Divulgação
“Hoje demos um importante passo, reforçando nosso compromisso em cultivar um ambiente mais diversificado e inclusivo na Stellantis. Queremos garantir que as pessoas que fazem parte do nosso time sejam acolhidas e respeitadas em suas características singulares, e que todos tenham igualdade de oportunidades de desenvolvimento e crescimento”, declarou Antonio Filosa, Presidente da Stellantis para América Latina.
A Stellantis assinou nessa segunda-feira (31) a carta de adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Como signatária, a partir de agora a empresa se compromete publicamente a orientar suas práticas seguindo os 10 compromissos com a promoção dos direitos LGBTQIAP+ em ações internas, além de contribuir para a formação de uma sociedade mais justa, igualitária e respeitosa.
“Hoje demos um importante passo, reforçando nosso compromisso em cultivar um ambiente mais diversificado e inclusivo na Stellantis. Queremos garantir que as pessoas que fazem parte do nosso time sejam acolhidas e respeitadas em suas características singulares, e que todos tenham igualdade de oportunidades de desenvolvimento e crescimento”, declarou Antonio Filosa, Presidente da Stellantis para América Latina.
O executivo destacou ainda a importância de integrar um ambiente colaborativo, ao lado de outras importantes empresas do país, dos mais diversos setores, unindo forças em prol de uma sociedade mais justa e inclusiva. “Fazer parte deste Fórum não significa apenas olhar para dentro da nossa empresa em busca de aprimorar nossas práticas de gestão, mas também contribuir para que o ambiente de negócios brasileiro evolua, sensibilizando e educando para o respeito às pessoas”.
A Stellantis possui uma governança específica para Diversidade & Inclusão, formada por grupos de afinidade relacionados a gênero: pluralidade de raça, cores e etnias; PCD e LGBTQIAP+. Os grupos são compostos por funcionários e funcionárias voluntários, com apoio de um Diretor ou Diretora que atua como sponsor. Esses grupos são responsáveis por propor e realizar ações relacionadas a esses públicos, trazendo para a governança de Diversidade & Inclusão um olhar legítimo de quem pertence ao grupo minorizado e aliados. “Estamos muito felizes em fazer parte do Fórum. Estamos dispostos a aprender, compartilhar, dialogar e crescer, guiados pelo respeito e pelo compromisso de promover direitos LGBTQIAP+ em todos os níveis da nossa empresa”, afirmou Geraldo Barra, responsável por Customer Experience para América do Sul e sponsor do grupo de afinidade LGBTQIAP+. “Nossas ações estão estruturadas para tratar temas de forma a fortalecer as questões de equidade, respeito e direitos do grupo que representamos. Estamos no caminho. Temos desafios, mas queremos avançar ainda mais rápido”, pontuou.
A estratégia de Diversidade & Inclusão da Stellantis é baseada em princípios claros, que asseguram que os direitos humanos e básicos e a dignidade estejam em primeiro lugar, independentemente do país ou região onde a empresa está presente. A Stellantis se posiciona publicamente em relação à prevenção de discriminação e à promoção da igualdade de oportunidades. Os compromissos da empresa foram reforçados por meio de parcerias, como a assinatura do Pacto Global da ONU em 2021.
No Brasil, integrar o Fórum significa colocar em prática os 10 compromissos, que simbolizam a compreensão sobre o papel das empresas, oferecem uma agenda de trabalho para todos e qualificam a demanda no relacionamento com o Estado e a sociedade civil.
São eles:
1. Comprometer-se, Presidência e Executivos, com o respeito e com a promoção dos direitos LGBTI+;
2. Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBTI+;
3. Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBTI+;
4. Sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBTI+;
5. Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade LGBTI+;
6. Promover o respeito aos direitos LGBTI+ na Comunicação e Marketing;
7. Promover o respeito aos direitos LGBTI+ no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes;
8. Promover ações de desenvolvimento profissional de pessoas do segmento LGBTI+;
9. Promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas LGBTI+ na cadeia de valor;
10. Promover e apoiar ações em prol dos direitos LGBTI+ na comunidade.