Logo Logo Logo Logo Logo

WhatsApp Brasil adota liderança local

País se torna o segundo mercado internacional a contar com um Head local para a operação da empresa. O executivo Guilherme Horn (foto) foi o escolhido para a função e terá a missão de estabelecer parcerias no país e impulsionar o uso da versão Business do app

Divulgação

“O WhatsApp é especial. Não é apenas como tantas famílias e amigos mantém contato, é como as empresas querem se relacionar com seus clientes. Estar no WhatsApp é uma oportunidade extraordinária para melhorar a vida das pessoas em todo o Brasil”, diz Guilherme Horn.

Desde fevereiro, o Brasil passou a ser o segundo mercado internacional a contar com um Head local para a operação do WhatsApp, que faz parte da Meta (ex-Facebook). Até então, fora do território estadunidense, seu lugar de origem, somente a Índia tinha um líder local, onde a gestão do aplicativo era comandada por Abhijit Bose.

Aqui no Brasil, o executivo Guilherme Horn foi o escolhido para assumir como o primeiro Head do WhatsApp, exercendo a função do escritório da empresa em São Paulo. Dentre suas atribuições, constam o estabelecimento de parcerias locais e a promoção de serviços e atividades que possam, nas palavras da empresa, “promover oportunidades econômicas, apoiando grandes e pequenas empresas, e ajudando-as a se conectar com clientes no WhatsApp”.

Ao que tudo indica, os planos do WhatsApp ao estabelecer uma liderança local no Brasil incluem priorizar o desenvolvimento da versão “WhatsApp Business”, que já existe há algum tempo no país, e cada vez mais vem ganhando novas funcionalidades voltadas às empresas de diferentes portes. A proposta é que a versão ganhe mais aderência entre as empresas, estimulando o uso do WhatsApp como uma plataforma de negócios e de social commerce, na qual os usuários possam fazer compras e transações de maneira direta.

Por conta disso, a companhia decidiu pela estruturação de uma liderança local, que terá como foco incrementar as soluções e as tecnologias para um maior uso do aplicativo. De acordo com Will Cathcart, Head Global do WhatsApp, a plataforma está profundamente comprometida com o Brasil, uma vez que a empresa está entusiasmada em continuar desenvolvendo produtos e trabalhando com a indústria, o governo e a sociedade civil para ajudar as pessoas a se conectarem e se comunicarem de modo privado, além de apoiarem a economia digital, que se encontra em rápido crescimento no país. “Como um empreendedor de sucesso, Guilherme sabe o que é preciso para construir parcerias significativas que possam atender comunidades e empresas locais em todo o Brasil”, declarou Cathcart.

O WhatsApp é especial. Não é apenas como tantas famílias e amigos mantém contato, é como as empresas querem se relacionar com seus clientes. Estar no WhatsApp é uma oportunidade extraordinária para melhorar a vida das pessoas em todo o Brasil”, diz Guilherme Horn.

Com uma sólida carreira construída nas áreas de Transformação Digital, Inovação e Estratégia, Guilherme Horn soma passagens pelo Banco do Brasil, Accenture, Endeavor, Wayra e, mais recentemente, Banco BV América Latina, onde atuou como Diretor de Estratégia e Inovação. Como empreendedor, o executivo fundou a corretora digital Agora e a Orama, plataforma digital de investimentos. Ele também é autor do livro “O Mindset da Inovação”, além de já ter investido em mais de 50 startups.