.I. em parceria com a Treinar Mais, podendo, então, iniciar a trabalhar.