Logo Logo Logo Logo Logo

El País deixa o Brasil

Nesta terça feira, 14/12, o jornal espanhol El País anunciou o encerramento de suas atividades no Brasil. A edição em português do jornal, em formato digital, surgiu em 2013.

Divulgação

Antes da pandemia do novo Coronavírus, o El País comemorava a marca de 100,3 milhões de leitores mensais, consolidando-se como o jornal mais lido em espanhol no mundo.

O jornal espanhol El País anunciou, nesta terça feira, 14/12, o encerramento de suas atividades no Brasil. A edição em português do jornal, em formato digital, surgiu em 2013 e, segundo nota divulgada pelo periódico, ao longo de oito anos, apesar de ter atingido grandes audiências e um número considerável de assinantes digitais, não alcançou sua sustentabilidade econômica, o que levou à decisão por sua descontinuidade.

O EL PAÍS, que mantém correspondentes em São Paulo, conta com extensa rede de jornalistas no continente. A partir de sua redação na Cidade do México, dos escritórios de Washington, Bogotá e Buenos Aires e de seus jornalistas nas principais capitais, a edição do EL PAÍS América busca oferecer ampla cobertura em espanhol desta área do continente americano.

O fechamento da redação brasileira ocorre após aquisição de 29,9% das ações do grupo espanhol Prisa, responsável pelo El País, por parte do grupo francês de mídia Vivendi, controlado pelo magnata Vincent Bollorré.

Antes da pandemia do novo Coronavírus, o El País comemorava a marca de 100,3 milhões de leitores mensais, consolidando-se como o jornal mais lido em espanhol no mundo. Daquele total, metade dos usuários vinham de fora da Espanha, especialmente da América Latina. A marca colocou o El País no top 10 mundial dos veículos de comunicação mais lidos do mundo na Internet, um seleto grupo então liderado pelo chinês Xinhua e do qual também faziam parte o The New York Times (2º) e o The Washington Post (6º).