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Brahma, Vigor, Sony Pictures e Netflix têm as publis que mais engajaram em 2021

Levantamento da Winnin aponta quais insights podem ser tirados das campanhas que mais fizeram sucesso durante o ano. A pesquisa foi pensada após identificar uma grande tendencia das marcas de contratarem criadores de conteúdo e influenciadores digitais para campanhas publicitarias afim de interagir de forma autêntica com seu público e gerar uma maior identificação com o consumidor final.

Divulgação

Gian Martinez, CEO da Winnin e responsável pelo software de analise de dados da martech.

A Winnin, martech que empodera a criatividade por meio da ciência de dados, fez uma análise das publis com creators que mais engajaram em 2021 e quais insights podem ser tirados dessas campanhas. A pesquisa foi pensada após identificar uma grande tendencia das marcas de contratarem criadores de conteúdo e influenciadores digitais para campanhas publicitarias afim de interagir de forma autêntica com seu público e gerar uma maior identificação com o consumidor final. Para obter o resultado, a Winnin usou uma inteligência artificial própria para analisar dentro do ecossistema de consumo da população sobre os conteúdos de relacionamentos e mapeou quais são os temas e creators, que estão dominando essa conversa. Os dados utilizados são provenientes do Brasil no Facebook, YouTube e Instagram.

A martech observou que um dos principais pontos para campanhas de sucesso começa na escolha do influenciador que melhor combina com a marca em questão. Para isso, usar dados é o melhor caminho para ajudar nesta decisão, já que com um levantamento seguro é possível entender quais perfis têm mais relação com a empresa contratante e que podem produzir conteúdo que realmente engajarão com o público de interesse.

Da pesquisa, a Winnin selecionou as campanhas da Brahma, Vigor, Sony Pictures e Netflix para exemplificar bons insights podem ser observados.

Da marca de cerveja Brahma, a Winnin apontou a relação solida com o mundo sertanejo com a contratação de Zé Neto, da dupla com Cristiano, a qual além de publis e posts, compartilharam vídeos divertidos de como o produto está realmente presente em suas vidas. Já a Vigor, indo além do calendário tradicional, usou a visibilidade de Gil do Vigor em 2021 para impulsionar a publicidade com memes e comentários do público sobre os nomes em comum entre o creator e a marca.

A Sony Pictures foi apontada durante a pesquisa por permitir ao creator uma maior liberdade para explorar o produto e criar o conteúdo visando o formato que produz maior engajamento entre seu público. Foi o caso da maquiadora Letícia Gomes, convidada pela Sony para a divulgação do filme Venom, que alcançou resultado positivo para a empresa utilizando os próprios métodos.

Já a Netflix foi escolhida pela divulgação da Fate: A Saga Winx, a qual Sasha Meneghel e Bruna Marquenize foram escolhidas para protagonizar a campanha que explorou um tom nostálgico, alinhado aos novos formatos de conteúdo como coreografias para as redes socias e parodias de funk. Este foi considerado um grande exemplo de como casar um produto com a história dos criadores.

O intuito da pesquisa foi mostrar que não faltam oportunidades para marcas se assumirem como criadoras de conteúdo e turbinar seu alcance e performance online principalmente nas datas comemorativas do calendário cultural. Todos os insights foram construídos a partir de dados do software proprietário de inteligência de vídeo da startup, o Winnin Insights, que mapeia novas tendências emergentes de acordo com múltiplas variáveis como setor, público-alvo e objetivo de negócios, entregando insights e permitindo que marcas e agências ajam rapidamente para criar produtos, ações e estratégias mais assertivas e relevantes.