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O ano de 2022 já decolou com turbulência contratada. A rápida disseminação da nova variante do Covid-19, a Ômicron, provocou disrupções logísticas importantes pelo planeta, interrompendo planos de milhares de terráqueos ávidos por escapar do isolamento após quase dois anos de pandemia. Um cenário um tanto nebuloso para quem está tentando vislumbrar a luz no fim do túnel.
Previsões neste momento são como jogo de azar. A chance de dar errado é sempre predominante. Mas isso não significa que devemos deixar o destino à deriva, pelo contrário, nunca ter uma clara noção do rumo foi tão estratégico para as marcas e para quem trabalha com comunicação empresarial. E aqui estão quatro importantes tendências:
Propósito – definitivamente causa e propósito tornaram-se motores do mundo corporativo e elementos fundamentais na construção de reputação de marca. Em um mundo onde se discute o futuro do planeta, ter um propósito claro, genuíno é condição “sine qua non” para engajar os consumidores no mercado.
Experiência do consumidor – colocar o cliente no centro do negócio sempre foi uma condição para o sucesso, mas agora é preciso avançar na experiência de marca e de produto. Só é possível convencer alguém a se engajar com a marca se a experiência que ela proporciona for interessante o suficiente para sustentar o negócio. Construir uma cultura com propósito e proporcionar ao público uma experiência singular com produtos e serviços tornou-se condição para vencer.
Conteúdo visual relevante – na era do “storydoing”, não basta apenas ter uma boa história para contar. A história tem de ser autêntica, trazer em si a cultura e o propósito da marca e, claro, ter apelo audiovisual. Hoje, o texto é relegado a segundo plano, com o vídeo tornando-se “mainstream”. As redes sociais identificaram rapidamente esse movimento da sociedade e criaram ferramentas que permitem as pessoas se comunicarem da maneira que é mais eficaz na sociedade pós-pandemia. Para engajar potenciais consumidores no Instagram, TikTok, YouTube e outras mídias sociais relevantes é fundamental construir conteúdo visual atraente. Vídeos, infográficos, imagens, gifs são ferramentas que ajudam a conquistar a atenção e manter a marca na memória das pessoas por mais tempo.
Equidade, diversidade e inclusão – o respeito às pessoas, às diferenças devia ser algo básico em qualquer sociedade, não é mesmo? É fato que a pandemia abalou as estruturas da sociedade, provocou uma reflexão intensa sobre valores e nos fez entender que uma cultura inclusiva, acolhedora das diferenças muda o jogo. Não há dúvidas de que a diversidade agrega valor ao negócio. E praticá-la dentro de casa é fundamental. Porque um dos fatores que afasta consumidores de uma marca é a atitude dos colaboradores. Eles são os primeiros embaixadores da marca. Portanto, é crucial que estejam alinhados com os valores e a missão da organização.
Comunicar com eficácia sempre foi um enorme desafio. Na era digital pós-pandemia (que a Ciência nos proteja da Ômicron!) as marcas têm de praticar o chamado “walk the talk”. Seus valores e propósito têm de ser expressos em seus produtos e serviços, nas histórias genuínas que vão sustentar a comunicação, na atitude dos colaboradores que fazem a interface com o público. Tudo isso provocando uma experiência singular, única que vai alavancar engajamento e criar conexão com os consumidores.
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