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Mobileye, da Intel, planeja lançar carro autônomo na China em 2024

Unidade de Direção Autônoma da multinacional de tecnologia trabalhará em parceria com a Zeekr para lançar um automóvel com autonomia de nível 4, capaz de dirigir sozinho em diversas situações. O objetivo do ambicioso projeto é superar a concorrência no mercado

REUTERS / Jeenah Moon

Amnon Shashu, CEO da Mobileye, exibindo um modelo de veículo autônomo

A Mobileye, unidade de Direção Autônoma da Intel, anunciou no último dia 4 que trabalhará em parceria com a Zeekr, apoiada pela Geely Holding, no lançamento na China, em 2024, do que as empresas afirmam ser o primeiro carro autônomo do mundo.

Ambas as multinacionais informaram durante o Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, que o automóvel terá autonomia de nível 4 – o que significa que será capaz de dirigir sozinho em diversas situações, embora ainda necessitará de um volante e um motorista habilitado. O veículo contará com seis chips EyeQ 5 da Mobileye, além de dados de mapeamento rodoviários da empresa.

A Intel deseja ampliar significativamente o seu poder econômico para a construção de fábricas de chips, e, assim, alcançar seus concorrentes, como a Taiwan Semiconductor Manufacturing, que tirou da Intel a liderança no mercado de fabricação de chips mais rápidos. Para isso, a companhia aposta algumas de suas fichas na produção de veículos autônomos, com a intenção de separar uma parte da Mobileye para uma oferta pública inicial. Tanto que a parceria com a Zeekr já foi feita pensando-se nisso, uma vez que, segundo informações da agência Reuters, a montadora chinesa explorou recentemente a fabricação de carros na Coréia que poderiam ser exportados para os Estados Unidos isentos de impostos.

 

Ford e Volkswagen

A Mobileye também informou que está aprofundando seu relacionamento com a Ford. Ambas as empresas afirmaram que a montadora estadunidense utilizará o sistema de dados de mapeamento rodoviário da Mobileye, que é extraído de todos os automóveis na estrada com hardware Mobileye, em futuras versões do “BlueCruise” da Ford, que permite a direção autônoma em algumas situações.

A Mobileye também comunicou que a Volkswagen AG começará a utilizar alguns de seus produtos de dados de mapeamento para os recursos de assistência ao motorista da Volkswagen, como por exemplo, a manutenção automática de faixa.

 

Protótipos do chip para 2025

A Mobileye informou, ainda, que a próxima geração de seu chip de computador carro-chefe – nomeado de “EyeQ Ultra” e projetado para utilizar o mínimo possível de eletricidade – vem se tornando cada vez mais importante à medida que os sistemas autônomos competem com os trens de força pela capacidade limitada da bateria em veículos elétricos. A companhia declarou que os protótipos do chip estarão prontos já no próximo ano, com a produção automotiva dos mesmos prevista para 2025.