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O Instituto C&A – pilar social da C&A no Brasil – investiu R$ 600 mil em projetos do Programa de Empreendedorismo que fomentam o empreendedorismo de pessoas negras, LGBTQIAP+, imigrantes e moradores da periferia, em 2021, impactando cerca de 300 micros e pequenos empreendedores e empreendedoras.
O Instituto C&A – pilar social da C&A no Brasil – investiu R$ 600 mil em projetos do Programa de Empreendedorismo que fomentam o empreendedorismo de pessoas negras, LGBTQIAP+, imigrantes e moradores da periferia, em 2021, impactando cerca de 300 micros e pequenos empreendedores e empreendedoras.
Dentre os projetos, os mais recentes foram a parceria com a Feira Preta, que levou produtos de seis afro-empreendedores de moda para serem comercializados no marketplace da C&A Brasil. Eles foram selecionados entre os 21 empreendedores negros, indígenas e afro-indígenas que participaram do programa “Afrolab Moda by Instituto C&A”, com mentoria realizada por profissionais da C&A e workshops com nomes do mundo fashion, como o estilista Isaac Silva. O Afrolab Moda também deu origem ao “Sente o Flow na Moda”, campanha que ofereceu visibilidade para os afro-empreendedores do projeto, e que contou com o apoio de nomes como a cantora Karol Conká.
Outra ação de destaque do Instituto C&A foi o “Prêmio Fashion Futures”, que distribuiu R$ 180 mil para cinco iniciativas com o objetivo de fortalecer e estimular o futuro da moda mais diversa, justa e sustentável. Foram premiados projetos, negócios e coletivos de diferentes cidades do país – São Paulo, Campinas, Salvador e Riacho das Almas (Pernambuco). O prêmio contou com 323 inscritos, além de quase 36 mil votos na categoria de “Personalidade da Moda Sustentável”, que deram a vitória para Carol Barreto, líder do projeto “Modativisimo na Bahia”.
Ainda, para incentivar o afro-empreendedorismo e o empreendedorismo feminino, o Instituto C&A também criou o projeto “Garimpo da Preta”, em parceria com a Pretahub e a Minha C&A, para estimular o empreendedorismo digital como geração de renda. O projeto beneficiou diretamente seis mulheres negras, que participaram de uma imersão presencial no Recôncavo Baiano, com oficinas sobre produção de conteúdo digital, empreendedorismo e moda.
O Instituto C&A também investiu na comunidade LGBTQIAP+ por meio de duas iniciativas. O projeto “#TodesNaModa”, em parceria com a organização CRIÁVEL, teve por objetivo capacitar e desenvolver negócios de moda protagonizados por empreendedores da comunidade LGBTQIAP+. Foram mais de 500 inscrições e 10 empreendedores selecionados. Além disso, o projeto “Capacitrans”, que buscou apoiar o empreendedorismo trans e travesti na moda, impactou sete empreendedores no ano de 2021.
Por meio do “Modela ZL”, em parceria com o Emperifa e Casulo, o Instituto C&A selecionou 30 micros e pequenos empreendedores de moda da Zona Leste de São Paulo para resolver desafios mais urgentes de seus negócios relacionados à gestão de moda. O Instituto também foi um dos apoiadores do “Tecendo Sonhos”, iniciativa da Aliança Empreendedora que desenvolve e capacita uma rede de 18 oficinas de costura lideradas por microempreendedores migrantes na capital paulista.
Ajuda humanitária e voluntariado
Ainda em 2021, o Instituto C&A realizou 88 ações de ajuda humanitária na pandemia de Covid-19, investindo mais de R$ 1 milhão. O programa apoiou 100 organizações em mais de 65 municípios, em ações como “Unidos pela Vacina”, “União Amazônia Viva”, “Florescer Brasil”, “Gerando Falcões”, além da entrega de cestas básicas, com a distribuição de mais de 100 toneladas de alimentos, que impactaram cerca de 7,5 mil famílias. A iniciativa também contou com a participação de mais de 300 voluntários e voluntárias – dentre eles, 50 lideranças das lojas, como Gerentes e Supervisores.
Mais recentemente, a organização realizou ações para ajudar a mitigar os estragos causados pelas chuvas no sul da Bahia. Além de doar R$ 60 mil reais para a compra de cestas básicas, produtos de higiene e domésticos, o Instituto C&A também está realizando mobilizações para o envio de peças de roupas e, ainda, uma campanha para arrecadação de doações junto aos clientes C&A.
Já o programa de voluntariado do Instituto C&A contou com quase 1,3 mil voluntários participantes – o que corresponde a cerca de 7% dos colaboradores C&A engajados – sendo 154 lideranças, entre Supervisores e Gerentes, resultando em 381 ações realizadas ao longo do ano com 90 organizações parcerias. Além disso, o programa “#MuitoMaisOn” uniu o voluntariado corporativo e o fomento ao empreendedorismo, com a realização de workshops online e gratuitos ministrados por colaboradores C&A voluntários do Instituto, especialmente para empreendedores, com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento de pequenos negócios, impactando mais de 300 empreendedores de moda.