Para promover a inclusão, a 99 criou identificações personalizadas que estão dentro e fora dos carros dos motoristas com deficiência auditiva
Respeito à inclusão e à diversidade são valores fundamentais para a 99, empresa de transporte por aplicativo que integra a global DiDi Chuxing. O aplicativo tem sido uma oportunidade acessível de geração e complemento de renda, também, para as pessoas com deficiência auditiva. Levantamento da empresa aponta que 13% dos motoristas surdos que são parceiros da empresa estão em São Paulo, o 3º maior percentual entre as capitais analisadas. Belo Horizonte lidera com 23%.
Para promover a inclusão, a 99 criou identificações personalizadas que estão dentro e fora dos carros destes motoristas. Eles receberam adesivos internos, cabide de retrovisor e encosto de cabeça com as frases "Motorista Deficiente Auditivo. Sinalize para conversar comigo" e "Converse comigo por mensagem".
O objetivo desta ação realizada nas principais cidades do país é facilitar a comunicação entre o passageiro e o condutor e surgiu após a empresa identificar o comportamento de alguns passageiros que não sabiam que o condutor era uma pessoa surda. O IBGE estima que existam mais de 10 milhões de pessoas surdas no país.
"Começamos a perceber que as pessoas falavam, tentavam interagir com o motorista e, por não obter resposta, faziam uma avaliação negativa da corrida ou mesmo se sentiam pouco acolhidas. E, claramente, não queremos proporcionar uma experiência ruim para o passageiro e muito menos para o motorista. A 99 tem em seus valores viver e respeitar a diversidade, por isso adotamos esta nova política e tem dado bons resultados", explica Maurício Filho, gerente de Operação da 99 para São Paulo e Sul.
Além da sinalização, a empresa implementou atendimento em Libras em seu centro de atendimento aos motoristas, conhecido por Casa99. No espaço os condutores podem tirar dúvidas sobre a plataforma, fazer o cadastro para serem parceiros da empresa ou mesmo ter um ponto de apoio para um café ou descanso.