Divulgação
“Adotar as melhores práticas ESG é tema prioritário do nosso Conselho de Administração. Com a criação da área de D&I, pretendemos nos fortalecer como uma organização cada vez mais inclusiva e diversa", afirma Patriciana Rodrigues, Presidente do Conselho de Administração da Pague Menos.
A Pague Menos, rede varejista farmacêutica, deu mais um passo adiante em sua jornada ESG com a estruturação de uma área dedicada exclusivamente à Diversidade e Inclusão. Focada em quatro frentes – Equidade de Gênero, Racial, PCDs e 50+ -, a empresa lançou seu Programa de Diversidade e Inclusão, bem como também aderiu aos movimentos ONU Mulheres e Coalizão Empresarial pela Equidade Racial e de Gênero, do Instituto Ethos. Além disso, a Pague Menos foi contemplada com o Selo Engaja Sênior, o qual reconhece as organizações que avançam na contratação de profissionais com mais de 50 anos.
“Adotar as melhores práticas ESG é tema prioritário do nosso Conselho de Administração. Com a criação da área de D&I, pretendemos nos fortalecer como uma organização cada vez mais inclusiva e diversa. Atualmente, as minorias representam 24% do nosso quadro de colaboradores. Estamos entre os 3% de empresas listadas no mais alto nível de governança da B3, o Novo Mercado, que possuem mulheres nos Conselhos de Administração e na alta gestão. E aproximadamente 55% dos nossos cargos de liderança são ocupados por mulheres”, afirma Patriciana Rodrigues, Presidente do Conselho de Administração da Pague Menos.
A adesão aos movimentos de equidade racial e de gênero reafirma a posição da Pague Menos como uma empresa que se junta ao debate para estimular a promoção da diversidade, equidade racial e de gênero no mercado de trabalho, bem como seu engajamento na promoção de ações de inclusão e empoderamento das minorias. “Ao nos tornarmos signatários dos movimentos Coalizão e ONU Mulheres, formalizamos publicamente nosso compromisso de contribuir com a equidade no ambiente de trabalho e, consequentemente, com a redução da desigualdade econômica no país. A Pague Menos acredita no poder que a diversidade, inclusão e equidade têm para promover, acelerar a inovação e aumentar a competitividade de qualquer pessoa”, diz Jorge Jubilato, Vice-Presidente de Gente, Jurídico e Administrativo.
A conquista do Selo Engaja Sênior é o reconhecimento da Pague Menos como uma empresa comprometida a ter um percentual mínimo de 5% do seu quadro de colaboradores composto por profissionais com mais de 50 anos. Criado pelas consultorias Dialogus e Camarmo, o propósito da certificação é impulsionar e reconhecer as empresas que investem na recolocação de profissionais com mais de 50 anos, contribuindo diretamente para empregos dignos e crescimento econômico, além da redução das desigualdades, que estão entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.
Recentemente, a Pague Menos também recebeu o certificado Women on Board (WOB), uma iniciativa independente apoiada pela ONU Mulheres, que reconhece companhias que tenham, pelo menos, duas mulheres em seu Conselho de Administração – isto é, um corpo de membros eleitos ou designados, que conjuntamente supervisiona as atividades de uma organização. Além de se destacar com duas Conselheiras – Rosilândia de Queirós Lima e Manuela Vaz Artigas –, a empresa é uma das poucas no Brasil a ter uma mulher na presidência do Colegiado, Patriciana Rodrigues.