Divulgação
As técnicas para contar as histórias das empresas passou a ser uma especialidade de Rodrigo Cogo, quase uma marca registrada. Quando o tema é Storytelling, a associação ao seu nome é quase que imediata. É dele o livro "Storytelling: as narrativas da memória na estratégia da Comunicação".
Rodrigo Cogo iniciou 2022 se despedindo da equipe da Aberje. O profissional atuou na instituição por mais de 13 anos e ocupava o cargo de Gerente de Desenvolvimento Associativo, desde dezembro de 2016. Na função era responsável pela gestão de aquisição e retenção do quadro associativo da entidade. Cogo anunciou sua saída da instituição na quinta feira, 6 de janeiro, por meio de suas redes sociais e, na ocasião, já tinha em torno de si, algumas propostas de trabalho, o que não seria de se admirar, afinal, o profissional está entre os mais experientes do mercado, com uma trajetória inovadora iniciada nos anos 1990. Rodrigo Cogo é autor do livro Storytelling: as narrativas da memória na estratégia da comunicação, publicado em 2020, pela Editora Aberje, que faz um alerta para a compreensão das novas demandas sociais em termos de viabilização de espaços para múltiplas vozes, sem centralidade na organização e em seus interesses, desse modo, dando origem a novas narrativas e a novos sistemas condutores de interrelação.
Na Aberje, Rodrigo ocupou os caros de Gerente de Conteúdo e Analista de Inteligência de Mercado. Entre suas atividades, ministrou os cursos livres e do MBA Aberje em Gestão da Comunicação Empresarial. Foi gestor de projetos como Comitês Aberje de Estudos Temáticos e criou conteúdo para o boletim semanal Aberje Thinks, os grupos de conteúdos diários na plataforma WhatsApp e as atividades online de benchmarking coletivo Aberje Connects.
Formado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), Cogo é especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e RP e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. O profissional soma 25 anos de trajetória profissional com passagens por empresas como AES, Bradesco, Telefonica e BrasilTelecom, trabalhando, principalmente, com planejamento e marketing cultural. Também acumulou experiência em diagnósticos de comunicação, à época em que integrou a equipe da Ideafix Pesquisas Corporativas, atuando junto a marcas como Goodyear, HP, Mapfre, Embraer, Rhodia e Schincariol. Durante esse tempo, trabalhou, paralelamente, em seu projeto pioneiro, o portal Mundo RP (1997 a 2012), focado no mercado de Relações Públicas e que esteve no ar por 15 anos, chegando a contabilizar cerca de 30 mil assinantes, extinto com seu ingresso na Aberje.
Com a saída de Cogo da Aberje, a área de Relacionamento com os Associados passar a ser comandada por Thalita Dominato, que responderá a Victor Henrique Pereira, cuja área de Relacionamento Institucional e Internacional passa a incorporar também o Desenvolvimento Associativo.