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Quando as palavras vem do coração

Campanha alerta sobre a importância do diálogo sobre as doenças do coração. 'Fale de Coração' busca sensibilizar a população sobre as doenças cardiovasculares, que vitimam anualmente 17,3 milhões de pessoas ao redor do mundo

O trabalho de engajamento na campanha envolve a criação de uma página no Instagram especialmente para a causa

Em 29 de setembro é o Dia Mundial do Coração. Para chamar a atenção da população brasileira para as doenças cardiovasculares, o Grupo de Advocacy em Cardiovascular, administrado pela Colabore com o Futuro, aproveita a data para lançar a campanha "Fale de Coração", com dois principais objetivos: conscientizar as pessoas sobre a importância de hábitos saudáveis na prevenção dessas doenças; e chamar a atenção do governo para que os pacientes já diagnosticados tenham acesso ao tratamento adequado.

A campanha, criada pela IK Creative Branding, com o apoio da agência The Heart, visa gerar um grande movimento de pessoas nas redes sociais, postando depoimentos sobre suas experiências com as doenças cardiovasculares. "Também convidaremos celebridades e influenciadores para abraçar a campanha que é de grande importância para a sociedade. As doenças cardiovasculares são a principal causa de óbito no mundo. Cerca de 17,3 milhões de pessoas morrem por ano em virtude dos problemas relacionados ao coração. Só no Brasil, de acordo com último levantamento do Ministério da Saúde, há 302 mil óbitos. Por isso é de extrema importância conscientizarmos a população e enfatizarmos que há formas de tratamento e controle, por meio, principalmente, da correção de hábitos alimentares pouco saudáveis e de outros fatores de risco como tabagismo, obesidade, estresse, colesterol alto e sedentarismo", destaca Carolina Cohen, cofundadora da Colabore com o Futuro.

O trabalho de engajamento na campanha envolve a criação de uma página no Instagram especialmente para a causa (www.instagram.com/faledecoracao). "Dessa forma as pessoas poderão compartilhar seus vídeos e fotos na página @faledecoração, relatando suas histórias reais na luta contra as doenças cardiovasculares. Nesse sentido, a hashtag #D? foi criada para que o público possa usar nas mensagens, deixando-as registradas e visíveis para todos", destaca Carolina.

O primeiro depoimento com vídeo será da idealizadora do conceito da campanha, Irene Knoth, e vai ao ar na página @faledecoração no próximo domingo (29), Dia Mundial do Coração. Ela conta sobre a sua experiência, com o falecimento do pai por infarto. Em sua fala, Irene convida outras pessoas a também postarem suas histórias com a hashtag da campanha. "Com a ação, queremos, juntos, fazer com que o Dia Mundial do Coração seja sobre amor e não sobre saudade", ressalta Irene.