Logo Logo Logo Logo Logo

Mercedes-Benz Group AG inicia nova era

Novo nome marca a conclusão da separação das empresas Daimler Truck e Mercedes-Benz Group. Segundo Ola Källenius (foto), Presidente do Conselho de Administração, o objetivo da renomeação é ter um papel de liderança em mobilidade elétrica e software para veículos, com foco total nos segmentos de Automóveis de Luxo e Vans

Divulgação

A marca mundialmente conhecida “Mercedes-Benz” foi criada em 1926, quando as empresas predecessoras de Carl Benz e Gottlieb Daimler foram fundidas com o objetivo de revolucionar a produção automobilística. Os dois pioneiros já haviam apresentado suas invenções inovadoras independentemente uma da outra em 1886, anunciando o início da era automotiva.

Desde 1º de fevereiro deste ano, a Daimler AG se tornou Mercedes-Benz Group AG. Após a entrada bem-sucedida da Daimler Truck no mercado de ações, o foco renovado no negócio automotivo está sendo reforçado com o novo nome. A marca mundialmente conhecida “Mercedes-Benz” foi criada em 1926, quando as empresas predecessoras de Carl Benz e Gottlieb Daimler foram fundidas com o objetivo de revolucionar a produção automobilística. Os dois pioneiros já haviam apresentado suas invenções inovadoras independentemente uma da outra em 1886, anunciando o início da era automotiva.

Com a mudança de nome da Daimler AG para Mercedes-Benz Group AG, o símbolo da Bolsa de Valores da empresa também muda de »DAI« para »MBG«. Não haverá mais mudanças para os acionistas. As ações do Mercedes-Benz Group AG permanecerão listadas no índice de ações DAX da Alemanha.

A renomeação para Mercedes-Benz Group AG reforça o nosso foco estratégico. Ao fazê-lo, queremos deixar claro onde vemos o núcleo da nossa empresa – construir os automóveis mais desejáveis do mundo. A estrela da Mercedes sempre foi uma promessa para o futuro: mudar o presente para melhor. Queremos continuar esse legado de nossos fundadores, assumindo a liderança em mobilidade elétrica e softwares para veículos”, diz Ola Källenius, Presidente do Conselho de Administração do Mercedes-Benz Group AG.

Paralelamente à renomeação da Daimler AG, a Daimler Mobility AG também está adaptando sua marca. Sob o nome Mercedes-Benz Mobility AG, a empresa oferece serviços de mobilidade para automóveis e vans nas áreas de Financiamento, Leasing e Seguros. Além disso, a divisão de Finanças e Mobilidade permite que os clientes da Mercedes-Benz usem seus veículos de forma flexível por meio de modelos de aluguel e assinatura, gerenciamento de frota e serviços digitais para cobrança e pagamento. A empresa completa, assim, seu realinhamento histórico que começou no ano passado e foi aprovado pelos acionistas com esmagadora maioria. Em 10 de dezembro de 2021, a Daimler Truck Holding AG foi lançada como empresas independente na Bolsa de Valores de Frankfurt.

O novo Mercedes-Benz Group está totalmente concentrado em suas marcas de automóveis e vans Mercedes-Benz, Mercedes-AMG, Mercedes-Maybach e Mercedes-EQ. Como fabricante focado com a marca automotiva de luxo mais valiosa do mundo, o Grupo poderá desenvolver plenamente seu potencial econômico no futuro e explorar melhor seus pontos fortes. Após o realinhamento do Grupo Daimler original, o Mercedes-Benz Group ainda detém uma participação minoritária de 35% na Daimler Truck Holding AG, e desta, cerca de 5% são detidos em seus ativos de pensão.

No Brasil, desde janeiro de 2020, a Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil foi criada seguindo a estratégia global com o foco nos negócios de Automóveis de Luxo e Vans para o mercado nacional.