Divulgação
“A plataforma NetZero surge para ser uma referência das melhores práticas empresariais brasileiras no que se refere ao tema ESG. Nós queremos dar visibilidade àqueles que estão querendo fazer a revolução e contar essas histórias ao mesmo tempo em que compartilhamos as melhores práticas. Queremos estimular todos os demais da cadeia a também fazer a coisa certa e a ter uma visão do setor para tomar as melhores decisões. Essa é a nossa principal missão. Realizar um jornalismo de negócio”, explica Adriano Silva., um dos sócios do NetZero.
Com a crescente necessidade de maior transparência em todas as relações, preservação de recursos naturais, e de que as riquezas e o progresso sejam melhor distribuídos entre todos, o tema ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) tem ganhado cada vez mais espaço de discussão, e tornou-se pauta prioritária para lideranças que estão atentas ao futuro de seus negócios.
Para contribuir com a transformação ESG no Brasil, o Projeto Draft – uma das mais influentes plataformas editoriais brasileiras dedicadas à Inovação e Empreendedorismo – e a Ideia Sustentável – respeitada consultoria de Sustentabilidade – lançaram o portal NetZero, primeiro hub de conteúdo dedicado à cobertura dos avanços da pauta ESG no Brasil.
A plataforma se dedicará essencialmente à cobertura dos avanços da pauta nas empresas brasileiras, com foco na intersecção conhecida como “innovability”, palavra que simboliza a junção de esforços nos campos de inovação e sustentabilidade em prol da transformação ESG. A iniciativa, que nasceu na mesma semana da COP26 – principal evento global sobre mudanças climáticas – é liderada pelos sócios Adriano Silva, fundador e CEO do Projeto Draft, e Ricardo Voltolini, fundador e CEO da Ideia Sustentável e da Plataforma Liderança com Valores.
“A plataforma NetZero surge para ser uma referência das melhores práticas empresariais brasileiras no que se refere ao tema ESG. Nós queremos dar visibilidade àqueles que estão querendo fazer a revolução e contar essas histórias ao mesmo tempo em que compartilhamos as melhores práticas. Queremos estimular todos os demais da cadeia a também fazer a coisa certa e a ter uma visão do setor para tomar as melhores decisões. Essa é a nossa principal missão. Realizar um jornalismo de negócio”, explica Adriano Silva.
Empresas de diferentes portes e setores têm liderado essa agenda no Brasil e no mundo, contribuindo com seus recursos e experiências para acelerar a transformação ESG. Para dar mais visibilidade ao que essas marcas estão fazendo na área, e para compartilhar histórias de forma a inspirar e a instrumentalizar todos os demais stakeholders, o NetZero atuará como um importante agente de engajamento.
“O tema Sustentabilidade evoluiu e passou a ser mais estratégico, porque impacta no valor dos negócios. Virou um tema de CEO, do Conselho, deixou de ser um tema de uma área só e passou a ter metas, métricas e compromissos públicos. Os investidores estão cada vez mais atentos às marcas que estão produzindo impactos positivos, e o ESG vem como um novo filtro para a análise de riscos ligados às extremidades dos negócios, riscos operacionais, financeiros e reputacionais. É um tema que veio para ficar e que vai mudar ainda mais a forma como faremos negócios nos próximos tempos”, ressalta Ricardo Voltolini.
Trazendo uma referência editorial inédita, o hub irá oferecer um espaço para troca de informação e de conhecimento para todo o ecossistema ESG brasileiro: líderes e tomadores de decisão nas áreas de Sustentabilidade, Relações com Investidores, Financeiro, Comunicação e Marketing em grandes empresas, empreendedores digitais, investidores, membros de Conselhos, etc.
A plataforma já conta com patrocínio da Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e embalagens de papel do Brasil. “Além do aspecto comercial, ter a Klabin como primeira parceira é um endosso valioso de uma marca reconhecida como uma das líderes em ESG no Brasil”, afirma Voltolini.
“A Klabin é uma empresa centenária, de base florestal, que entendeu desde muito cedo a importância de manter as práticas ESG no centro de sua estratégia de negócio. Vemos com excelentes olhos o espaço que o tema tem ganhado em companhias de todo o mundo e, principalmente, na imprensa. Estamos honrados de sermos o primeiro parceiro estratégico dessa plataforma, que chegou para contribuir ainda mais com esse debate tão importante”, afirma Carime Kanbour, Gerente de Comunicação, Marca e Reputação da Klabin.
NetZero está disponível no endereço https://NetZero.website e conta com atualizações diárias em formato de reportagens, vídeos, eventos online, e-books e reports.