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Dr. EV-il toma a GM contra a mudança climática

Confira o mais recente artigo assinado pelo nosso colunista Nelson Silveira, Diretor de Comunicações da GM, em que o autor nos conta sobre a nova campanha publicitária da companhia, que traz uma mistura entre “Austin Powers” e “Super Bowl”

Divulgação

O aquecimento global é hoje a maior ameaça ao planeta. Para não ficar em segundo plano, Dr. Evil elabora um plano diabólico para tomar a GM e usar a revolucionária tecnologia elétrica da companhia para combater seu novo poderoso rival e salvar o mundo. Antes de dominá-lo.

Com este enredo criativo e bem-humorado, que resgata o célebre vilão do filme “Austin Powers”, interpretado pelo ator Mike Meyers, a GM realizou na semana passada nos Estados Unidos uma nova campanha que rapidamente tornou-se viral.

A ideia de estender a campanha “Everybody In” lançada no ano passado, aproveitando o “Super Bowl”, maior evento esportivo dos Estados Unidos, teve como objetivo inspirar e conectar o público na saga da GM rumo a um futuro 100% elétrico e zero emissão, convidando a dirigir um veículo elétrico.

A campanha busca popularizar os elétricos e diferenciar a plataforma Ultium, desenvolvida pela GM, como tecnologia inovadora que vai alavancar a liderança da empresa na eletrificação. Reunindo toda a gangue de Austin Powers para combater o aquecimento global em uma abordagem divertida e caricatural, meio em clima de história em quadrinhos.

Dr. Evil e sua gangue fizeram um “takeover” dos canais proprietários da GM nas redes sociais através de vários vídeos/teasers que culminaram em um spot de 60” exibido no intervalo comercial do Super Bowl. As peças da campanha tiveram também como personagens o GM Hummer EV, o Cadillac LYRIQ, a Chevrolet Silverado EV, a van BrightDrop EV600 e futuros conceitos da Cadillac, como o InnerSpace, o SocialSpace e o PersonalSpace.

No spot do Super Bowl, Dr. Evil renomeia a si mesmo como Dr. EV-il e junto com sua gangue invade a sede da GM em Detroit se apoderando da plataforma Ultium e dos EVs das várias marcas da companhia para combater a rival mudança climática, com o objetivo de retomar sua posição de maior vilão do planeta.

A campanha engajou o público e conquistou uma legião de fãs ao longo da semana, mobilizando milhões de pessoas no YouTube, Instagram, Twitter, LinkedIn e Facebook. Trata-se de um excelente exemplo de comunicação 360 graus onde exercitamos o chamado “storydoing”, criando uma narrativa inovadora, provocativa e ao mesmo tempo genuína e autêntica, alavancada por um propósito: combater o aquecimento global e garantir um futuro sustentável para o planeta.

 O time GM exercitou aqui seu papel como comunicadores operando dentro do conceito de “thought leadership”, criando uma conversa sobre um tema relevante para o consumidor, capaz de ecoar e ganhar seguidores. Utilizar um personagem caricato e conhecido como Dr. Evil ajudou a criar empatia e engajar o público na causa que nos mobiliza.

A comunicação, ao ser considerada como “core” do negócio, tem o poder de gerar valor. Narrativas consistentes, autênticas e sintonizadas com o espírito do tempo, tem o poder de colocar empresas e marcas no caminho do sucesso. Ao mobilizar o público e tornar-se viral, a história se transforma em diálogo, provocando reações, comentários e compartilhamentos que elevam a reputação da marca.

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