Mercado em ascensão: estudo da Abracom indica crescimento de até 15% no mercado da Comunicação Corporativa, no segundo ano da pandemia do novo coronavírus.
As agências de comunicação corporativa brasileiras tiveram, em média, crescimento de cerca de 15% no faturamento em 2021. É o que revela o Termômetro Abracom, pesquisa realizada com as empresas associadas. A rodada de consolidação do ano contou com a participação de 51 agências de todas as regiões do país. Entre as marcas pesquisadas, 72,5% tiveram aumento de receitas, enquanto que 13,7% registraram queda, e outros 13,7% igualaram o faturamento de 2020. Mais de 70% das agências afirmaram que o aumento foi superior a 15% se comparado ao ano anterior. Já em relação à lucratividade, 58,8% dos empresários do setor afirmaram que foi maior, 23,5% delas disseram que o lucro foi semelhante ao ano anterior, 15,7% registraram queda enquanto 2% fecharam 2021 com prejuízo.
O programa Comunicação S/A, da Rádio/TV Mega Brasil Online, desta quarta-feira (9/2), 14h, traz uma entrevista exclusiva sobre o os resultados deste estudo com Márcio Cavalieri, Diretor de Dados e Parâmetros da instituição. Para acompanhar o programa acesse a Rádio Mega Brasil Online ou o canal da TV Mega Brasil no Youtube.
Mais profissionais nas agências
Como reflexo do crescimento do mercado, as agências também contrataram mais profissionais em 2021. O aumento de equipes foi registrado em 56,9% das empresas, enquanto 37,3% terminaram o ano com a mesma quantidade de funcionários de 2020 e apenas 5,9% reduziram o tamanho do time. Em 46,7% das associadas, o aumento foi de até 5 profissionais e 36,7% contrataram acima de 10 profissionais. Essa movimentação foi sentida pelos empresários, que relataram ao longo do ano dificuldade para encontrar talentos em um mercado aquecido.
Comunicação digital lidera os serviços mais demandados
A Abracom perguntou aos associados quais foram os serviços que impulsionaram o crescimento do mercado. Os produtos ligados a estratégias digitais lideraram as demandas em quase 70% das agências, seguido pelo tradicional trabalho de relações com a mídia, que alcançou 65%. Na sequência, programas completos de PR, consultoria em comunicação e comunicação interna foram citados também como serviços de forte demanda em 2021. Na outra ponta, as empresas citaram principalmente organização de eventos e media training como produtos de baixa procura ao longo do ano passado.
Perfil da amostra
Entre as 51 empresas participantes da pesquisa, 55% são de pequeno porte, com faturamento anual de até R$ 3 milhões. As agências de médio porte, com faturamento entre R$ 3 milhões e R$ 20 milhões somaram 25,4 das respondentes enquanto aquelas que faturam acima de R$ 20 milhões representam 19,6% da amostra. Quase 60% das empresas têm sede em São Paulo, 17,6% em Minas Gerais e as demais estão nos estados do Rio de Janeiro, Pará, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. A pesquisa foi realizada entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro.