Logo Logo Logo Logo Logo

Pela primeira vez, o Perfil Racial das Agências de Comunicação

Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação inclui, pela primeira vez, questões que buscam mapear o perfil racial

Divulgação

Pela primeira vez o segmento das agências de comunicação terá a oportunidade de conhecer melhor o seu perfil racial.

Pela primeira vez o segmento das agências de comunicação terá a oportunidade de conhecer melhor o seu perfil racial. E isso será possível pela inclusão, na Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação, de questões que buscam mapear tanto esse perfil racial quanto eventuais ações afirmativas que vem sendo desenvolvidas no segmento nesse campo.

Nós sabemos que o ideal seria ter respostas diretas da massa de trabalhadores no segmento das agências”, diz o Coordenador da Pesquisa, Maurício Bandeira, Diretor do Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas, “mas como isso não é possível por enquanto, decidimos dar um passo inicial buscando mapear esse perfil por meio de respostas objetivas das lideranças das empresas. O resultado já nos dará uma base interessante para a introdução do tema no radar das agências, sobretudo porque muitas delas têm hoje a responsabilidade de contribuir com a política de diversidade de seus clientes. E nada melhor do que ter um espeto de ferro em casa de ferreiro”.

A pesquisa tem, no total, 31 questões, que consomem cerca de 10 minutos dos respondentes, quando os dados estão consolidados. Ela é a base da construção do Ranking das Agências de Comunicação e também da consolidação dos Indicadores Setoriais como faturamento, investimento, tendências, entre outros. E seus resultados serão apresentados na edição 2021 do Anuário da Comunicação Corporativa, que tem lançamento programado para a segunda quinzena de maio.

Qualquer agência de comunicação do País, independentemente de porte, região e especialidade, pode participar da pesquisa, bastando, para isso, entrar no link abaixo.

Realidade do mercado – O censo realizado em 2021 pela Mega Brasil e pela Abracom identificou cerca de 900 agências de comunicação em atividade no Brasil. Sabe-se, no entanto, que há pelo menos outras 600 agências de pequeno porte e sem uma estrutura formal, que mantém algum grau de atividade no mercado. No total, esse conjunto de 1.500 agências faturou em 2020 R$ 3 bilhões, gerando empregos para mais de 15 mil profissionais. A pesquisa desse ano apontará o desempenho de 2021 sobre 2020. E quanto maior o número de agências participantes, mais precisos serão os indicadores. Em 2021, 229 agências participaram da Pesquisa.

Link de acesso à Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação: http://www.megabrasil.com.br/anuario2022.