Segundo o levantamento, no rádio, o 'prime time' é o dia todo
O rádio é conteúdo que informa e emociona, eterniza momentos e vira referência na vida das pessoas. Para passar uma lupa nas características dos ouvintes e entender com profundidade como se dá o consumo e o comportamento nesse meio, a Kantar IBOPE Media apresenta o Inside Radio 2019.
De acordo com o estudo deste ano, o meio alcança 83% dos brasileiros (nas 13 regiões metropolitanas onde há aferição) e o consumo de horas por dia é de 4h33 em média.
Para Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil, o estudo reforça a relevância do rádio enquanto mídia, assim como o impacto do meio na vida das pessoas: "O áudio é uma das primeiras coisas que experimentamos na vida, quando ainda estamos no ventre de nossas mães. Em um mundo cada vez mais tecnológico e influenciado por algoritmos, o áudio mantém a capacidade de nos humanizar e é importante entender isso para explorá-lo e valorizá-lo. E é no áudio que o rádio vive e se recria todos os dias", comenta a executiva.
A influência do digital
O ser humano cada vez mais conectado impacta também em como o conteúdo de rádio é consumido. Por isso, a abrangência do meio chega aos mais diferentes devices. A maioria (84%) ainda escuta o rádio pelo aparelho comum, enquanto 20% afirmam ouvir pelo celular, 4% por meio de outros equipamentos e 3% pelo computador.
Essa divisão é facilmente compreendida quando olhamos os lugares nos quais o meio é consumido: 70% dos ouvintes declararam escutar rádio enquanto estão em casa e 41% fora do domicilio (carro, trabalho, em trajetos ou em outros locais).
Rádio para todas as idades, o tempo todo
Enquanto 83% das pessoas escutam o meio, a média entre os mais jovens é maior do que entre os mais velhos. O destaque está entre aqueles que têm entre 20 e 49 anos, faixa etária que corresponde a 86% entre os que declararam escutar rádio nos últimos 30 dias.
Outro dado interessante é que o consumo de rádio acontece o tempo todo, o dia inteiro. O volume de ouvintes é bastante equalizado ao longo das 24 horas do dia, ou seja, no rádio, o prime time é o dia todo.
Fonte: Kantar IBOPE Media EasyMedia4 | 13 PRAÇAS | ABR/2019 A JUN/2019 | TOTAL EMISSORAS | AMBOS | SEXO AMBOS | 15-19, 20-34, 35-49, 50-59, 60+ | 05 - 05 | 2a-Dom | ALC1% | ALC30%
Programação: conteúdo que informa, engaja e emociona
A programação encontrada no rádio é bastante diversa e, até por isso, agrada a grande maioria das pessoas. Mas entre todos os conteúdos disponíveis, três chamam a atenção por serem os mais procurados pelos ouvintes: música, notícias e esportes.
Para 62% dos ouvintes, a música constitui parte importante de suas vidas. Prova disso é que 93% afirmaram terem ouvido música no rádio nos últimos 30 dias. Entre os gêneros mais executados no primeiro semestre de 2019 estão Sertanejo, Pop Internacional, Pop Nacional, Pagode e Gospel.
Já a notícia é o conteúdo buscado para 70% dos ouvintes, divididos em noticiários locais (93%), noticiários nacionais (82%) e notícias de trânsito (62%). Já 80% dos ouvintes de esportes afirmaram acompanhar transmissões esportivas ao vivo enquanto 62% escutam notícias e comentários esportivos.
Marcas apostam no rádio
Mais de 7300 anunciantes, distribuídos entre mais de 8900 marcas, investiram em publicidade no rádio no primeiro semestre de 2019. Desses, 3686 anunciantes são exclusivos, ou seja, que veiculam publicidade somente no rádio. Se levarmos em conta as marcas exclusivas, esse número chega a 4753. Foram 3541 novos anunciantes no meio no primeiro semestre de 2019 (que não haviam feito publicidade no primeiro semestre de 2018 em rádio). Para novas marcas, esse número chega a 5207.
Em um meio plural, é normal que marcas dos mais diferentes setores busquem o rádio como principal meio de comunicação com seu público-alvo. Entre eles, podemos destacar Serviços ao Consumidor, Comércio, Cultura/Lazer/Esporte//Turismo, que, juntos, concentram quase dois terços do investimento (64%).
Kantar IBOPE Media | Advertising Intelligence | 1º semester 2019
Já entre as categorias anunciantes nas praças monitoradas, destacam-se Super Hipermercados Atacadistas, Ensino Escolar Universitário e Serviços de Saúde.
Kantar IBOPE Media | Advertising Intelligence | 1º semester 2019
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