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Jack Dorsey se despede do Twitter pela segunda vez

Cofundador da rede social acredita que a empresa está pronta para seguir em frente livre do vínculo com seus fundadores. O executivo, no entanto, permanecerá no board do Twitter até maio de 2022

Divulgação

“Fala-se muito sobre a importância de uma empresa ser ‘liderada pelo fundador’. Em última análise, acredito que isso é muito limitante e um ponto único de falhas. Trabalhei muito para garantir que essa empresa pudesse se distanciar de seus fundadores e de sua fundação”, afirmou Dorsey em e-mail oficial enviado à sua equipe e compartilhado por ele mesmo no Twitter.

Foi anunciado recentemente a saída do CEO e cofundador do Twitter, Jack Dorsey do posto. O executivo, no entanto, permanecerá no board da companhia até maio de 2022, além de seguir como CEO da Square, empresa financeira que auxilia consumidores e corporações com gestão de pagamento, dinheiro e transferências.

A decisão de deixar o Twitter partiu do próprio executivo, que acredita que a empresa está pronta para seguir em frente sem seus fundadores influenciando nas decisões. “Fala-se muito sobre a importância de uma empresa ser ‘liderada pelo fundador’. Em última análise, acredito que isso é muito limitante e um ponto único de falhas. Trabalhei muito para garantir que essa empresa pudesse se distanciar de seus fundadores e de sua fundação”, afirmou Dorsey em e-mail oficial enviado à sua equipe e compartilhado por ele mesmo no Twitter.

Esta é a segunda vez que Dorsey deixa o Twitter. A primeira foi em 2008, após ter sido demitido por conta de uma série de comportamentos que desagradaram o Conselho. O executivo, então, retornou à companhia em 2015.

No lugar de Dorsey, Parag Agrawal, Chief Technology Officer da plataforma desde 2018, assumirá o comando da empresa. O executivo ingressou no Twitter em 2011 na posição de Engenheiro de Anúncios, assumindo, posteriormente, o cargo de CTO. Entre suas conquistas e missões está o trabalho para escalar uma abordagem coesa de machine learning e inteligência artificial para as equipes de Consumidor, Receita e Infraestrutura. O profissional também pretende priorizar a criação de um padrão aberto e descentralizado para redes sociais.

Por muito tempo, o Twitter foi criticado por conta de seu ritmo de avanço lento. Nos últimos anos, no entanto, a plataforma anunciou e colocou em prática uma série de novidades, como a ampliação do limite de caracteres por publicação, a criação de salas de áudio, modelos de assinatura por conteúdo, além de ter ampliado recursos para acessibilidade.